Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Venezuela. Revolta militar dominada pelo governo

06 ago, 2017 - 14:56

Um vídeo filmado por um grupo de militares incita "à imediata formação de um governo de transição."

A+ / A-

As autoridades venezuelanas afirmam ter controlado uma rebelião militar perto da cidade de Valência, disse uma autoridade local no domingo.

O deputado socialista Diosdado Cabello fez o anúncio após ter sido conhecido um vídeo que mostra um grupo de homens vestido com uniformes militares a anunciar uma rebelião e a incentovar a uma ampla revolta contra o presidente Nicolas Maduro.

Uma testemunha, junto à área de uma base militar na cidade de Naguanagua, relatou que ouviu tiros antes do amanhecer, mas Cabello disse que a situação está sob controle.

O Ministério da Defesa não comentou de imediato.

Neste domingo, foi emitido um vídeo no qual um homem que se identificou como Juan Carlos Caguaripano, um ex-capitão da Guarda Nacional, disse: "Exigimos a imediata formação de um governo de transição."

Caguaripano ladeado por cerca de uma dúzia de homens garantiu que não se tratava de “um golpe de Estado".

"Esta é uma acção cívica e militar para restabelecer a ordem constitucional. Mas mais do que isso, é para salvar o país da destruição total", afirmou.

Na sexta-feira, a Assembleia Constituinte tomou posse, um acto muito criticado por toda a comunidade internacional. No dia seguinte, a nova Assembleia Constituinte de Maduro removeu a procuradora-geral do cargo para ser julgada, confirmando os receios da oposição de que o Presidente usaria os poderes para acabar com a crítica ao Governo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel Botelho
    06 ago, 2017 Lisboa 22:07
    Primeira desinformação da Renascença: as autoridades não afirmam ter controlado uma rebelião. O exército controlou uma rebelião (facto indesmentível). Depois, a procuradora-geral não foi destituída por estar contra Maduro, mas por ter falhado como procuradora durante o período de maior violência na Venezuela, entre Abril e Julho. Ou seja, a Renascença continua a desinformar os seus leitores, como lhe convém. Em todo o caso e para que não haja problemas, o Sporting venceu o Aves por 2-0 e isso chega para constituir título de mais interesse do dia.
  • Bela
    06 ago, 2017 Coimbra 17:49
    Não me admiraria nada que fosse uma 'tentativa de golpe' orquestrada pelas forças leais ao Maduro, para assim poderem prender e eliminar opositores. Infelizmente são tácticas utilizadas por todo o tipo de ditaduras.ou algo a caminho disso. Bem próximo de nós temos o exemplo da Turquia.
  • carlos pereira
    06 ago, 2017 lisboa 17:33
    Maduro... cairás podre...
  • Abílio Carvalho
    06 ago, 2017 Vila Nova de Gaia 17:16
    Não será mais uma encenação do Maduro? Para ter mais motivos para chamar os militares para as ruas? Como é que meia dúzia de militares sem apoio podem fazer uma revolução? Mais areia para os olhos da comunidade internacional.
  • Antonio Correia
    06 ago, 2017 Guarda 17:02
    Afinal tal como cá Socialistas e comunistas de mãos dadas.Muito bem! Povo Português vejam como as coisas são. Será tranquilo ter um partido socialista cá de mãos dadas também com o PC? Pensem bem e depois não se arrependam.Há muita gente boa no PS e por isso nada quiseram com PC. Só costa o fez.E porque será, porque costa tem sede pelo poder tal como maduro.O que nos espera, não sei.Uma coisa è certa os ditadores não têm etiqueta na testa.Mas há gestos que indicam o caminho. Vejam o caso actual da supressão de informação pelos comandos dos bombeiros que foram nomeados por este governo e primeiro ministro costa.A imposição de fecharem a boca a pessoas nomeadas por um governo que aceitou os seus nomes é gravíssimo.Ou é geste que não tem liberdade de se exprimir porque esta manietada por alguma razão ou então é gente que pode ser manipulada a gosto do chefe.E obedecer a tudo sem questionar porquê, e assim estamos sobre o lodos de um sistema que tudo pode acontecer.Tudo na mão do chefe.Maduro tem a sua entourage domesticada e fazem o que ele quer e mandar.Estou atento, mas não tenho medo.Em 75 o PS era de confiança e contamos com ele para ajudar a derrubar os comunistas e bloco(nesse tempo com outros nomes) e conseguimos.Hoje no PS há gente perigosa e infiltrada.Mas se tiver de tocar a rebate para defender a Pátria eles vão aparecer.Eu estarei na primeira linha como na primeira vez e vencemos.Mau grado a sua reabilitação pelo MFA comunista e algum PS compreensivo em dívida.
  • Filipe
    06 ago, 2017 Lisboa 16:35
    Deve ser mais uma especie de "golpe de teatro", identico ao que aconteceu na Turquia, possivelmente promovido pelo proprio governo, para dar mais "legitimidade" a Maduro. É vergonhoso, como um individuo destes não se toca, o País depauperado, sem bens de primeira necessidade (alimentos e medicamentos básicos), mergulhado na maior instabilidade social e o pirata não descola do poder... Irra, que é demais!

Destaques V+