Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Paulo Rangel pede demissão da ministra da Administração Interna

28 jun, 2017 - 19:58

Constança Urbano de Sousa “facilitaria a capacidade de investigação" se abandonasse o cargo, afirma o eurodeputado do PSD.

A+ / A-

O eurodeputado Paulo Rangel defende que o melhor seria a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, apresentar a demissão para facilitar a investigação ao incêndio de Pedrógão Grande.

“As falhas do sistema eram já conhecidas. Não se percebe como não foram colmatas antes. É evidente que há uma responsabilidade política. Não sei como é que nós estamos a adiar. A ministra da Administração Interna continua a fazer de conta que nada se passou”, afirmou o social-democrata, à margem de um seminário, em Madrid, sobre segurança e defesa no sul da Europa.

Na opinião de Paulo Rangel, Constança Urbano de Sousa “facilitaria a capacidade de investigação, porque não estaria obstinada a defender uma posição insustentável”.

“Quando uma pessoa não se demite tem que provar que algo não falhou”, argumenta o eurodeputado.

“Ninguém está a dizer que ela tem alguma responsabilidade na morte de pessoas ou por alguma falha técnica, aqui ou ali. Ela tem sob a sua orientação a Autoridade Nacional de Protecção Civil, o SIRESP, a GNR, os bombeiros, no fundo tem sob a sua tutela todos os corpos que podem ter falhado”, frisa.

Paulo Rangel considera que, 11 dias depois do incêndio que provocou 64 mortos, ainda “não sabemos qual foi a sequência dos acontecimentos, quando começou a ignição, em que momento é que as pessoas foram para aquela estrada e morreram”.

“Não temos nenhuma informação. Estamos como estávamos no sábado, 17 de Junho, estamos até mais confusos”, lamenta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • freitas
    29 jun, 2017 loures 15:35
    É pá sinceramente este gajo já irrita nem posso nem velo. Quando foi o fogo da serra do Caramulo em que o governo era o psd Passos coelho o primeiro ministro , MAI Paulo Macedo em que faleceram aqueles BOMBEIROS todos nunca vi este marialva de meia tigela pedir a demissão do amigo paulo macedo é pá vai dar banho ó cão, há e já agora aproveita e toma banho na mesma água................
  • 29 jun, 2017 Carnaxide 10:14
    Como estas questões dos incêndios passam de ano para ano ! Desde que me lembre as comunicações sempre foi uma área problemática. Quem é ou quem são os responsáveis? Continuamos a andar ao contrario! reabilitar ... reparar... em vez de Prevenir ... prevenir... promover ... promover! O custo seria compensatório, sem dúvida e não é preciso fazer muitas contas. Todos temos direito à saúde a ter um ambiente saudável! Estamos nesse caminho? Deixar de olhar para o egocentrismo das instituições ! Eu sou o melhor, nós somos os melhores... todos são agentes de mudança para a área da prevenção e promoção.
  • Gilberto
    29 jun, 2017 lisboa 00:03
    Não sou do PS, nem militante ou simpatizante, e também não sou admirador da senhora ministra da administração interna, mas venho dar uma opinião relativamente a este artigo. Os políticos atuais, neste caso até é um eurodeputado, trazem à memória as quezílias de quando se está na infância ou adolescência, do estilo" a culpa é tua, por isso não jogas mais". É óbvio que o siresp não foi criado agora, já existiam estudos a relatar o que estava mal, e o psd quando esteve no poder, ainda o senhor rangel não estava no "tacho" europeu, não tomou as providências necessárias para corrigir o que deveria ter sido corrigido. A demissão da ministra em nada contribuirá para a resolução do problema, nem tão pouco evitará o que já aconteceu...O senhor rangel, em vez de andar a atirar "postas de pescada", faria bem em contribuir com ideias para o aperfeiçoamento do siresp e deixar-se de polítiquices infantis...
  • Maria Santos
    29 jun, 2017 Almada 00:02
    Este sr deveria pedir era o pagamento dos danos causados às pessoas e ao País à SIRESP assim como a sua extinção depois de investigada e culpada ou ilibada do que aconteceu já este ano e em anos anteriores assim como os responsáveis políticos que deram a esta de empresa milhões e este governo continua... Sigam e copiem o acontece em Londres com a empresa que recuperou o edifício onde morreram centenas de pessoas antes da destuição em Pedrogão, ...
  • Marques Silva
    28 jun, 2017 Coimbra 23:29
    Todos os dias, por todo o país, estes senhores que opinam e os que mandam, passam por locais onde, ano após ano, perduram algumas das causas que estiveram na origem desta catástrofe e que se não estivessem presentes a dimensão não teria sido tal. Por exemplo, na zona urbana de Coimbra, basta circular um pouco por dentro de algumas zonas interiores, da cidade ou envolvente, para ver casas encostadas a silvas, canas, erva ou mato com vários anos. Não é preciso lei para resolver isto, já existem várias, e é impossível autarcas e agentes da autoridade não verem isto. Fizeram alguma coisa? Resolvem? Fazem cumprir a lei? Está visto que não, mas se alguém se queixa o mais provável é ter mais problemas que o infractor. É inquietante e estranho ver esta gente toda, políticos, incluindo a Srª Ministra, agentes da autoridade e o próprio povo, tão preocupados com o que aconteceu com este incêndio e outros que o precederam e continuarem a não fazer o que lhes compete para remover ou atenuar as causas agravantes dos incêndios, mais que conhecidas e à vista de toda a gente. RETRATEM-SE
  • Felix Lamartine
    28 jun, 2017 Porto 23:09
    É uma obsessão que esta gente tem pelos pedidos de demissão dos governantes, esquecendo-se que no seu mandato, aconteceram tantas cenas que não provocaram nenhuma demissão, Nem do próprio primeiro ministro que se viu metido no meio do escândalo do IRS (o principal) e nunca vi a mesma pressa em pedir a demissão. Ela esteve "lá!. E o Paulo Rangel onde estava?
  • Cidadao
    28 jun, 2017 Lisboa 23:08
    Já regressou do roadshow Europeu onde andou a incitar os amigos Schauble, Troikas, Burocratas de Bruxelas e outros quejandos, a castigarem este País com dureza? Em tempos que já lá vão, depois da atitude que teve "lá fora", quando pusesse o pé "cá dentro" era logo "arrecadado". E se quer a demissão de alguém, comece pela demissão do seu líder-cadáver-politico que dá pelo nome de Pedro Passos Coelho. Mas não para o substituir pela Madame Swap, pelo Montenegro ou por si.
  • serafim
    28 jun, 2017 Preston 23:05
    Olha-me este BLA_BLA_BLA que nunca deu uma para a caixa, quer agora enter o que nunca teve capacidade de entender. Desinfeta...
  • Manuel
    28 jun, 2017 Moura 22:17
    Este lunático devia era pedir a demissão do seu chefe P.C.
  • jakim
    28 jun, 2017 evora 22:16
    Sr Rangel pode ir a ministra e o senhor, por dois motivos, o Sr porque não fez nada de relevante como eurodeputado exceto o ordenadeco e as viagens de avião do PE para o Porto e vice versa só prejuízo, a Srª que até não é bombeira e a seu pedido vai ser despedida, já agora leve o seu chefe para não cometer suicídio .

Destaques V+