Tempo
|
A+ / A-

Quase 140 mil hectares já arderam. É mais de um terço do total na UE

10 ago, 2017 - 09:54

Entre Janeiro e o início de Agosto, a área ardida em Portugal é seis vezes superior à média dos últimos oito anos.

A+ / A-

Portugal é o país da União Europeia com mais área ardida neste ano: 139.586 hectares. Quase um terço do total da área ardida nos 28 países da União Europeia: mais de 380 mil hectares.

Os dados são do Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais, que compara a área ardida até dia 5 de Agosto (2017) com a média dos últimos oito anos (2008-2016).

Só neste ano, já ardeu em Portugal uma área seis vezes superior à média registada nos oito anos anteriores.

Na comparação com os restantes países da União Europeia (alguns com territórios muito maiores), Portugal lidera a lista dos que mais área florestal perderam para o fogo.

Na comparação com França, por exemplo, a área ardida em Portugal é dez vezes superior. Comparando com Espanha, a área é três vezes superior.

O único país que se aproxima da realidade portuguesa nesta matéria é Itália, ainda assim com menos 50 mil hectares ardidos do que Portugal.

No total dos países da União Europeia arderam, até ao passado dia 5, 380.648 hectares.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ó luis
    11 ago, 2017 Lis 08:43
    Reza ao S. Pedro para que mande chuva!...Conversa da treta!
  • luis
    10 ago, 2017 lisboa 14:30
    Perante esta "Triste situação", q/ fazem os senhores "Responsáveis" ? Desde Ministros a Autarcas e até População residente ? Vigilância "Não é necessária" ? Os ditos "Responsáveis", já "Pararam p/ Meditar", no que "Alguns" andam a "Fazer ao Ambiente do nosso País" ? Queixam-se q/ " Não Chove". Há "Quantos Anos , Verões", temos esta situação ? Esquecem-se esses "Senhores" q/ esta situação "Contribui" p/ "Este estado coisas". Ambiente,destruição de bens e agora até "Vidas Humanas" e "Ninguém Reage" ? Até parece q/ " Está Tudo Bem" ? O que o "País Precisa" é de "Homens c/ D.Pedro I", p/ de "Uma vez p/ todas, acabar c/ esta triste situação".
  • Jaime Macedo
    10 ago, 2017 Lisboa 14:02
    Destes 140 mil hectares, quantos são de eucaliptos? A diferença entre Portugal e os outros países com clima semelhante não tem a ver com os meios de combate mas com o tipo de floresta que escolhemos. Para algumas pessoas terem lucro a curto prazo com o eucalipto, o país passa os verões a arder. Escolhas privadas e tragédias públicas. Não quero que o dinheiro dos meus impostos vá ajudar quem insiste em criar palheiros à porta de casa.
  • José
    10 ago, 2017 Lisboa 13:53
    Porque razão Portugal é o país da Europa com mais incendiários? Porque razão se quer colocar o país a arder todos os anos? Será que nos outros países não existem incendiários? Porque razão as leis são tão leves? Porque razão os juízes são tão benevolentes e encontram sempre atenuantes? Porque razão não se investiga este tipo de TERRORISMO? Quem está por detrás dos terroristas? Quando vamos acordar e perceber que isto não é por acaso?
  • Ana
    10 ago, 2017 lx 13:30
    Como é possível dos países mais pequenos do sul da Europa, e arder tanto??? É fácil. Penas ridículas para os incendiários de 1 ou 2 anos, muitas vezes suspensas, dá nisto... Experimentem aumentá-las para 25 anos ou mais, tratem-nos como TERRORISTAS, e vão ver metade do problema resolvido... Porque raio o governo não aumenta de uma vez por todas as penas de prisão?
  • Terreano
    10 ago, 2017 Sol Posto 13:02
    Este ano vai tudo (até algumas pessoas já foram, esperemos que não vão mais ainda)! Dizem alguns técnicos (de gabinete, digo eu) que não há outra forma de limpar, "reformar" a floresta Portuguesa, senão pelo fogo! Na verdade, as "zonas do pinhal" dão cada vez menos votos e por isso têm sido vetadas ao abandono por todos os politiqueiros interesseiros que nos têm (des)governado há pelo menos 40 anos! No negócio "chorudo do fogo todos ganham excepto os donos dos terrenos. A tão apregoada "reforma" da floresta será que finalmente vai arrancar? Não creio, porque foi feita à pressa, em cima do joelho, e no fresquinho dos gabinetes, quando devia ser feita no terreno e com os conhecedores da causa. Fico na expectativa, etc, etc, etc!
  • Carlos Gonçalves
    10 ago, 2017 Seixal 12:58
    Estranho, não é??
  • tuga
    10 ago, 2017 lisboa 12:49
    É um dos maiores negócios!!!... há muitos a comer deste negócio por isso o fim não está nem nunca estará à vista, para cumulo temos uma ministra da justiça só para dar graça, o PCP e o BE estão mais preocupados em traírem a nossa cultura a nossa identidade passando todo o lixo a português!!.. o povo que não acorde do coma que não é preciso.
  • Carlos Costa
    10 ago, 2017 Santarem 12:42
    É mais uma grande obra que o país fica a dever a este governo competentíssimo!!!!!
  • José Saraiva
    10 ago, 2017 Viseu 12:38
    140000 ha ...mais de 1,5% da área total de Portugal (só em 7 meses)....e MILHÕES DE EUROS gastos para NADA!

Destaques V+