Tempo
|
A+ / A-

Cavaco dá aula sobre "a tirada de tapete da realidade à ideologia" a jovens do PSD

27 ago, 2017 - 10:20

Antigo Presidente da República vai à universidade de Verão do PSD em Castelo de Vide.

A+ / A-

A 15.ª Universidade de Verão do PSD, iniciativa de formação de jovens que marca a 'rentrée' política do partido, arranca na segunda-feira em Castelo de Vide (Portalegre) e terá no ex-Presidente da República Cavaco Silva o 'professor' mais destacado.

A intervenção de Cavaco Silva está marcada para quarta-feira, às 10h00, e terá por tema "Os Jovens e a Política: Quando a realidade tira o tapete à ideologia", uma ideia já abordada pelo antigo chefe de Estado.

Em Dezembro de 2015, ainda Presidente da República e já com o atual Governo em funções, Cavaco Silva afirmou que, embora a "governação ideológica" possa durar algum tempo, acaba sempre por ser "derrotada pela realidade".

"Observando a zona euro, verificamos que a governação ideológica pode durar algum tempo, faz os seus estragos na economia, deixa facturas por pagar, mas acaba sempre por ser derrotada pela realidade", afirmou no encerramento do Conselho da Diáspora, apontando a situação da Grécia como "exemplo que em matéria de governação a realidade acaba sempre por derrotar a ideologia".

Desde que deixou a Presidência, o antigo líder do PSD já lançou um primeiro livro sobre os seus dez anos em Belém -- "Quinta feira e outros dias", estando a preparar o segundo volume --, foi alvo de várias homenagens e participou em diversas iniciativas públicas, mas foram raras as suas intervenções políticas, tendo, até agora, evitado comentar temas de actualidade.

Numa das suas últimas iniciativas, em Paredes (Porto), na inauguração de um centro escolar, Cavaco Silva recusou responder a perguntas sobre o crescimento da economia portuguesa, alegando continuar "numa fase de recato".

"Eu decidi, neste primeiro ano ou dois anos, não fazer quaisquer comentários sobre a situação política ou que possa ser entendida como comentário da actividade governativa. Actualmente, estou a escrever o segundo volume das minhas memórias, que em devido tempo irei revelar, mas agora estou na fase do recato", disse então.

Programa para a próxima semana

A 15.ª Universidade do Verão do PSD arranca na segunda-feira, com intervenções do director da Universidade de Verão, o eurodeputado Carlos Coelho, do presidente da JSD, Simão Ribeiro, e do presidente do Instituto Sá Carneiro, Pedro Reis, seguindo-se um jantar com uma intervenção de Jaime Ramos, médico e candidato apoiado por PSD e CDS-PP à Câmara Municipal de Coimbra.

Na terça-feira, os trabalhos começarão com uma intervenção do professor universitário António Costa Silva sobre "Clima, Ambiente e Energia", seguindo-se uma palestra de Daniel Traça (director da Nova School of Business and Economics) sobre "Forças e fraquezas da economia portuguesa". O comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação Carlos Moedas será o convidado do primeiro jantar-conferência.

Na quarta-feira, além da 'aula' de Cavaco Silva, os cerca de 100 jovens que participam na iniciativa de formação do PSD ouvirão ainda Maria Manuel Mota (cientista portuguesa que recebeu o Prémio Pessoa em 2013) falar sobre "A Ciência muda o nosso futuro?" e, à noite, o deputado do PSD e professor universitário Miguel Morgado.

Os deputados sociais-democratas Paula Teixeira da Cruz e Ricardo Leite vão ser, na quinta-feira de manhã, os protagonistas de um debate sobre a eutanásia, matéria na qual o partido dará liberdade de voto quando existirem iniciativas legislativas. À noite, o deputado e ex-membro do secretariado do PS Sérgio Sousa Pinto é o convidado do jantar-conferência.

O eurodeputado do PSD Paulo Rangel vai ser o nome forte dos trabalhos de sexta-feira, com uma conferência sobre "Portugal e o futuro da Europa", seguindo-se um debate sobre incêndios com os especialistas António Louro e Marco Martins e, à noite, um jantar-conferência com Catarina Albuquerque (Prémio Água Global 2016).

O ex-ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional Miguel Poiares Maduro protagonizará o jantar-conferência de sábado da Universidade de Verão do PSD, que terminará no domingo, 3 de Setembro, com o encerramento a cargo do presidente do partido, Pedro Passos Coelho.

A iniciativa de formação política de jovens quadros políticos realiza-se há 15 anos em Castelo de Vide, contando este ano com cerca de 100 jovens de várias nacionalidades, estando inscritos alunos da Bielorrússia e de vários Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • guedes
    31 ago, 2017 tavira 00:19
    O pior PM e PR de que tenho memória veio falar de quê mesmo? Não estava reformado? Ou foi ao medronho?
  • Eduardo
    30 ago, 2017 Lx 14:16
    Acabar com as pescas e com a agricultura, foi, também, uma governação ideológica.
  • Coitados
    29 ago, 2017 Port 15:46
    Dos jovens que vão aprender as manhosices dos manhosos! O ex presidente mais manhoso que Portugal teve!...
  • Cavaco cangaceiro
    28 ago, 2017 Algarve 03:40
    Nestas " universidades " o que ali se aprende é a se ser ladrão. Os professores são todos catedráticos.
  • Mafurra
    27 ago, 2017 Lisboa 15:05
    Esse gajo ainda mexe ?
  • hugo
    27 ago, 2017 loures 14:35
    O retorno da múmia
  • afterlife
    27 ago, 2017 porto 13:48
    Universidade de verao? a vaidade arrogante fascista de se armarem em seres superiores nao tem limites nestas laranjas podres! sao puras laranjas azedas... onde ja se viu chamar universidade? e' passar um atestado de ridiculo as verdadeiras universidades do pais. como se essas fossem nada ao pe destas pseudo universidades de verao! e no inverno sao o que? infantarios de inverno? ridiculo!.... este verdadeiros nazis modernos nao percebem que o povo ou parte dele nao lhes liga nenhuma? tadinhos!...
  • Vitor Lopes
    27 ago, 2017 Cacém 13:18
    Tou a ver que para muita gente o grande presidente da republica que querem ter é o king kong un. Esse sim punha eswte pessoal todo à fominha, a marchar aos polinhos e se portassem mal levavam com um missil em cima como levou um dos ministros da defesa da coreia do norte. Isto sim é que são presidentes...
  • Luis
    27 ago, 2017 Lisboa 12:43
    Coitados, não gosto nada deles mas começo já a ter pena dos jovens do PSD. Como ninguém mais o quer ouvir lá terão que ser os jovens Pêpêdês a ter que levar com ele. Espero que até serem adultos se esqueçam do que vão ouvir.
  • 27 ago, 2017 aldeia 12:04
    Um politico que saíu pela porta pequena.Será que vai continuar a escrever memórias?

Destaques V+