Tempo
|
A+ / A-

PSD “não é, nunca foi e nunca será racista”, diz Passos Coelho

18 jul, 2017 - 20:43

O líder do partido falou pela primeira vez do candidato à Câmara de Loures, André Ventura, envolvido numa polémica por declarações que fez sobre a comunidade cigana.

A+ / A-

Pedro Passos Coelho descarta qualquer acusação de racismo que possa pairar sobre o PSD devido às declarações feitas pelo candidato deste partido à Câmara Municipal de Loures, sobre a comunidade cigana.

Os comentários de André Ventura motivaram uma queixa por parte do candidato do Bloco de Esquerda e levaram o CDS a abandonar a coligação naquela cidade.

Em causa está uma entrevista ao “Notícias ao Minuto”, na qual o candidato diz que tem existido "uma excessiva tolerância com alguns grupos e minorias étnicas".

"Não compreendo que haja pessoas à espera de reabilitação nas suas habitações, quando algumas famílias, por serem de etnia cigana, têm sempre a casa arranjada. Já para não falar que ocupam espaços ilegalmente e ninguém faz nada. Quem tem de trabalhar todos os dias para pagar as contas no final do mês olha para isto com enorme perplexidade", afirma o candidato social-democrata.

Perante a polémica, André Ventura emitiu um comunicado para clarificar as suas ideias: “Nada me move contra a comunidade cigana, como aliás afirmo na entrevista. De resto, ao longo da minha vida sempre convivi bem com pessoas de várias raças e etnias e diferentes credos. Quando digo que somos tolerantes com algumas minorias, refiro-me a certos casos em que manifestamente a lei não é cumprida. A verdadeira discriminação é permitir que alguns não cumpram a lei, em detrimento daqueles que vivem com as regras do Estado de Direito”, afirma.

“O que preocupa a candidatura são questões de segurança e cumprimento da lei, na defesa do património público e das pessoas de bem, independentemente da raça ou etnia”, acrescenta.

Em declarações aos jornalistas, à entrada para um jantar do grupo parlamentar do PSD, Passos Coelho disse que os esclarecimentos de André Ventura clarificaram “muito bem a posição quer dele quer do PSD quanto à matéria.”

“Estou tranquilo quanto à nossa posição, que é uma posição não racista, não-xenófoba. Nunca foi na vida, não é e atrevo-me a dizer que nunca será.”

Questionado sobre o facto de o CDS ter abandonado a coligação, Passos Coelho começou por dizer que o PSD respeita-a, acrescentando que não queria fazer mais comentários sobre esse assunto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Martins Augu
    20 jul, 2017 Alges 16:07
    Ó PPC vê se tens na tromba, porque dizes que o PSD, que de democrático só tem o nome, não é xenófono, mas continuas um candidato xenófono. És mesmo cretino e reacionário. Vai te embora de vez!
  • ttrytr
    19 jul, 2017 y 17:42
    Este gajo é um autentico anormal, mas o que disse têm toda a razão. E não é so os ciganos. São todos os deste pais que vivem da subsidiodependencia, que vão para a segurança social protestar para arranjar a torneira ou a maçaneta da porta que esta avariada, mas que no entanto tomam o pequeno almoço na pastelaria, etc. Da-se muito e exigi-se pouco a essa gente
  • leonel
    19 jul, 2017 lisboa 17:31
    Este passos coelho tem uma distinta lata. Fez e faz tudo ao contrário do que diz. Se não é racista e xenófobo porque apoia um racista e xenófobo retinto? Já se sabe: é o que resta no psd. Os outros vão batendo com a porta...
  • Carlos Gonçalves
    19 jul, 2017 Seixal 16:17
    Pode não ser racista mas o seu "chefe" acoberta declarações xenófobas e inadmissíveis a um político num verdadeiro Estado de Direito!!
  • Francisco F.Martins
    19 jul, 2017 Faro 14:44
    Este sr. prega uma filosofia muito barata e com ela não consegue enganar ninguém!... Diz ele
  • zita
    19 jul, 2017 lisboa 13:28
    Ó não sei quantos. Enganados andamos a ser nós agora. Esperem pela volta Já agora convenção-me agora que a Troica cá entrou foi só para inglês ver, não havia necessidade estava tudo bem. E que nem precisávamos de apertar o cinto que a mim bem doeu e não tenho culpa dos desgovernos sucessivos, o que eu não tenho é memória curta que é aquilo que alguns portugueses padecem
  • Anonimo
    19 jul, 2017 Porto 10:28
    Para um senhor que ai falou ontem por volta da 22H21 só lhe digo que devia estar calado ao falar do Pedro Guerra, pois esse senhor não é chamado para aqui. O que se pasa aqui é que um candidato a uma camara disse o que disse e quando não se tem cuidado com as palavras estamos sujeitos a ouvir bocas menos próprias
  • Ó zita
    19 jul, 2017 Lx 09:34
    Com palavras de aldrabice andamos nós a ser enganados e extorquidos, por um farsola e seus correligionários, durante 4 anos porque, afirmava ele, que não havia alternativas! Se não sentiu é porque teve a felicidade de não ter de sair da zona de conforto, de ter de emigrar à força, de gostar que lhe chamem piegas. Quando afirma que há uns que vivem à conta de quem paga impostos, como é que viveu durante aqueles 4 anos, para se sentir tão satisfeita?...Não deve estar na lista dos 2 milhões e meio de pobres existentes em Portugal!...Ainda bem que não necessita de subsidios para ter uma vida digna! Olhe para o seu umbigo!
  • zita
    19 jul, 2017 lisboa 07:42
    Hipocrisia é o nome daqueles que dizem uma coisa e pensam outra, a isso é que eu chamo desonra! penso que ninguém quer pagar impostos para que outros não o façam uma vida inteira. Por regra quem não tem dinheiro não tem casa, mas existem pessoas que para obterem uma nada precisam de fazer na vida, a não ser, reivindicar e exigir. Quem não pagar impostos, vê penhorado as poucas coisas que possa ter, se não os declarar até pode ir preso, os outros não só não pagam como não os declaram e como consequência um prémio viver à custa dos outros, logo estas pessoas são especiais, vivem apenas com direitos e sem obrigações. As obrigações são só para aqueles que contribuem para os outros viverem à custa. Onde está o dinheiro dos impostos das vendas nas feiras, as vendas iguais àqueles que estão à sua frente a vender, mas não são ciganos? Não há nada mais parecido com os políticos do que esta gente, em que o único contributo é saber enganar o povão com palavras bonitas e assim viver à custa de todos nós que somos uns tansos. A final a descriminação não é à etnia cigana, mas aos contribuintes. Pois eu entendo que igualdade, não é isto, a igualdade é mais do que isto, a igualdade é outra coisa, isto é hipocrisia pura! Todos pensam, mas não o dizem porque não é politicamente correto e nada mais do que isso.
  • Luis
    19 jul, 2017 Lisboa 04:09
    O PSD de Passos não é racista mas pôs novos contra velhos, empregados contra desempregados, privados contra públicos, ricos contra pobres e interesses privados contra interesses públicos. Ou seja quase ia destruindo o País, como está a destruir o PSD, e dividiu o mesmo ao meio pondo uns contra os outros. Mais não fez contra a sua vontade porque não o deixaram. Se tivesse um pouco de vergonha na cara e um 0,0000001% da inteligência do Portas teria feito o que ele fez. Como não passa de um calaceiro, como sempre foi, está agarrado ao tacho como uma lapa.

Destaques V+