Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reis de Espanha enviam “apoio e carinho sinceros” à família das vítimas portuguesas

23 ago, 2017 - 11:00

Ataques em Barcelona e em Cambrils, na Catalunha, fizeram 15 mortos e 135 feridos.

A+ / A-

Os reis de Espanha enviaram, através do representante do embaixador, uma mensagem de pesar à família das duas vítimas portuguesas que morreram no atentado da semana passada em Barcelona.

“Sentimo-nos profundamente tristes pela morte de Maria de Lurdes e Maria no cruel e desprezível atentado de Barcelona. A sua memória permanecerá sempre connosco e com todos os espanhóis como um valioso testemunho de paz, liberdade e convivência face à barbárie terrorista”, refere a mensagem que foi levada pelo encarregado de negócios, que representa o embaixador de Espanha, às cerimonias fúnebres das duas vítimas portuguesas do ataque, que decorrem em Cascais.

Na mensagem assinada por Felipe VI e Letizia, os reis enviam o seu “apoio e carinho sinceros” à família “nestes duríssimos momentos”, dizendo-se completamente unidos “à sua dor”.

Desde 10h30, estão a decorrer no centro funerário de Cascais as exéquias das duas vítimas portuguesas do atentado, estando já presentes o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, e da secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso.

Pelas 11h00 está prevista a chegada do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do primeiro-ministro, António Costa.

Os cadáveres das duas mulheres, que foram entregues no domingo à família, chegaram a Portugal na segunda-feira à tarde, num avião da Força Aérea Portuguesa disponibilizado pelo Governo.

Na semana passada, Espanha foi alvo de dois ataques terroristas, em Barcelona e em Cambrils, na Catalunha, que fizeram 15 mortos e 135 feridos, com a utilização de viaturas que atropelaram pessoas indiscriminadamente. A lista de vítimas mortais do ataque em Barcelona incluiu estas duas portuguesas, uma de 74 anos, residente em Lisboa, e a sua neta, de 20.

Os dois ataques foram reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+