Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Videovigilância avariada em Tancos há cinco anos, diz deputado do Bloco

07 jul, 2017 - 18:06

No Parlamento, o ministro da Defesa manifestou confiança no chefe do Estado-Maior do Exército.

A+ / A-
Ministro diz que não tinha qualquer indicação de “situação grave ou urgente” em Tancos
Ministro diz que não tinha qualquer indicação de “situação grave ou urgente” em Tancos

O deputado do Bloco de Esquerda João Vasconcelos disse, esta sexta-feira, no Parlamento, que a videovigilância na base militar de Tancos está avariada há cinco anos.

João Vasconcelos disse que, durante os trabalhos da comissão de Defesa Nacional, "ficámos a saber” que a avaria na videovigilância dos Paióis Nacionais de Tancos não dura há dois anos, mas há cinco. João Vasconcelos não divulgou quem deu essa informação aos deputados.

As declarações do deputado bloquista foram feitas no debate da comissão parlamentar de Defesa Nacional, onde o ministro Azeredo Lopes prestou esclarecimentos sobre o furto de material militar da base de Tancos, Vila Nova da Barquinha, Santarém.

Confiança no CEME

O ministro da Defesa manifestou confiança no chefe do Estado-Maior do Exército, Rovisco Duarte, afirmando que em nenhuma circunstância deve ser demitido, exortando os deputados a ficarem "contentes" com a actual chefia.

"Não deve em nenhuma circunstância ser demitido o CEME [chefe do Estado-Maior do Exército]. Alguém com esta capacidade, pelo contrário, deviam estar muito contentes com esta chefia, com a forma como está a enfrentar os problemas e como desta forma está a ajudar Portugal", disse.

O ministro respondia ao deputado do BE João Vasconcelos, que questionou Azeredo Lopes sobre se mantém a confiança no CEME.

Antes, Azeredo Lopes frisou que foi falando com o CEME "sobre o evoluir dos acontecimentos" e que o general Rovisco Duarte lhe entregou o primeiro relatório preliminar ainda na sexta-feira passada.

Desde que iniciou funções, disse, o "CEME teve de enfrentar situações muito difíceis e enfrentou-as sempre de forma exemplar e com honra".

Questionado pelo deputado do PSD Costa Neves sobre a decisão do CEME de exonerar os comandantes das cinco unidades que tinham a responsabilidade de indicar efectivos para a segurança rotativa dos Paióis, Azeredo Lopes disse que "registou" as exonerações.

O general Rovisco Duarte foi duramente criticado pelo deputado do CDS João Rebelo: "Ontem [quinta-feira], o CEME não prestou um bom serviço e esteve a desculpar-se com o sargento que não fez as rondas e com os comandantes das unidades", criticou João Rebelo, referindo-se aos esclarecimentos prestados pelo general na comissão parlamentar de Defesa.

"Desinvestimento" não explica

Azeredo Lopes recusa qualquer responsabilidade política do furto de armamento de guerra guardado na base militar de Tancos, na semana passada. "A segurança dos paióis é do domínio administrativo e de gestão. É tipicamente uma questão que cabe aos ramos", disse.

O ministro da Defesa rejeitou também que as falhas na protecção de material militar possam ser justificadas com desinvestimento ou falta de efectivos e reiterou que não foi informado de qualquer problema de insegurança.

Para o governante seria "insultar as Forças Armadas" relacionar falhas e deficiências na protecção de material militar com qualquer "desinvestimento" ou falta de efectivos.

O ministro da Defesa rejeitou que o furto "resulte de constrangimentos severos", considerando que essa interpretação levaria a "um problema significativo de soberania". "Tenho confiança na instituição militar para corrigir as deficiências que se verificaram neste caso em Tancos", disse.

Azeredo Lopes afirmou, em resposta ao deputado do PS Miguel Medeiros, que "não foi informado directa ou indirectamente" de "qualquer situação que permitisse antever o que veio a acontecer em 28 de Junho".

O ministro confrontou ainda os deputados com o facto de ter recebido 503 perguntas e requerimentos no âmbito da fiscalização política do Parlamento ao governo e nenhum referia preocupações com as instalações militares de Tancos.

Azeredo Lopes garantiu ainda aos deputados que não teve qualquer intervenção no processo aberto depois do furto em Tancos. O caso está a ser conduzido pelo chefe do Estado Maior das Forças Armadas.

O ministro acrescentou que o recurso a segurança privada em instalações das Forças Armadas ocorre desde 2009, mas garantiu que estes não têm qualquer missão em bases operacionais.

Em resposta ao deputado comunista Jorge Machado sobre a divulgação por parte de um jornal espanhol da lista do material furtado, Azeredo Lopes referiu que “não sabe como é que o documento foi revelado. Não posso dizer que primeiro chegou a Espanha e depois é que chegou ao jornal espanhol. Aliás essa informação já tinha sido revelada por um jornal português”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • A CHICANA
    08 jul, 2017 Port 10:11
    Politica dos PSDs e CDSs e a grande responsabilidade que têm leva-os a tentarem sacudir a agua do capote e tal como em 2011 querem assaltar o poder à custa de enganarem os cidadãos custe o que custar. É a manobra de uma direita desnorteada e liderada por incapazes e incompetentes como está demonstrado ao longo destes últimos anos!
  • Cidadao
    08 jul, 2017 Viseu 01:10
    Alguem esta a tentar sacudir a agua do capote!!! Mais uma novela para entreter.
  • 07 jul, 2017 aldeia 19:20
    Mais uma razão para o comando da base de tancos,reforçar a segurança com homens.
  • militar
    07 jul, 2017 abrantes 19:17
    Nem que estivesse só à uma semana, ou mesmo um dia. São instalações que não podem , nem devem estar sem vigilância permanente. Não basta se ter galões ou estrelas, para se ser competente e responsável. Em questões desta natureza, não se pode ser portador de leviandade, pois coloca muita coisa em risco. Mas é a tal história, quando se pensa que está tudo calmo e bem, facilita-se e então é quando as coisas acontecem. Agora tudo arreda o rabo à seringa e vamos lá ver: Os comandantes são culpados ? E o COMANDANTE CHEFE DAS FORÇAS ARMADAS , o sr. P.da República, com tantas passeatas que anda a fazer, por acaso alguma vez se lembrou de ir passear até Tancos e ver se tudo estava bem por lá ? Enfim algo de muito mau anda por aqui.
  • josé Nicolau
    07 jul, 2017 Ramada 19:07
    Eu cidadão comum , considerado zero a esquerda ,mas com educação e prestígio de ser português , e de amor a minha pátria ,não consigo compreender como é possível acontecer isto , um roubo de armamento de guerra ,num quartel de tropa de militar, de grande prestígio ,, no meu desabafo , é apenas um desabafo , se o roubo foi consumido por falta de vídeo vigilância , não se desculpem com vídeo ,mas sim por falta de responsabilidades , não há ou havia dinheiro para os reparar não havia o tanas ,há dinheiro para tudo o que querem ,e se não avia dinheiro ,recorre-sem aos recursos humanos , no meu temo de militar não avia vídeos , mas havia sentinelas
  • 07 jul, 2017 19:01
    Isto, se calhar, ainda vai cair em cima de alguém que anda por aí a pedir a cabeça de outros mesmo sem inquéritos concluídos.
  • desatina carreira
    07 jul, 2017 queluz 18:47
    eu acho que já vem desde o tempo do marques de pombal
  • André Souza
    07 jul, 2017 vila pouca de aguiar 18:47
    A culpa é do Pedro e do Paulo e vai ser assim ao até ao fim da legislatura. O sacudir a água do capote da esquerda portuguesa é uma realidade. Quem está no poder há dois anos é o PS com ajuda do BE e COmunistas...logo é a esses que pedimos contas.
  • Luís
    07 jul, 2017 sintra 18:45
    Este bloco é uma vergonha...Uns bebem na messe a noite toda durante anos e agora falta vídeovigilância. Vão mas é trabalhar calinas...
  • chato
    07 jul, 2017 Viseu 18:44
    Hora!! não dinheiro para repara a videovigilância, e porque? são muitos a roubar, quanto mais dinheiro derem mais ele desaparece. isso acontece em muitos lados, depois veem alguns políticos dizerem que falta dinheiro, é de loucos

Destaques V+