28 jul, 2017 - 21:12
A secção não profissional do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) deliberou, esta sexta-feira, castigar o defesa Sebastián Coates, do Sporting, e o médio André André, do FC Porto, com um jogo de suspensão, cada.
Curiosamente, os dois jogadores foram expulsos diante do V. Guimarães. O portista viu o vermelho directo durante o Troféu Cidade de Guimarães, no passado domingo, e o central leonino recebeu ordem de expulsão na partida de preparação em Rio Maior, na quarta-feira.
Após a reunião, a FPF aguarda, ainda, esclarecimentos da FC Porto SAD, relativamente ao jogo com o V. Guimarães. Ora, Bola Branca consultou João Diogo Manteigas, especialista em direito desportivo, que explicou que os dragões cometeram uma irregularidade ao alinhar André André frente ao Portimonense, na quinta-feira.
"Parece-me a mim que a Federação abre o processo da confirmação da expulsão do André André através de vermelho directo. Mas mesmo que não fosse vermelho directo, há aqui um problema, porque o André André jogou no jogo com o Portimonense quando não devia ter jogado, porque há uma suspensão automática", explicou o jurista.
Apesar do "facto inédito" que cai "fora daquilo que seria a normalidade", João Diogo Manteigas esclareceu que "o procedimento normal" seria "a suspensão automática e não poder jogar o jogo seguinte". Face ao sucedido, o FC Porto terá de dar explicações.
"Parece-me que pode abrir-se aqui a porta para mais um jogo de suspensão, por incumprimento daquilo que são os regulamentos", revelou o jurista, sublinhando que o regulamento da FPF também se aplica a jogos de carácter particular: "Os jogos particulares são jogos oficiais como qualquer outro jogo."
André André poderá perder, deste modo, a apresentação do plantel azul e branco aos sócios e adeptos, diante do Desportivo da Corunha, no domingo, e o último teste antes do campeonato, frente ao Gil Vicente.
"Se forem esses os dois jogos imediatamente seguintes à decisão da Federação, sim, sem dúvida alguma", confirmou o especialista em direito desportivo. "Havendo uma expulsão, seja por acumulação [de amarelos], seja directa, há sempre uma suspensão imediata aplicada aos jogos imediatamente a seguir."
Coates "limpa" com a Fiorentina
No caso do Sporting, Coates só perderá o Troféu Cinco Violinos, diante da Fiorentina, em Alvalade, ficando livre para a estreia no campeonato, na Vila das Aves, conforme explicou João Diogo Manteigas:
"Eventualmente, se não houvesse comunicação da Federação, o que eu faria no lugar do Sporting, e parece-me que assim seria o procedimento normal, era pedir uma exposição à Federação para esse efeito. Neste caso, já está confirmado. O Coates não pode jogar no próximo jogo, pode sim jogar no seguinte."
O FC Porto apresenta-se aos sócios e adeptos no domingo, a partir das 19h30, no Estádio do Dragão, e disputa a Taça Crédito Agrícola, na próxima sexta-feira, 2 de Agosto, pelas 20h00, em Barcelos.
O Sporting disputa o Troféu Cinco Violinos no sábado, pelas 17h00, no Estádio de Alvalade, e desloca-se ao terreno do Desp. Aves, no domingo seguinte, a partir das 18h00. Este último jogo com relato na antena da Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.
[notícia corrigida às 21h40]