Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Calor dos diabos" coloca dez países europeus em alerta vermelho

04 ago, 2017 - 14:51

Itália e Balcãs são as regiões mais afectadas pelas temperaturas acima dos 40 graus. Já foram registadas mortes. O calor extremo também antecipou e arruinou colheitas.

A+ / A-

Vários países do Sul e Leste da Europa estão a registar temperaturas máximas acima dos 40 graus, numa onda de calor que já recebeu a alcunha de “Lúcifer”.

O Meteoalarm, que monitoriza as condições meteorológicas na Europa, colocou dez países em alerta vermelho, o nível máximo.

A Itália e os países dos Balcãs são as zonas mais afectadas, mas o Sul da Polónia, a Roménia e a Hungria também estão a sentir os efeitos de um Verão muito quente.

Incêndios florestais, alertas meteorológicos e colheitas estragadas são alguns dos efeitos do calor extremo.

Há pelo menos duas mortes confirmadas devido à onda de calor, uma na Roménia e outra na Polónia, e várias pessoas tiveram que ser hospitalizadas devido a insolações e outros problemas de saúde relacionadas com as condições meteorológicas.

A Albânia está a braços com uma vaga de incêndios e já pediu ajuda ao sistema europeu de emergência. Os bombeiros também não têm mãos a medir na Sérvia, Macedónia e Croácia.

As autoridades estão a aconselhar as pessoas a ficar em casa durante as horas de maior calor e a consumirem mais água.

De acordo com as previsões, as temperaturas deverão continuar acima dos 40 graus durante a próxima semana.

O calor extremo obrigou os produtores de vinho de Itália a antecipar as colheitas, uma situação inédita.

As autoridades italianas emitiram um alerta de calor para 26 cidades, incluindo alguns locais muito visitados por turistas, como Veneza e Roma. Na capital italiana, a falta de água obrigou a fechar a torneira em muitas fontes públicas.

Em Florença, as famosas galerias de arte Uffizi foram obrigadas a encerrar provisoriamente, esta sexta-feira, devido a uma falha no sistema de ar-condicionado.

O jardim zoológico de Budapeste, na Hungria, teve que tomar medidas para tentar minimizar os efeitos do calor. No recinto dos ursos polares foram colocados blocos de gelo e melancias geladas para acudir os animais originários de outras latitudes.

A produção agrícola na Bósnia e na Sérvia também está a ser seriamente afectada pelas altas temperaturas.

Em Belgrado, o calor também não dá tréguas. “Em duas horas, vi quatro pessoas a desmaiar na rua e a queixarem-se de exaustação provocada pelo calor”, disse à agência Reuters um polícia sinaleiro.

Portugal tem sete distritos em aviso amarelo, o terceiro mais grave num total de quatro: Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro.

Esta sexta-feira, Beja vai ser o distrito mais quente do país, com os termómetros a atingirem os 40 graus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+