Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dezenas de pessoas protestaram contra tourada em Ponte de Lima

10 set, 2017 - 19:55

O protesto decorreu de forma pacífica durante cerca de duas horas, junto à Expolima.

A+ / A-

Mais de meia centena de pessoas que contestam as touradas manifestaram-se em Ponte de Lima, próximo do local onde decorreu uma corrida de touros integrada no programa das Feiras Novas.

"Conseguimos juntar 57 pessoas. Consideramos que foi um sucesso. Conseguimos o que pretendíamos. Sensibilizar para a necessidade de se acabar com estes espectáculos bárbaros", afirmou à Lusa, a porta-voz do movimento cívico, Liliana Marques.

"Da nossa parte, a acção foi pacífica. Registaram-se algumas tentativas de provocação, mas a polícia ajudou imenso para que tudo corresse sem violência. A PSP foi fantástica. Conseguiu sempre controlar a situação", acrescentou.

O protesto decorreu durante cerca de duas horas, junto à Expolima. Os activistas empunharam pequenos cartazes e envergaram camisolas com as palavras de ordem, como por exemplo: "Vamos mudar a tradição, Ponte Lima sem touradas".

Contactado pela Lusa, o segundo comandante da PSP, Raul Curva adiantou que "a iniciativa contou com a participação de mais de meia centena de manifestantes".

O responsável acrescentou que "ocorreram algumas injúrias e foi identificada uma pessoa. Foi um protesto pacífico".

O protesto começou cerca das 17h30. Os activistas "começaram a desmobilizar cerca das 19h00".

A acção foi convocada através das redes sociais, numa página criada para o efeito, intitulada "Ponte de Lima Sem Tauromaquia".

Na publicação, o movimento cívico refere que Ponte de Lima "tem tradições e costumes que, em pleno século XXI, não fazem sentido algum, como maltratar animais para divertimento do ser humano", apelando à participação de "todos os que são contra um ato bárbaro, doentio, psicopata e sádico" naquela concentração.

O espectáculo tauromáquico decorreu numa arena amovível instalada no recinto da Expolima, numa organização da Associação Concelhia das Feiras Novas, romaria que termina na segunda-feira.

As corridas de touros regressaram ao programa das Feiras Novas, em 2014, depois de oito anos de interregno.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    11 set, 2017 aveiro 18:24
    Meu total apoio......... dentro do recinto e na arena, é só uma concentração de cornos !
  • Joe
    11 set, 2017 Joarte 16:57
    Dizem eles que juntaram 57 pessoas... E quantas vacas e quantos bois? Tendo em conta que a maior parte eram crianças, os bois e as vacas limitaram-se aos progenitores, por isso FORAM APENAS MEIA DÚZIA DE COMUNAS!
  • tÓ zÉ sEguro
    11 set, 2017 Alfreida 16:51
    Bem podeis agradecer ao comandante da PSP que é um fervoroso comunista. Caso contrário a choldra estaria à vossa espera. A liberdade de manifestação não é como nos apetece; há leis para se cumprir. Quanto ao defensores dos bichos e das bichas... se a humanidade continuar a dar mais valor aos bichinhos e às plantas tem um destino negro pela frente...

Destaques V+