Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​PCP votou contra homenagem a dissidente chinês. E ouviu: “Lembram-se de Tiananmen?”

19 jul, 2017 - 19:28

Parlamento aprova voto de pesar pela morte de Liu Xiaobo. Comunistas votaram contra.

A+ / A-
Morreu o dissidente chinês Liu Xiaobo, prémio Nobel da Paz
Morreu o dissidente chinês Liu Xiaobo, prémio Nobel da Paz

O Parlamento português manifestou esta quarta-feira o seu pesar pela morte do dissidente chinês Liu Xiaobo, cuja luta contrariou um “modelo político”, na China, que “fecha constantemente os olhos aos direitos, liberdades e garantias”.

O voto, apresentado pelo partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), foi aprovado com os votos do PS, PSD, BE, CDS, PAN, os votos contra do PCP e a abstenção do PEV.

Quando os deputados do PCP se levantaram para votar contra, ouviram-se comentários como "Tiananmen", "Lembram-se de Tiananmen?".

Liu lutou a negociação “pela libertação pacífica” dos estudantes presos após as manifestações pró-democracia”.

Foi condenado a 11 anos de prisão pelos tribunais chineses por subscrever um texto que “exigia uma reforma política na China” e recebeu o Nobel da Paz em 2010, lê-se no texto.

O dissidente chinês Liu Xiaobo morreu, aos 61 anos, em 13 de Julho, na província de Liaoning, onde o Nobel da Paz de 2010 estava hospitalizado com cancro do fígado.

Liu Xiaobo esteve detido mais de oito anos por "subversão".

Foi o primeiro Prémio Nobel a morrer privado de liberdade desde o pacifista alemão Carl von Ossietzky, que morreu em 1938 num hospital quando estava detido pelos nazis.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • DITADURA Vergonhosa
    19 jul, 2017 Lx 21:28
    O comunismo na sua habitual negação da realidade.Vergonhosa esta postura do PCP.A ditadura do comunismo no seu melhor...
  • COMUNAS FANÁTICOS
    19 jul, 2017 Lx 21:03
    O PCP na sua habitual lavagem cerebral...Hipócritas fanáticos...

Destaques V+