Tempo
|
A+ / A-

Venezuela. Assembleia Constituinte decide destituir procuradora-geral

05 ago, 2017 - 16:53

A procuradora Luísa Ortega Díaz tinha considerado que Assembleia Constituinte foi eleita de forma fraudulenta.

A+ / A-
Venezuela. Assembleia Constituinte destitui procuradora-geral
Venezuela. Assembleia Constituinte destitui procuradora-geral

A Procuradora-geral da República da Venezuela, Luísa Ortega Díaz, foi destituída do cargo pela nova Assembleia Constituinte.

As forças de segurança cercaram este sábado a entrada do Ministério Público da Venezuela, em Caracas, e Luísa Ortega Díaz diz ter sido agredida. Há no Twitter um vídeo que mostra Luísa Ortega Díaz a escapar numa scooter levada por dois homens.

A procuradora perde o mandato, as suas contas bancárias foram congeladas e as propriedades confiscadas.

A procuradora Luísa Ortega Díaz tinha considerado que Assembleia Constituinte foi eleita de forma fraudulenta.

Se está na Venezuela e for seguro para si, conte-nos como está a viver estes acontecimentos. Pode enviar e-mail para video@rr.pt ou deixar mensagem privada através do Facebook da Renascença.

[em actualização]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Leonel Araujo
    06 ago, 2017 Lisboa 10:40
    O sr. Botelho não aprendeu nada. O bloco de leste caiu. Russia e jugoslávia desmembraram-se. A relacao de forcas mundial, altero-se. A culpa é da cia e dos eua? Em parte sim. Mas os responsáveis foram dirigentes corruptos, desligados das massas, empenhados em cuidar de si próprios. A Venezuela caminha no mesmo sentido. Não vale tudo, em nome do povo. Por cá tem uma direcao do pcp cheia de derivas, que fala em príncipios para ingles ver. Experimente pedir e observar as contas do seu sindicato. Experimente tentar correr com gente podre, desempregada, que anda de popo a reclamar-se de defensores da classe operaria. Acontede-lhe o mesmo que à PG da venezuela. O pcp está sovietizado. Longe das pessoas, cheio de pequenos tachos, uma teia de silencios e cumplicidades.
  • JMC
    06 ago, 2017 USA 02:48
    Como um leitor estrangeiro, reparei muitas vezes que o comentador Miguel Botelho, ao longo dos tempos, tem uma mente de um só caminho: defender o partido comunista/marxista a todo o custo, custe o que custar . Ainda por cima, ele juntamente com os seus camaradas marxistas defendem a todo o custo o governo do Vladimir Putin, como se fosse Putin o "príncipe encantado." Embora Botelho e camaradas têm toda a liberdade de expressão pró-comunista, penso com os meus botões, "Com que custos para todos nós?"
  • Ela
    05 ago, 2017 Lisboa 22:46
    Mas alguém, no seu juízo perfeito, imaginaria uma coisa destas no nosso País? Será possível que ainda se procurem argumentos para justificar este tipo de acção? Mas, sim ... porque me admiro eu?! Há pensamentos enquistados que não mudam: o velho ditado "Quem não é por nós, é contra nós.". Ainda me lembro de um filme que vi sobre a DDR, e a pergunta que uma camarada fazia perante um grupo de Alemães de Leste era precisamente "Dafür oder dagegen?". Por isso, camaradas, vós continuareis iguais a Vós próprios; e, nós, aqueles que amamos a Liberdade e a Democracia, continuaremos a lutar contra o totalitarismo, venha ele de onde vier.
  • mendes
    05 ago, 2017 braga 19:59
    miguel botelho a rr para publicar aqui os comentarios devia exigir a identificacao e a cor partidaria de quem comenta assim ja toda a gente saberia quem tu es ---se a opisicao la fosse violenta ja teriam usado armas e comecado uma guerra civil ganha juizo e se esses regimes sao tao bons porque nao vais para cuba ou para a coreia do norte
  • Domingos
    05 ago, 2017 Ancora 19:52
    Ao ler ao longo dos tempos os comentários do Senhor Miguel, julgo que seria oportuno emigrar para a sua querida Venezuela! O fanatismo ideológico esbarra com a lucidez!
  • Miguel Botelho
    05 ago, 2017 Lisboa 18:35
    A Renascença apresenta este caso sem uma investigação às origens do descontentamento da maioria dos venezuelanos com a procuradora-geral, Luísa Ortega Dias. Enquanto decorreram as chamadas «guarimbas» e as mortes por violência, Luísa Ortega Dias nada fiscalizou, nem levantou autos aos que lincharam e incendiaram 29 pessoas. Apenas usou o seu cargo para fazer campanha contra o governo de Maduro. Em todo o caso, o que conta é a (des)informação apresentada pela Renascença e não se esqueçam que logo à noite, há um Vitória de Guimarães x Benfica. Amanhã, iremos acordar com o rescaldo do jogo. A Venezuela fica para depois...
  • Ela
    05 ago, 2017 Lisboa 18:31
    É assim que funcionam as coisas nos Países das "amplas liberdades"! Que Deus proteja a Procuradora!
  • Rosa Salgueiro
    05 ago, 2017 Lisboa 17:33
    Intolerável tais procedimentos.Isto prova à evidência que regime está a surgir na Venezuela.Já não vou falar no PC de cá que tem a capacidade de adormecer os poderes que estão na Constituição e a podridão que reina em alguma imprensa.Mas voltando à Venezuela ver uma procuradora ter de sair numa mota protegida por duas pessoas, diz bem o estado de autentico caos que ali se vive.Há apenas um ditador sanguinário e sua nomenclatura que faz o que quer, não olhando a meios e o mais usual e matar para calar e reduzir opositores. já vi cá esse filme em Nov 75 e pela mâo de um partido comunista que preparava para fazer o mesmo.Agora ver uma procuradora a fugir,talvez para não ser morta é demais.É o fim de tudo.Espero que aquele Povo resista e vença esta batalha pela democracia.E depois queimem Maduro como um boneco na praça pública para mostrar ao mundo o que ditadores daquele espécie merecem. Não pode haver contemplações com gente desta.

Destaques V+