Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Bíblia Jovem Youcat”: um livro de consulta fácil que “não é para ficar na prateleira”

24 jul, 2017 - 14:15 • Ângela Roque

É a mais recente novidade da colecção Youcat, lançada pela Paulus Editora. Com recurso a stickman e citações, para ajudar a que Palavra de Deus faça parte do dia a dia dos mais novos, e de todos os que queiram crescer na fé.

A+ / A-

Já se encontra disponível no mercado português a “Bíblia Jovem Youcat”, a mais recente novidade desta colecção que começou com o “Catecismo Jovem”. Esta colectânea de trechos bíblicos mais significativos é dirigida sobretudo aos jovens, que são cada vez mais interactivos e multitasking. A parte gráfica foi, por isso, pensada ao pormenor: esta é uma Bíblia ilustrada, com um design moderno e atraente, e inclui citações e explicações nas margens, que são boas chaves de leitura.

A obra tem prefácio do Papa Francisco, que desafia os jovens a lerem a Bíblia e a fazerem como ele, que a considera o seu “tesouro inestimável”, indispensável no seu dia a dia.

Em entrevista à Renascença o padre José Carlos Nunes, director-geral da Paulus, explica que esta é uma edição da Bíblia resumida e devidamente explicada que, tal como as publicações anteriores da colecção Youcat, quer ajudar a crescer na fé.

O que é que diferencia esta Bíblia?

Aqui não está toda a Bíblia, estão todos os livros da Bíblia, quer do Antigo quer do Novo Testamento, foram seleccionados de cada livro da Bíblia aqueles excertos mais importantes ou mais significativos, e que porventura têm uma mensagem espiritual fundamental para a vida de todo o cristão, e por isso não temos aqui toda a Bíblia. O que pretende ser a “Bíblia Jovem Youcat” é começar uma aproximação aos textos mais belos, aos textos mais significativos, ou até mesmo àqueles textos que mais dúvidas nos colocam para depois poder aprofundar toda a Bíblia, aí sim, já numa outra Bíblia e com outras ferramentas.

É uma espécie de introdução à leitura da Bíblia?

É uma introdução à leitura da Bíblia, sobretudo para ajudar a juventude a interessar-se por este livro tão importante e tão fundamental.

Esta foi uma edição preparada por uma vasta equipa...

É verdade, demorou três anos a ser preparada por um conjunto de exegetas, a nível internacional, também membros da comissão teológica internacional ligada à Santa Sé, e professores do Instituto Bíblico de Roma, a escola que forma os grandes biblistas a nível internacional, quer em Roma, quer depois em Jerusalém.

Esta é uma edição portuguesa, mas também foi publicada noutros países?

O projecto é único para o mundo inteiro. A Paulus Editora é responsável pela tradução para a língua portuguesa.

No prefácio desta edição, o Papa Francisco deixa um desafio muito claro aos jovens para que leiam a Bíblia. Diz mesmo que "a Bíblia não é feita para ser colocada numa prateleira, mas para ser levada na mão e ser lida frequentemente". Será mais fácil fazer isto com esta edição?

Por ser mais pequena que a Bíblia normal, certamente. Mas também será mais fácil por tudo aquilo que esta Bíblia traz. Não traz só o texto bíblico, para cada livro traz sempre uma introdução aos livros da Bíblia, mas depois nas partes laterais acaba por trazer explicações, anotações exegéticas ou mesmo históricas, ou mesmo citações de grandes pensadores, de Papas, de grandes Santos, e até mesmo testemunhos de outros jovens acerca das passagens bíblicas. E depois as figurinhas que já são conhecidas do Youcat, as ilustrações, os stickman, que são muito simpáticos. E para além disso tem também um conjunto de fotografias seleccionadas.

O Papa Francisco também diz no prefácio que a Bíblia é o seu “tesouro inestimável”. Gostava que os jovens pensassem nisto, o que é que é para eles o seu tesouro? O Papa Francisco diz mesmo "vivo dela, e por nada do mundo me desfaço dela". Ele fala da sua Bíblia que já tem mais de 40 anos, acompanha-o já desde metade da vida. Não sei se nós, até mesmo os jovens, são capazes de guardar algo assim durante tanto tempo e de manusear todos os dias. Porque o Papa Francisco diz que todos os dias pega na sua Bíblia, que sublinha, folheia, procura, pesquisa através dela, portanto é uma Bíblia muito gasta, mas sobretudo é uma Bíblia, como diz o Papa, que já viu as suas lágrimas, os seus sorrisos, a sua alegria, a sua tristeza, já passou por muitas vicissitudes na sua vida. Portanto, a Bíblia acompanha-nos na nossa vida, e é uma belíssima companhia também para os jovens.

A colecção Youcat já tem vários livros. Podemos recordar alguns deles?

Começou com o “Youcat”, que é o “Catecismo Jovem da Igreja Católica”. Depois saiu o “Youcat Crisma”, a preparação para o crisma, e o “Youcat Confissão”. Mais recentemente foi lançado o “Docat”, isto é, a Doutrina Social da Igreja explicada também para os jovens, e antes tinha saído o volume “Youcat Oração” para os jovens. O mais recente agora é este, a “Bíblia Jovem”. Todos eles têm a mesma preocupação de serem livros atraentes, com um conteúdo muito válido, mas explicado de uma forma simples e de uma forma acessível, de modo a que os jovens e toda a gente compreenda.

Este é também um livro atraente do ponto de vista gráfico e de design…

Para os mais novos tem que ser, porque senão acontece aquilo que o Papa não quer, pega-se no livro e coloca-se na prateleira e nunca mais se volta a pegar nele. É atraente, até mesmo a disposição do texto principal da Bíblia e das explicações laterais, juntamente com todas as figurinhas e fotografias que aqui estão, fazem com que nós possamos ler este livro das mais variadas formas. Posso começar com o texto, posso depois ir saltando as explicações, e isto suscita curiosidade. E hoje os jovens são multitasking, através do comando ou através daquilo que vão fazendo no telemóvel, no computador, fazem várias coisas ao mesmo tempo. Com estes textos podem fazer a mesma coisa.

E tem havido interesse por parte dos jovens em relação a estes livros desta colecção Youcat?

Muito, tem havido um grande interesse. E posso dizer-lhe que este livro já era muito esperado. A primeira edição saiu na língua francesa e depois na língua inglesa, e logo a seguir saiu a nossa tradução em português, e há outras edições nas mais variadas línguas, se não me engano são mais de 20 línguas em que vai ser publicada esta obra. Ainda antes de sair já nos estavam a perguntar "soubemos que saiu este livro em França e nos Estados Unidos, vocês também vão publicar?". Portanto, já havia uma grande procura desta Bíblia para os Jovens. Esta é a imagem de marca de toda a colecção, e muito sinceramente não são só os jovens que acabam por aderir à colecção Youcat, muitas das vezes até os adultos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+