Tempo
|
A+ / A-

Venezuela. Assembleia Constituinte pode tomar posse em 24 horas

31 jul, 2017 - 09:53

O país foi no domingo a votos para escolher a nova Assembleia Constituinte e os dados oficiais dão 42% de participação, mas a oposição contesta e já marcou novos protestos.

A+ / A-

Foi anunciada, esta segunda-feira, a tomada de posse da Assembleia Constituinte da Venezuela, sujeita a sufrágio no domingo. Mas não se sabe bem quando irá acontecer.

A primeira data avançada foi quarta-feira, mas o vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela, no poder, já veio anunciar que a tomada de posse deverá acontecer em 24 horas.

"A Assembleia Constituinte é um facto e vai ser empossada no prazo máximo de 72 horas. Mas poderá acontecer em 24" horas, afirmou Diosdalo Cabello aos jornalistas.

A cerimónia vai decorrer no Palácio Federal Legislativo, sede da Assembleia Nacional (Parlamento), onde a oposição detém a maioria desde Janeiro de 2016.

A Assembleia Nacional tem sido uma das instituições mais críticas do "chavismo", estando em conflito com o Supremo Tribunal de Justiça, que a acusa de desobedecer a várias sentenças.

A 1 de Maio, o Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, convocou eleições (para os 545 lugares da Assembleia Nacional Constituinte), com vista a alterar a Constituição em vigor, sobretudo no que toca às garantias de defesa e segurança da nação.

A oposição venezuelana, que decidiu não participar nas eleições, acusa Nicolás Maduro de pretender usar a reforma para instaurar no país um regime cubano e perseguir, deter e calar as vozes dissidentes.

Desde 1 de Abril, foram mortas mais de 100 pessoas nos protestos antigovernamentais que têm agitado a Venezuela. No domingo, dia das eleições, terão morrido, pelo menos, dez pessoas, sendo que a oposição fala em 16.

Segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, mais de 8 milhões de pessoas participaram nas eleições para a Assembleia Constituinte, superando os 42% de adesão. A oposição fala em cerca de 12%.

Eleições na Venezuela. Festa de Maduro contrasta com protestos nas ruas
Eleições na Venezuela. Festa de Maduro contrasta com protestos nas ruas
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carla Cabral
    01 ago, 2017 Funchal 14:54
    O PC tem muitos crápulas em Portugal Temos muitos maduros.Temos muitos adeptos da tirania.Temos muitos adeptos da tortura e da morte. Temos quem veja a Venezuela como uma democracia, onde se mata,prende arbitrariamente e onde a palavra maior é morte a quem se oponha a um regime que é sanguinário e terrorista.A isto à gente que chama democracia.O comunismo é em si a fórmula de um grupo de pessoas manipular tudo a seu belo prazer,reprimindo e revertendo a riqueza produzida por um povo para as mãos de um diretório politico que os usa como escravos em proveito próprio.É assim em todas as ditaduras sejam de direita ou esquerda.O comunismo é uma filosofia Introduzida por países onde as ditaduras dizem ser boas se vier da esquerda, más se forem de direita.Ambas esquerda e direita se forem ditaduras são regimes opressores e sanguinários.
  • Miguel Botelho
    31 jul, 2017 Lisboa 13:34
    Na verdade, aquilo que apodreceu foi a oposição venezuelana. De tanto mentir e enganar os Venezuelanos, conseguiu fazer de Maduro um homem popular entre os venezuelanos.
  • VICTOR MARQUES
    31 jul, 2017 Matosinhos 11:20
    O que é Maduro, mais tarde ou mais cedo, também apodrece...

Destaques V+