Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Igreja quer profissionais dos media criativos e multimédia

07 set, 2017 - 14:05 • Ângela Roque

Jornadas Nacionais de Comunicação Social vão decorrer a 28 e 29 de Setembro, em Lisboa. Incluem formação prática sobre escrita criativa e ferramentas para partilha de conteúdos nas redes sociais.

A+ / A-

"Comunicação: criatividade e partilha" é o tema das Jornadas que vão reunir jornalistas e responsáveis pelos gabinetes de comunicação dos vários organismos da Igreja. Realizam-se sempre em Setembro, habitualmente em Fátima, mas este ano vão ter lugar no auditório da Renascença Multimédia, na Quinta do Bom Pastor, em Lisboa, que desde este verão acolhe também a agência de notícias Ecclesia e os vários serviços da Conferência Episcopal Portuguesa.

Dar a conhecer estes “espaços novos” e criar proximidade é um dos objectivos do encontro que quer “debater ideias em torno da produção de conteúdos com criatividade e da necessária partilha no ambiente das redes sociais” que adquiriram um “papel central”, explica D. João Lavrador na mensagem que divulgou a propósito das Jornadas.

“Propomos umas Jornadas essencialmente práticas, onde o uso do Twitter, Facebook, Instagram, WhatsApp e outras redes sejam o ambiente informativo e comunicativo”, sublinha o bispo de Angra que preside à Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.

No encontro vai continuar também a reflectir-se sobre o “projecto de comunicação para a Igreja Católica em Portugal”. D. João Lavrador sublinha que este é um projecto “no qual estamos vivamente empenhados”, e que apesar dos “obstáculos que se colocam à sua concretização” isso não impede “a crescente certeza da sua necessidade e urgência”.

O bispo de Angra convida, ainda, os vários profissionais e órgãos de comunicação a participarem na “Mostra Multimédia” que terá lugar durante as Jornadas e que este ano será “destinada exclusivamente a projectos que estejam relacionados com o uso das redes sociais”.

Do programa do encontro constam, dia 28, dois workshops. O primeiro, às 15h00, será sobre ‘O valor dos conteúdos’, com a escritora Margarida Fonseca Santos e a jornalista Maria João Cunha, chefe da redacção/digital da Renascença Multimédia. O segundo, às 17h00, sobre ‘Partilha nas redes sociais’ será dirigido por Eduardo André, do Observador. Segue-se a apresentação do livro ‘Igreja e sociedade em rede’, do padre Miguel Neto, da Diocese do Algarve, e às 19h30 terá início a ‘Mostra Multimédia’.

O programa do dia 29 começa pelas 10h00, com a conferência ‘Informar no ambiente das redes sociais’, por José Manuel Fernandes, publisher do Observador, seguida de debate.

Quem estiver o interessado em participar nas Jornadas pode a partir desta quinta-feira inscrever-se e fazer reserva de alojamento e refeições no site das jornadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+