Tempo
|
A+ / A-

Estado Islâmico destrói mesquita de Mossul onde foi declarado o califado

21 jun, 2017 - 20:35

O templo foi arrasado com recurso a explosivos, numa altura em que o exército iraquiano lançou uma operação para expulsar os terroristas da cidade.

A+ / A-

Os terroristas do autoproclamado Estado Islâmico (EI) destruíram esta quarta-feira a Grande Mesquita de Al-Nuri, na cidade iraquiana de Mossul.

O templo foi arrasado com recurso a explosivos. A informação foi confirmada à Reuters por fonte militar iraquiana, em comunicado.

"As nossas forças estavam a avançar em direcção aos seus alvos, na zona história de Mossul, e quando estavam a 50 metros da mesquita de Al-Nuri, o EI cometeu outro crime histórico ao explodir as mesquitas de Nuri e de Hadba", referiu o comandante da ofensiva, o general Abdulamir Yarallah.

Foi na mesquita de Al-Nuri que Abu Bakr al-Baghdadi, o líder do grupo extremista Estado Islâmico, declarou o seu califado no Verão de 2014.

A operação militar para expulsar os jihadistas da zona histórica de Mossul arrancou no início desta semana.

As forças armadas do Iraque estimam que existem apenas cerca de 300 militantes do Estado Islâmico na cidade de Mossul, dos 6.000 que defendiam a cidade há uma questão de meses.

Cerca de 100 mil civis estão a ser utilizados pelo autoproclamado Estado Islâmico como escudos humanos na cidade iraquiana de Mossul, no Iraque. O alerta foi lançado na sexta-feira pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • joao123
    22 jun, 2017 lisboa 20:45
    Nunca ouviu falas em diabos, em espíritos malignos , pois aí os tem... só interessa espalhar o ódio e a miséria e explorar tudo o que há de pior na condição humana e tentar transmitir esses sentimentos à humanidade...
  • Mara
    21 jun, 2017 Portugal 22:09
    Afinal estes tipos, não amam Alá se O amassem não destruíam a Mesquita, onde era venerado...

Destaques V+