Tempo
|
A+ / A-

Depressão e “burnout” vão entrar para as doenças profissionais

22 jul, 2017 - 12:55 • Marina Pimentel

Bloco de Esquerda garante que há compromisso com o Governo. Especialistas e vitimas falam sobre o assédio no trabalho como um dos problemas mais complexos a enfrentar.

A+ / A-

Veja também:


A depressão e o síndroma do esgotamento profissional vão ser incluídas entre as doenças profissionais.

A novidade foi revelada por José Soeiro, deputado do Bloco de Esquerda diz que há o compromisso do Governo a legislar proximamente sobre o assunto

“É preciso actualizar a lista das doenças profissionais para lá pôr a depressão, o burnout, etc. que não constam. A regulamentação da lei implica a inclusão dessas doenças nas listas e isso não é a legislação do Parlamento, mas é uma sequência natural da aprovação do Estado.”

Esta é uma medida que vem regulamentar as alterações à lei do assédio no emprego, aprovadas no última dia da sessão legislativa.

A prática de assédio no emprego, seja na administração pública seja no privado, passa a ser proibida na lei, as vítimas ganham o direito a ser indemnizadas e as consequências para a saúde das vítimas passam a ser consideradas doenças profissionais e os danos geradas são responsabilidade do empregador.

O deputado bloquista garante também que quem denuncia passa a estar mais protegido. “Não fazia nenhum sentido uma pessoa fazer uma denúncia ou aceitar ser testemunha puder depois ser objecto de um processo disciplinar da empresa. Agora, a nova lei o que diz é que as testemunhas e os denunciantes ficam protegidos. É impossível que a empresa mova sobre eles processos disciplinares até à decisão final que esteja transitada em julgado.”

A verdade é que as vítimas têm medo de denunciar e a seguir perder o emprego. O Inspector-geral da Autoridade para as Condições de Trabalho, Pedro Pimenta Braz, diz que um dos problemas que enfrentam, é a dificuldade em reunir provas do assédio do emprego.

“Quando um inspector chega a um local de trabalho, a grande dificuldade é fazer prova por causa destas duas questões que acabei de referir. Uma delas é alguém que colabora e que denuncie de peito feito a inspectores, por exemplo, aquilo que se acabou de se escutar”, explica.

Pedro Pimenta Braz adianta que em 2016 não houve nenhum processo de assédio sexual. Quanto ao assédio moral, houve 18 casos. “Em 2016, temos cerca de 30 infracções autuadas, 18 foram de assédio moral e zero de assédio sexual pelas razões que já aqui referi. Não é que não tenhamos algumas reclamações, mas são muito poucas pelas razões que acabei por referir. Muitas pessoas não conseguem reconhecer o fenómeno. As estatísticas que disse, em termos internacionais, deviam e devem-nos envergonhar. O que é um facto é que como inspector posso dizer que as coisas no passado eram muito piores.”

O medo das vítimas pode explicar o desfasamento entre a realidade e o número de processos instruídos. Um estudo feito em 2016 revela que em Portugal o problema é mais grave do que no conjunto da União Europeia. Estima-se que 16,5% da população activa já sofreu pelo menos uma vez durante a sua vida profissional uma forma de assédio moral no trabalho. Na média dos países europeus, a percentagem fica-se pelos 4,1%.

Nos últimos dias uma situação de assédio moral e sexual levou os trabalhadores da empresa que faz as limpezas no aeroporto Sá Carneiro a fazerem greve. Uma dessas trabalhadoras aceitou contar o seu caso no programa da Rádio Renascença Em Nome da Lei, revelando que em causa está o comportamento impróprio da chefia.

“A gente está a trabalhar normalmente e ele aparece-nos por detrás com atitudes e olhares desnecessários. A gente começa a ter medo, quando ele chega assim perto de nós. Não sei explicar… Além de dizer frases desrespeitosas para uma senhora que tem família em casa. Tem vindo a acontecer com certas colegas e penso que é muito difícil estar a trabalhar no nosso local de trabalho neste momento. Tenho colegas que já estão em psiquiatria e a tomar antidepressivos por causa desse senhor. É muita, muita queixa que a gente tem daquele local de trabalho neste momento. Não sabemos a quem pedir ajuda, mas precisamos de ajuda ali dentro.”

“Tenho marido e filhos em casa e às vezes até me sinto envergonhada por falar das atitudes de um senhor que não conheço de lado nenhum. Eu própria tenho vergonha de contar isto”, diz.

Pedro Pimenta Braz garante que a Autoridade para as Condições do Trabalho, de que é Inspector-geral, está a acompanhar o caso. “Os métodos e as metodologias inspectivas têm especificidades muito próprias. Não ficamos de orelhas moucas perante as coisas que escutamos e perante os factos que constatamos e, portanto, o caso está a ser tratado”.

Um dos autores do maior estudo já feito em Portugal sobre o assédio no emprego diz que a realidade não se transforma pela lei. Mas Bernardo Coelho saúda o facto de a nova legislação sobre o assédio dar mais protecção a quem denuncia.

“A realidade não se transforma pela lei nem por decreto. Agora, é um passo absolutamente essencial que exista uma lei que, por um lado, dê visibilidade social a este fenómeno e, por outro, dê protecção a todos nós, sobretudo aquelas pessoas que por alguma razão já foram alvo de situações e episódios de assédio moral ou sexual no local de trabalho, mas também a todos aqueles que podem estar na iminência de isso ocorrer consigo e com as suas vidas.”

Declarações prestadas no programa da Renascença Em Nome da Lei que este sábado debate a realidade portuguesa, em matéria de assédio no emprego.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • peter
    09 jun, 2018 cascais 22:38
    As provas em que se diz serem dificeis de arranjar era facil e so permitirem e dar autorizacao aos trabalhadores poderem usar camaras ocultas porque mesmo que exista provas e testemunhas ,normalmente as testemunhas nunca iram testemunhar por terem medo do que possa acontecer e com uma camara oculta bastava apresentar as filmagens em tribunal e o juiz decidir se houve ou nao crime laboral para com os trabalhadores ... nos portugueses gabamonos muito que temos isto e aquilo e gostamos de copiar tudo mas nao conssigo acreditar que em 2018 ainda nao exista nada que proteja os direitos laborais dos trabalhadores principalmente em empresas publico privadas como por exemplo ( cascais ambiente) em que os trabalhadores trabalham feriados em troca dum dia de folga ou que os proprios chefes ( sr silvino
  • Ze
    25 jul, 2017 Lisboa 16:25
    O senor Pedro Pimenta Braz fala das empresas mas não fala das instituições do Estado, onde existe em maior número de casos de assédio no trabalho e que se alguém se queixa à ACT ou não tratam do assunto ou os dirigentes da insituição ficam logo a saber do sucedido, isto é que é grave, o Estado não é bom exemplo em NADA! E neste aspecto é pior e a ACT não faz nada! Mas rigorosamente NADA!
  • oh luky e luky
    24 jul, 2017 rqtparta 11:08
    Oh luky luky tu és um tolo, se tivesses calado eras mais inteligente. Tu malhas nos f.públicos porque vocês os da privada tratam mal os trabalhadores, pagam-lhes mal, exploram com contratos a prazo e ainda têm subsídios do estado. Cala-me esta boca de me--da, noj---to! Mas como f.p se te for comprar um serviço ou um bem, vou te encher a barriga, para isto já te sirvo. Vocês deviam era de rebentar todos. Fascistas do crlh. Este país está na miséria porque muitos dos empresários como tu valem muito pouco, muito mesmo. Fecha as portas, e vá trabalhar por conta de outrem nas mesmas condições que quero ver se zurras da mesma forma?!
  • Hugo Vilhena
    23 jul, 2017 Porto 23:52
    Sem dúvida alguma que trata-se de um ponto de viragem no que respeita ao actual panorama dos direitos e defesas dos trabalhadores portugueses ! Todos nós ( trabalhadores) temos obrigações laborais e educacionais , e que no meu entender devem ser respeitados para que dessa forma seja possível também reivindicar o que deveria ser desde sempre acautelado: saúde, condições de trabalho e rendimentos mais justos.
  • Gomes Mimoso
    23 jul, 2017 Ponte de Lima 20:12
    De facto é um problema atual. Concordo que se tomem medidas no sentido de resolver muitas das situações que se vão observando por ai.
  • Gomes Mimoso
    23 jul, 2017 Ponte de Lima 20:12
    De facto é um problema atual. Concordo que se tomem medidas no sentido de resolver muitas das situações que se vão observando por ai.
  • jabreu
    22 jul, 2017 Amieira 23:33
    Eu sou uma das vitimas há varios anos mas o sistema protege os agressores!...
  • Luque
    22 jul, 2017 viseu 18:21
    A minha mulher sofre de "burnout", trabalha no hospital, com horáqrios de 35h, depois faz duas privadas e melhora!!!! O burnout afecta mais os funcionários publicos, deve meter baixa no hospital!?
  • Sérgio Pestana
    22 jul, 2017 Madeira 16:55
    O problema é quando o assédio moral torna-se uma norma e para aumentar a produtividade.
  • ana nunes
    22 jul, 2017 torres novas 15:18
    o meu marido já sofre a alguns anos de depressão mas essa agravou se devido a ameaças e pressões do chefe dele na fabrica onde trabalh e que fez com que ele já a 3 anos esteja de baixa medica

Destaques V+