Tempo
|
A+ / A-

28,5% das crianças têm peso a mais. Situação “alarmante” nos Açores

19 set, 2017 - 10:15

Estudo da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) analisou crianças entre os 2 e os 10 anos.

A+ / A-

Em Portugal, 28,5% das crianças entre os 2 e os 10 anos têm excesso de peso, entre as quais 12,7% são obesas. A conclusão é do estudo da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI).

Segundo a nota enviada à Renascença, os "resultados regionais são ainda mais alarmantes": as crianças dos Açores foram as que apresentaram a maior percentagem de excesso de peso com 36,6%, comparativamente às restantes regiões portuguesas, sendo seguida pela Região da Madeira com 36,4%.

No ranking regional dos alunos com excesso de peso segue-se o Norte com 31,4%, o Centro com 28,8%, Lisboa e Vale do Tejo com 25,8% e finalmente a região do Alentejo e do Algarve, ambas com 23,4%.

A Madeira registou a maior prevalência de crianças obesas com 18,4% e foi a única região a registar maior percentagem de alunos com obesidade comparativamente aos alunos com pré-obesidade.

Projecto "Heróis da Fruta" com impacto?

A equipa de investigadores analisou os efeitos da implementação da 6ª edição do projecto "Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável" e concluiu que são animadoras: comparando os dados iniciais, com os recolhidos após as 12 semanas de participação no projecto observou-se que a percentagem de crianças com obesidade reduziu de 12,7% para 11,3%, correspondendo a uma descida média de 1,4%.

Todas as regiões verificaram uma redução da prevalência de obesidade com a participação no projecto, tendo a Região da Madeira registado a maior descida com uma percentagem de 2,9%.

Segundo Mário Silva, presidente e fundador da APCOI: "O projecto ‘Heróis da Fruta’ é actualmente a maior iniciativa gratuita de educação para a saúde em Portugal com as maiores taxas de sucesso comprovado junto das crianças que nele participam”, sublinhando ainda que “no último ano lectivo o projecto contou com a participação de 10% do universo total de estabelecimentos de ensino públicos e privados que existem em todos os distritos e regiões autónomas, mas a nossa meta é chegar a 100% das escolas do país".

O estudo analisou uma amostra de 17.698 crianças, em idade escolar, no ano lectivo 2016-2017, oriundas de 388 estabelecimentos de ensino pertencentes a 139 concelhos dos 18 distritos continentais e das duas regiões autónomas: Açores e Madeira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • comam m.
    19 set, 2017 abrantes 14:52
    No meu tempo de criança raramente havia criança gorda . Depois da escola além de jogarmos à bola com bola feita de trapos e pés descalços, nas férias dava-mos serventia a pedreiros e um bocado de broa com bolor, mesmo que caísse no chão, apanhava-se e soprava-se e comia-se com dentes, agora ( ! ) coitadinhos, na verdade é uma festa, são criancinhas aos TRINTA ANOS e depois, com tanta gordura, como é que vão trabalhar ? MAS A CULPA DE QUEM É, OU DO QUE É ? Hoje há máquinas para tudo, substituem o homem em tudo, o que é muito lindo e aqueles que até nem gostam de trabalhar, até gostam, mas lá chegará o dia em que toda esta evolução " MUITO BOA " também terá o seu fim, porque é impossível o povo viver somente com subsídios e sem fazer coisa nenhuma, É IMPOSSIVEL e vergonhoso. Antigamente ia a uma agencia bancária, via-se um magote de funcionários a atender os clientes, hoje as máquinas levaram e levam toda esta gente ao desemprego. Ia-mos a uma repartição de finanças e era empregados por todo o lado, mas hoje PAGAMOS INTERNET PARA FAZERMOS DE FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS gratuitamente e a pagar net para tirarmos lugares a trabalhadores, etc.. É a evolução muito linda, onde até o capitalismo agradece.
  • comam m.
    19 set, 2017 abrantes 12:35
    Pois é ! ESTES TÊM TUDO PARA ENFARDAR E ESTRAGAR E EM CONTRAPARTIDA SE VÊEM TANTOS COM AS COSTELAS A FURAR A PELE. MOSTRA BEM , COMO A RIQUEZA ESTÁ DESTRIBUIDA.
  • VICTOR MARQUES
    19 set, 2017 Matosinhos 12:15
    Já os nossos avós diziam: "Gordura é formosura"!!!...
  • Filipe
    19 set, 2017 évora 11:30
    E comem pouco em relação à quantidade que se comia nos anos 70 e 80 . Só que brincava-se nas férias de manhã à noite na rua . Na escola havia atividade física específica . Comia-se de tudo , sopas , carnes , gorduras , leite e andava-se sempre a baixo de percentil 50 . Hoje ? Levam papeis assinados pelos encarregados de educação para não fazerem atividade física nas escolas e brincam para não chatear os pais desde cedo nos sofás das casas desde que acordam até que se deitam somente a mexerem dois dedos nos teclados da tecnologia . Até as sopas de Alface engordam ! Metam lá esses rapazinhos a queimarem 500 a 1000 calorias de atividade física por semana se querem ver como viram paus de espeto . É curioso saber que os Judeus nos campos de concentração que trabalhava de sol a sol lhes davam o mesmo comer por dia que os que ajudavam de forma pacífica os Nazis , os primeiros acabavam secos e morriam . a comida era insuficiente . Os outros , resistiam , não gordos mas sem estarem secos . Portanto , tem de ensinar as crianças nas escolas a saberem comer conforme as calorias dos alimentos vs o que queimam no metabolismo basal e exercício . Não é só a vida redes sociais !

Destaques V+