Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sabonete de seda? Para breve, em Freixo de Espada à Cinta

02 set, 2017 - 10:55 • Olímpia Mairos

A ideia é aproveitar todos os produtos e subprodutos resultantes do ciclo de confecção da seda. A capacidade de produção de sabonete poderá atingir o meio milhar por mês.

A+ / A-

A Casulo Dourado, Associação da Seda de Freixo de Espada à Cinta, está empenhada em produzir sabonetes com aroma a seda. Já foram produzidas cerca de 50 unidades e “com bons resultados”, estando a fórmula de confecção a ser aperfeiçoada.

"O princípio da fórmula para a confecção do sabonete é simples”, diz Susana Martins, explicando que “é utilizada água quente a 90 graus, que ajuda a transformar o casulo em fio de seda, sendo a temperatura constante”.

Segundo a artesã, “este processo vai reter todas as propriedades da seda, no decurso da extracção do fio, e transformar a água numa espécie de chá". Concluído este processo, a água quente, que resulta da extracção do fio de seda do casulo, vai servir de base para dar início à produção dos sabonetes.

“Após a extracção, a água é filtrada para retirar impurezas resultantes do processo, sendo depois adicionados outros ingredientes como a glicerina”, prossegue a artesã, garantindo que “a produção inicial de cerca de 50 unidades já deu para verificar as propriedades suavizantes do sabonete, que deixa mais macia a pele das mãos e do rosto”.

A ideia de fazer um sabonete de seda, de acordo com os mentores da iniciativa, passa por aproveitar todos os produtos e subprodutos resultantes do ciclo de confeção da seda. Actualmente, em Freixo de Espada à Cinta só se procede à extracção da seda, os subprodutos que resultam do processo são desperdiçados.

“Agora, estamos a tentar e vamos rentabilizar ainda mais estes produtos, que é importante para a economia do concelho", diz Susana Martins.

A capacidade de produção de sabonetes de seda poderá atingir o meio milhar por mês. A associação pretende evitar um “produto massificado” para que o sabonete possa “manter as propriedades originais”.

O próximo passo é registar a marca e cuidar da imagem do produto para que possa entrar nos circuitos comerciais.

Revitalizar “a curto prazo” todo o ciclo de produção de seda em modo artesanal e fazer do produto a “imagem de marca” do concelho é, de resto, a intenção da presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta, Maria do Céu Quintas.

“A seda é um produto que ao longo dos anos teve uma grande importância económica no concelho, de onde saíram peças de seda artesanal que se encontram em vários pontos do mundo”, afirma a autarca, realçando que o concelho é “único na produção de seda artesanal”.

“Temos de aproveitar e fazer renascer esta mais-valia e transformá-la num produto capaz de ajudar a potenciar a economia local e regional”, conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+