Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro vai fechar paióis de Tancos por falta de condições

20 jul, 2017 - 01:13

Azeredo Lopes garante que "não sabia" da existência de qualquer risco de segurança nas instalações de Tancos e acusa o CDS de procurar "instrumentalizar as Forças Armadas".

A+ / A-

O ministro da Defesa confirma que vai fechar definitivamente os Paióis Nacionais de Tancos (PNT) devido às dificuldades logísticas de garantir a segurança e acusou o CDS-PP de tentar instrumentalizar politicamente o caso.

Em entrevista à RTP3, Azeredo Lopes esclareceu que o processo de averiguações aberto pelo Regimento de Engenharia 1 do Exército - o que tinha a responsabilidade pela segurança dos paióis na altura do furto - poderá determinar "eventuais responsabilidades disciplinares".

O material militar que está actualmente nos PNT será transferido para as instalações militares de Santa Margarida, Santarém, e eventualmente para os paióis da Força Aérea e da Marinha, estes últimos, em Alcochete, com condições de segurança que obedecem aos padrões NATO, disse.

Quanto aos Paióis de Tancos, serão definitivamente encerrados pelas "dificuldades logísticas de garantir a segurança dos equipamentos".

O ministro reiterou que "não sabia" da existência de qualquer risco de segurança nas instalações de Tancos e acusou o CDS-PP de procurar "instrumentalizar as Forças Armadas" ao pedir a demissão não só do ministro mas do chefe do Estado Maior do Exército.

Para Azeredo Lopes, "numa análise de boa-fé", começa a ser "mais discutível a aceitação política desta exigência [a demissão do ministro da Defesa} a partir do momento em que o ministro demonstra que não sabia, não podia saber e que não tinha conhecimento prévio" de riscos de segurança nas instalações de Tancos.

"Havia um problema geral quanto a protecção e videovigilância", disse.

O Exército divulgou no passado dia 29 de Junho o furto de material de guerra dos paióis de Tancos, Vila Nova da Barquinha, Santarém, com um valor estimado em 34.400 euros. Parte desse material estava obsoleto e indicado para abate desde 2012, disse Azeredo Lopes.

O que sabemos sobre o furto de armas de guerra em Tancos
O que sabemos sobre o furto de armas de guerra em Tancos
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    20 jul, 2017 évora 13:24
    O Portas arrebentou as forças armadas em Portugal ! Antes , de todos os obrigados a ir às inspeções . eram escolhidos logo os mais competentes para certos fins ... e agora só concorrem voluntários excluídos da sociedade civil e na qual procuram um ordenado ao fim do mês . Os que lá estão a tropeçar uns nos outros gastam o tempo a fazer papelada para requisitar papel higiénico . Seja melhor vender já o que resta de armamento , sempre podem dentro dos recintos militares fazerem um bataclan e requisitarem os serviços do Convívio do Correio da Manhã e render a fruta .
  • DR XICO
    20 jul, 2017 LISBOA 10:48
    VERGONHA PARA O COMANDANTE DE TANCOS. Tiram-lhe as armas dos seus paiois porque não as soube guardar e ainda por cima são entregues à Marinha. O exército está de luto
  • Santos
    20 jul, 2017 Lisboa 10:18
    Como não sabia, então não se demite? Não há quem diga a este senhor, que é precisamente por isso que se deve demitir? Não sabia, devia saber! Ou então, ele próprio demite o CEME. Continuarem os dois, é rir na cara dos Portugueses.
  • jonebegood
    20 jul, 2017 10:16
    fechar só esse quartel e os outros ainda pior estão......e é verdade os ladrões estão lá dentro...
  • Zé das Coves
    20 jul, 2017 Alverca 09:40
    Estamos perante um problema ainda pior , os ladrões estão lá dentro !!!
  • Jose Gloria
    20 jul, 2017 Estoril 08:29
    Deviam fechar o ministério da Defesa por falta de condições de gestão básica
  • joao123
    20 jul, 2017 lisboa 07:47
    Ponham um cão dentro de cada paiol com um walky-talky dos bebés. Se o cão ladrar então mandem a patrulha ver o que se passa

Destaques V+