Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Sismo faz pelo menos 100 mortos na China

08 ago, 2017 - 18:36

Tremor de terra causou milhares de feridos e 130 mil casas ficaram danificadas.

A+ / A-

Um sismo de 6.5 graus na escala de Richter, registado esta terça-feira na China, provocou pelo menos uma centena de mortos.

O tremor de terra causou milhares de feridos e 130 mil casas ficaram danificadas, de acordo com as autoridades chinesas.

O sismo foi registado numa zona de povoamento disperso a 200 quilómetros da cidade de Guangyuan, na província de Sichuan.

O epicentro foi localizado a 10 quilómetros de profundidade, avança o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla inglesa).

As primeiras informações apontavam para cinco mortos - todos turistas e pouco mais de 60 feridos, 30 dos quais em estado grave.

De acordo com as autoridades da província de Sichuan, cerca de 100 turistas ficaram bloqueados devido a uma derrocada, mas não há indicação de vítimas entre este grupo.

Marcelo solidário com a China

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já endereçou "as mais sentidas condolências" aos familiares das vítimas do "trágico sismo" registado na região sudoeste da China.

"Nesta altura difícil, quero transmitir através de Vossa Excelência, em meu nome pessoal e no do Povo português, as mais sentidas condolências aos familiares das vítimas, assim como os desejos de rápidas melhoras a todos os feridos", lê-se numa mensagem enviada pelo chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, ao seu homólogo chinês a propósito do sismo registado esta terça-feira na província de Sichuan.

Na mensagem, divulgada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa diz ter sido com "grande consternação" que tomou conhecimento do "trágico sismo de forte magnitude ocorrido na província de Sichuan" e sublinha que os seus pensamentos estão "com as vítimas, seus familiares e também com os habitantes das regiões mais afectadas, em solidariedade fraterna num momento de angústia e dor".

[notícia actualizada às 21h38]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Elsa
    08 ago, 2017 20:37
    Parece q escolheste uma má altura...

Destaques V+