Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Suspender captura da sardinha durante 15 anos “é um disparate”, dizem Produtores da Pesca de Cerco

20 jul, 2017 - 11:30

Organismo científico, que aconselha a Comissão Europeia, alerta para um cenário alarmante e recomenda a suspensão imediata da captura.

A+ / A-

A Associação Nacional das Organizações de Produtores da Pesca do Cerco diz ser um “disparate total” a recomendação de suspender a pesca de sardinha durante 15 anos, feita pelo Conselho Internacional para a Exploração do Mar (organismo que aconselha a União Europeia).

Em entrevista à Renascença, o presidente da associação, Humberto Jorge afirma não existirem “dados científicos concretos que permitam uma recomendação tão dura quanto esta”.

Argumenta ainda que a sugestão não faz sentido até porque a sardinha tem um “ciclo de vida relativamente curto que dura quatro, cinco, seis anos: 15 anos sem pescar… para quê?”, questiona.

Humberto Jorge garante que os pescadores têm respeitado as recomendações e que o vão continuar a fazer. Agora, espera que os governos de Portugal e de Espanha reúnam dados científicos para provar que a situação da pesca da sardinha na Península Ibérica é sustentável.

Até agora este organismo recomendava uma redução da anual da captura, mas as medidas defendidas agora são mais dramáticas: a pesca deve ser totalmente suspensa, pelo menos, por 15 anos para que o stock de sardinha regressasse a níveis aceitáveis. Os pareceres do Concelho não são vinculativos.

A arte de pescar sardinha
A arte de pescar sardinha

A recomendação para proibir a pesca da sardinha foi avançada pelo "Jornal de Negócios" que ouviu o secretário de Estado das Pescas. José Apolinário contesta o parecer por não ter dados actualizados sobre a sardinha em Portugal, mas reconhece que a evolução da população de sardinha na costa nacional é um problema, que atribui às alterações climáticas.

O actual plano de gestão acordado entre Portugal e Espanha "não é precaucionário, nem no curto nem no longo prazo, tendo em conta a produtividade observada desde 1993". “Colocar o stock [de sardinhas] acima do limite de biomassa desovante adequado exigirá, com elevada probabilidade (mais de 95%), 15 anos sem pesca alguma. Porém, se o actual nível de recrutamento (número de sardinhas que superam a idade mínima de um ano para entrar no stock pescável) continuar nos níveis baixos em que está, no futuro aquele limite pode não ser atingido sequer sem nenhuma pesca", justifica o parecer citado pelo jornal.

Em Março, um despacho publicado em “Diário da República” deu a conhecer os valores da captura.

"Portugal e Espanha definiram um total de capturas de 10.000 toneladas de sardinha, até 31 de Julho de 2017, das quais 6.800 toneladas a capturar pela frota portuguesa. Estas medidas de gestão complementam o período de interdição adoptado por ambos os países nos meses de Janeiro e Fevereiro", referia o documento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ffigurão
    20 jul, 2017 linhó 21:02
    Por tudo o que está acontecer em Portugal, não é nada mais nem menos que uma perseguição ao POVO DA PENINSULA IBÉRICA, tal como o Hitler fez aos Judeus, mas de uma maneira diferente. Esta Península Ibérica tem estado muito calminha há muitos anos e os CABRÕES e CABRAS estão perdidinhos para fazer arraial em Espanha e em Portugal, não será verdade?
  • Fausto
    20 jul, 2017 Lisboa 19:23
    Eu não me quero rir...daqui a 15 anos...as sardinhas pesam 50 kg cada uma...mas sendo realista...a notícia poderá estar mal dada...sendo que existe uma paragem de 7 meses por ano na pesca da sardinha...significa que a paragem...tem que ser aumentada em 6 anos e 25 dias...resumindo nos próximos 15 anos tem que encaixar 75 meses de paragem...na pesca da sardinha...correcto...HAHAHA...
  • João
    20 jul, 2017 Lisboa 18:59
    Disparate é rapar tudo até ao último animal! Quem vier atrás que pague a conta! É dar cabo de tudo e depois estupidamente acusar as "alterações climáticas" de todas desgraças que acontecem! As ditas alterações têm costas largas para tudo! Estes senhores "esquecem" que o Ser Humano não é o único que come sardinhas e que há ecossistemas dependentes da abundância deste peixe e os animais alteram os seus hábitos conforma muda o clima na Terra como desde sempre aconteceu! A ganância, a avidez e a estupidez dão cabo de tudo, não as "alterações"!
  • Dias
    20 jul, 2017 Lx 15:30
    Mais uma vez escrevo comentários e não publicam. Parabéns há censura da rr.
  • marinheiro
    20 jul, 2017 alcantara 14:58
    Não é nada do que vocês estão a pensar ... vocês compreendem mal o que os artistas dizem, porque o que eles quiseram dizer, foi: VAMOS VER ATÉ QUANDO A MALTA TEM CORAGEM DE NOS LIMPAR O SEBO . Foi só isto e nada mais, portanto, vamos lá ver quando acabam a cobardia deste povo.
  • rosinda
    20 jul, 2017 palmela 13:16
    15 anos significa que ja nao vou comer nenhumas!

Destaques V+