Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Inspecção de Educação e Ciência investiga licenciaturas de Protecção Civil em Castelo Branco

20 set, 2017 - 17:47

O inspector da IGEC está desde terça-feira, na Escola Superior Agrária de Castelo Branco

A+ / A-

O presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) avançou à agência Lusa que um inspector da Inspecção-Geral de Educação e Ciência se encontra na Escola Agrária no âmbito do caso das licenciaturas de Protecção Civil.

"Confirmo que o senhor inspector já se encontra na Escola Superior Agrária [Castelo Branco], tendo-lhe sido concedida total liberdade para inspeccionar todas as situações", afirmou Carlos Maia.

Este responsável adiantou ainda que o inspector da Inspecção-Geral de Educação e Ciência (IGEC) encontra-se desde terça-feira, na Escola Superior Agrária (ESA) de Castelo Branco e tem total liberdade para investigar os casos das licenciaturas do ex-comandante da Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC) Rui Esteves bem como de todos os que entenda.

Contactada pela agência Lusa, a IGEC respondeu que “está a inspeccionar transversalmente todos os casos”, isto é, aqueles que “a comunicação social tem denunciado e que o presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco já solicitou para serem analisados”.

O presidente do IPCB e o Governo pediram à IGEC, no dia 14 de Setembro, a abertura de um inquérito à licenciatura de Rui Esteves, que, segundo avançou na altura o jornal "Público" e a RTP, foi concluída com 32 equivalências num total de 36 unidades curriculares.

O secretário de Estado da Administração Interna também já ordenou à ANPC que realize uma auditoria para verificar as licenciaturas de todos os dirigentes e elementos da sua estrutura operacional, que deve estar concluída até dia 25.

Carlos Maia adiantou que a concessão de equivalências e/ou creditações é uma matéria da exclusiva competência dos conselhos técnico-científicos das escolas, à data, conselhos científicos.

O presidente do IPCB disse ainda que a partir de hoje, e durante o período em que decorrerem os trabalhos da inspecção, não irá prestar quaisquer declarações sobre este assunto, excepto no final de todo o processo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+