Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FMI. Economia cresce acima do previsto e défice “confortavelmente” nos 1,5%

30 jun, 2017 - 11:00 • Paulo Ribeiro Pinto

São as melhores projecções conhecidas, mas não chegam sem alertas sobre a banca e o mercado de trabalho.

A+ / A-

O Fundo Monetário Internacional revê em forte alta as previsões de crescimento da economia portuguesa para este ano. Nas projecções divulgadas esta sexta-feira, o Produto Interno Bruto (PIB) sobe para os 2,5% em 2017 e o investimento deverá disparar.

As projecções superam as do Governo, que apontam para um crescimento de 1,8%. O FMI está mais optimista e soma-lhe 0,7 pontos percentuais.

O ritmo deverá, contudo, registar uma quebra no ano que vem, desacelerando para os 2%.

Estas taxas de crescimento ficam a dever-se, sobretudo, a dois factores, segundo as contas do FMI: um investimento a crescer para quase 7% do PIB e as exportações a aumentar este ano 7,6%.

Estes valores descem para a casa dos 5% em 2018.

Também para a taxa de desemprego o FMI tem um olhar positivo e prevê que se situe, este ano, nos 9,7%, descendo para 9% no ano que vem.

Quanto ao défice, as projecções do Fundo Monetário estão em linha com as do Governo, esperando-se para este ano um saldo negativo de 1,5%. “O forte crescimento da economia aliado ao compromisso de contenção da despesa, deverá permitir que a meta do défice seja confortavelmente atingida”, afirma.

Em 2018, 1,4% do PIB – este último acima das previsões do Governo, que aponta para 1%.

Apesar do optimismo, o FMI alerta para problemas que ainda se mantêm na banca, apesar das melhorias, e pede mais reformas estruturais em concreto no mercado laboral, onde sugere mais flexibilidade e aumentos salariais em linha com a produtividade.

A missão do FMI em Portugal terminou na quinta-feira. Os técnicos do Fundo Monetário chegaram a Lisboa no dia 19 de Junho para a avaliação anual que faz a todos os países. O relatório final será conhecido mais tarde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Leonardo
    12 jul, 2017 Massamá 12:12
    A Sra. está toda contente com o Estado e o défice....e o resto a Nação é para arder e roubar........mas isto é Portugal só o Estado é que conta, e atenção à economia e crescimentos do PIB mas o que constacto no dia a dia é muitas dificuldades empresas histórias entraram em grandes dificuldades não há investimento mas isto de que estou a falar é o estado da Nação Portuguesa, o estado de que esta gente fala é só o estado deles, é outra coisa!!!!!!!!!
  • Jp
    30 jun, 2017 Porto 14:47
    Olá cá vai mais uma sugestão:E então a corrupção que é o maior entrave ao desenvolvimento do País...
  • Americo
    30 jun, 2017 Leiria 12:14
    Esperamos que sim. Era bom.
  • Os PSDs
    30 jun, 2017 port 11:14
    Com o seu querido líder e respectivos "conselheiros", decidiram esta noite em "conselho nacional" que irá crescer menos...A premonição da vinda do diabo tem de se cumprir, custe o que custar! Só não responderam porque é que a premonição dos suicídios, em Pedrogão Grande, felizmente não se confirmou, ao contrario do que o querido líder anunciou!...

Destaques V+