Tempo
|
A+ / A-

FMI. Recuperação económica está “no bom caminho"

08 jul, 2017 - 21:25

No entanto, Christine Lagarde ainda admite risco de reversão.

A+ / A-

A directora executiva do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse, no final da cimeira do G20, que a recuperação económica está "no bom caminho", mas advertiu contra a "complacência" e os riscos de reversão.

"Nas minhas conversas com os líderes, destaquei-lhes que a recuperação económica global está no bom caminho, em traços gerais, e espera-se que continue no próximo ano. Ao mesmo tempo, há necessidade de nos protegermos contra a complacência e os riscos, incluindo a vulnerabilidade financeira, a baixa produtividade e o aumento da desigualdade", afirmo Lagarde, que falava no final da reunião de líderes das 20 maiores economias mundiais, que decorreu em Hamburgo, Alemanha.

Na opinião da responsável do FMI, parte ativa nas reuniões do G20, os membros das principais economias avançadas e emergentes devem aproveitar este contexto positivo para reforçar o sector financeiro, melhorar os salários e reforçar os progressos nas balanças fiscais".

Lagarde destacou a importância do Plano de Acção de Hamburgo, alcançado nesta cimeira, especialmente no que diz respeito à redução de barreiras comerciais, promoção da competência, mais investimento em infra-estruturas, inclusão financeira e reforma laboral, incluindo fazer frente ao aumento da robotização.

A directora do FMI felicitou a chanceler alemã, Angela Merkel, pela sua liderança durante a cimeira e por alcançar um acordo que reafirma o compromisso de todos os membros, à excepção dos Estados Unidos, com os objectivos do Acordo de Paris contra as mudanças climáticas.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, decidiu retirar os EUA deste pacto e na cimeira do G20 manteve-se à margem de compromissos colectivos sobre a luta contra as alterações climáticas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • couto machado
    08 jul, 2017 porto 22:53
    Esta gente nunca se retira da vida activa...podiam dar a vaga a outros mais novos e com ideias mais frescas. Que tal ?

Destaques V+