Tempo
|
A+ / A-

Série vídeo e rádio

"Crónicas do Mar" em estreia. Primeiro capítulo: Prontos para a partida

07 ago, 2017 - 07:39

Cinco jovens e 42 militares fechados num navio durante cinco dias, praticamente sem contacto com o exterior. A aventura começa com baldes e vassouras. Crónicas diárias da vida a bordo do navio Creoula.

A+ / A-
Crónias do Mar, capítulo I - Prontos para a Partida
Crónias do Mar, capítulo I - Prontos para a Partida

A Renascença estreia esta segunda-feira “Crónicas do Mar”, uma série multimédia que conta histórias da vida a bordo do navio Creoula, para ver e ouvir diariamente no site e na rádio.

Durante cinco dias, a jornalista Teresa Abecasis percorreu 630 milhas - mais ou menos mil quilómetros - a bordo do navio de treino de mar da Marinha, com 35 jovens e 42 militares. O veleiro revelou-se uma ilha de histórias de paixão e respeito pelo mar, de pescadores e marinheiros, de tradição e futuro.

Neste trabalho, mostramos as rotinas a bordo de um veleiro, que misturam as mais antigas e recentes técnicas de navegação com as simples tarefas do dia-a-dia como cozinhar e limpar. Um trabalho em que todos são chamados a participar, guarnição (militares) e instruendos (civis), em turnos de quatro horas separados por um intervalo de doze horas.

As histórias das pessoas que se cruzam nestas rotinas guiam-nos ao longo da reportagem: desde o padeiro que sonha com arrufadas, pãezinhos de leite e bolas de berlim ao jovem que está pela primeira vez afastado dos pais e no meio do mar, do casal de cotas “infiltrado” no grupo de instruendos adolescentes à rapariga que, sem nunca ter posto um pé no barco, decidiu que queria passar o resto da vida a navegar.

Crónicas do Mar
Crónicas do Mar

O cenário para todas estas histórias é o navio Creoula, um veleiro com 80 anos, construído originalmente como bacalhoeiro para transportar os pescadores portugueses até ao mar gelado do norte do Atlântico. Uma embarcação imponente, que atrai os olhares quando passa, ela própria um “cromo” raro dos mares.

Em 1976, o Creoula é comprado pela Secretaria de Estado das Pescas e acaba transformado num navio de treino de mar nas mãos da Marinha, cujo principal objectivo é ensinar a grupos de civis como é a vida no mar. Já por lá passaram mais de 19 mil pessoas.

A série vídeo e rádio “Crónicas do Mar” vai para o ar de segunda a sexta-feira, entre 7 e 18 de Agosto. Na antena da Renascença, pode ouvir às 9h15, 15h45 e 20h, e em versão compacta ao domingo, depois das 9h.

O trabalho tem pós-produção vídeo de Rodrigo Machado e a música do genérico é do músico português Noiserv.

A Renascença viajou a convite da Aporvela em Julho de 2016.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+