Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pedrógão Grande. "Que esta tragédia sirva de alerta”, diz Comissão Justiça e Paz

27 jun, 2017 - 17:33 • Ecclesia

Organismo católico pede debate sobre “causas estruturais” da tragédia dos incêndios.

A+ / A-

Veja também:


A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP), organismo da Igreja Católica em Portugal, manifestou esta terça-feira a sua solidariedade com as vítimas dos recentes incêndios na região centro do país, que consideram um “alerta”.

“Que esta tragédia sirva de alerta para que situações semelhantes não venham a repetir-se. Não pode suceder outra vez o que tem sucedido anteriormente: que a emoção de momentos como este seja rapidamente esquecida”, alerta a CNJP, em comunicado.

O organismo de leigos católicos, ligado à Conferência Episcopal Portuguesa, apela a uma reflexão sobre as “causas estruturais” que levam a que os incêndios provoquem em Portugal “danos maiores do que em países com condições climáticas idênticas”.

O tema esteve em debate, no sábado, durante a reunião anual da Comissão Nacional Justiça e Paz, as Comissões Diocesanas Justiça e Paz e a Comissão Justiça e Paz dos Institutos Religiosos.

A nota aprovada durante o encontro deixa votos de que a atenção manifestada pela tragédia da última semana “se traduza urgentemente em acções concretas”.

“Os problemas com que se deparam as populações mais pobres e vulneráveis de um interior cada vez mais desertificado também não podem ser recordados apenas nestes momentos trágicos”, acrescenta o texto.

A CNJP recorda as vítimas mortais e elogia os que “abnegadamente se entregam à defesa de vidas e bens” no combate a este e outros fogos, “num testemunho de amor ao próximo que nunca é demais enaltecer”.

A nota apela a uma política de ordenamento do território “guiada por critérios de bem comum” e alerta para as consequências das alterações climáticas, que “podem vir a intensificar a ocorrência de incêndios e a gravidade das suas consequências”.

Os incêndios que afectaram os concelhos de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, na última semana, provocaram 64 mortes e mais de 200 feridos, além de terem atingido 90 casas e 25 empresas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+