Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Furacão “Irma” sobe para nível máximo

05 set, 2017 - 13:39

A tempestade deverá atingir as ilhas das Caraíbas entre quarta-feira e sexta-feira.

A+ / A-

O furacão “Irma” passou para a categoria 5, o nível máximo na escala da velocidade dos ventos. O alerta foi dado pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla inglesa), esta terça-feira, ao início da tarde.

Na rota prevista para a passagem do “Irma” estão as Ilhas Virgem britânicas e norte-americanas e Porto Rico. Também as Bahamas e o estado da Flórida estão sob aviso.

O governador da Flórida decretou o estado de emergência, na segunda-feira ao final do dia.

A última actualização diz que os ventos atingem os 280 km/h, numa altura em que o furacão se encontra a 440 km a leste de Antígua.

A categoria 5 na escala de Saffir-Simpson prevê a ocorrência de danos elevados, incluindo “destruição de casas” e “queda de árvores e de postes de electricidade”, segundo o NHC. As zonas afectadas podem ficar inabitáveis por semanas ou meses.

Os Estados Unidos foram recentemente atingidos pelo furacão “Harvey”, que deixou um rasto de destruição no Estado do Texas.
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+