Tempo
|
A+ / A-

Pedrógão Grande. Costa diz que ninguém mandou encerrar “estrada da morte”

20 jun, 2017 - 21:30 • Ricardo Vieira

Primeiro-ministro já recebeu resposta da GNR. "O fogo terá atingido esta estrada de forma totalmente inesperada, inusitada e assustadoramente repentina, surpreendendo todos”, diz Costa.

A+ / A-

Veja também:


Nenhuma das autoridades competentes deu ordem para encerrar a Estrada Nacional 236, onde morreram 47 pessoas durante o incêndio de Pedrogão Grande, afirmou o primeiro-ministro em entrevista à TVI, esta terça-feira. António Costa também disse não ter evidência de que tenha havido falhas no combate ao fogo.

António Costa questionou a Guarda Nacional Republicana (GNR) sobre o que aconteceu na tarde sábado e foi essa a resposta que recebeu.

“Que eu tenha conhecimento, não há nenhuma instrução específica para o encerramento daquela via [EN236], conforme aqui diz a GNR”, afirma o chefe do Governo.

“Não foi dada essa instrução pelo comando da Guarda, pelos militares da Guarda no local e, provavelmente, também pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, a quem também colocarei a questão, porque a ameaça surgiu de forma repentina”, sublinha.

O primeiro-ministro considera que a resposta da GNR “corresponde à descrição do dramatismo e da rapidez com que tudo aconteceu naqueles 400 metros daquela estrada”.

“A resposta que é dada [pela GNR] é que o fogo terá atingido esta estrada de forma totalmente inesperada, inusitada e assustadoramente repentina, surpreendendo todos, desde as vítimas aos agentes de protecção civil, nos quais se incluem os militares da Guarda Nacional Republicana destacados para o local”, referiu António Costa.

Questionado se aceita essa explicação, o primeiro-ministro diz que “a resposta final” vai surgir “no devido tempo”, mas adiantou que a resposta da GNR “é muito consonante” com o que ouviu quando se deslocou a Pedrógão Grande, no domingo, da parte de presidentes de câmara, técnicos da autarquia de vários populares.

“Todos me descreveram a mesma coisa: foi algo muito súbito e muito repentino o que aconteceu naqueles quatro a cinco quilómetros quadrados em que se centraram as vítimas humanas”, frisou o chefe do Governo nesta entrevista à TVI.

António Costa disse não ter evidência de que tenha havido falhas no combate ao fogo e afirma que a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, tem feito um excelente trabalho.

O primeiro-ministro também referiu que "a reforma estrutural da floresta é um trabalho para a próxima década, seguramente".

[notícia actualizada às 22h34]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • De Oliveira
    22 jun, 2017 Lagoa Mira 3070 17:33
    Há pessoas que não querem admitir a falta de gente competente e preventiva nestas situações, dos governos a longo do tempo; começando por o maior responsável de todos os tempos que foi Cavaco Silva homem sem princípios nem dignidade um inresponsável um dos piores entre todos os outros ;e porquê? Porque destruiu a agricultura as nossas frotas de transportes marítimos frota de Pesca umas das melhores, acabou com as casas florestais dos guardas das mesmas, acabou com os guardas fiscais guardiãos das Costas marítimas dando facilidades aos traficantes enfim tudo para receber fundos da Europa para destribuir por os seus comparsas amigos e família , mas o pior é que ele apreendeu com os seus antecessores , e nenhum até hoje apreendeu a lição de bom comportamento para bem da Nação, todos um bando de Salafrários que só se unem para roubar só compraram ferro velho por preços exorbitantes para meter dinheiro nos bolsos com subornos e todas as maniganças ,temos submarinos e ilicopters e outros inativos para a ferralha ao lugar de material em defesa do território e seus cidadãos nenhum teve o bom senso de evitar semelhante catástrofenunca visto, todos os governos que governaram" até hoje são cúmplices deste desastre terrível e implacável que destruçou dezenas de famílias e que vai ficar para a História da incompetência dos nossos desgovernastes.
  • manel
    21 jun, 2017 aveiro 22:58
    Todos os anos concelho de Santa Maria da Feira Arde Arouca, e por ai fora nunca a culpados,o ano passado em nogueira de regedora ardeu não houve culpados, Pais que SÓ SE FALA DE FUTEBOL E Fatima, mais de 40 anos que viajo no Alentejo Ribatejo um pouco por todo o lado e vejo um pais de horror arde arde arde
  • Berna soares
    21 jun, 2017 Porto santo 19:32
    Até quando o ser humano quer ser estupido!?!? Deixem-se de dissertaçoes pseudo-politicas e opiniões superficiais e entreguem, de uma vez por todas, gestão desta "bola" à ciência....
  • P/Carlos Oliveira
    21 jun, 2017 dequalquerlado 15:49
    Parabéns ao Carlos Oliveira, só ele é que sabe. Deixem-se de criticas, ninguém é culpado. A culpa foi só do raio. Talvez da próxima, quando cair outro raio esteja alguém a mijar lá no sitio certo e então apaga logo a propagação do fogo. Criticas destrutivas? É claro que a critica é uma forma de as pessoas terem consciência daquilo que tem corrido mal. Ou agora queres tentar convencer os outros que não há culpados, negligencia, falta de meios e por aí adiante?
  • açor
    21 jun, 2017 s. miguel 15:32
    O A.Silva fez-me rir com o seu comentário. Também já tem me acontecido muito. Infelizmente há muita gente em democracia mas que respeita mais o lado do fascismo. Quanto a esta desgraça, só posso estar solidário com as vitimas e familiares, pois é uma tristeza imensa ver pela televisão o sofrimento daqueles que perderem os seus entes queridos e os seus bens, que foram desfeitos sem dó nem piedade, não só por culpa dos eucaliptos, do fogo, não sei se foi criminoso ou da natureza, mas por culpa de toda esta mediocridade politica, que já vem também dos governos anteriores mas que infelizmente continua com este, e agora vir para a televisão dizer que é paraquestionar este ou aquele ou isto ou aquilo, é uma palhaçada muito grande. É claro que houve muitas falhas, e não venham com a conversa burra que as pessoas querem arranjar culpados, mas é claro que os há, e todos os anos é esta desgraça e não se faz nada para que se possa impedir estas tragédias. Será que havia forças policiais suficiente e estariam elas espalhadas por vários pontos a comunicar do perigo que algumas estradas ofereciam ? E também houve meios aéreos que pudessem comunicar com os tais gnrs a avisar do perigo seguir mais por um lado do que por outro? Agora ver quem se senta indignado porque acusam a ou b é de um raciocínio muito pobre. É claro que tem que se procurar falhas e elas são muitas, senão depois acontecem os mesmos erros futuramente. Já chateia ver tanta virgem ofendida. É só moralistas hipocri
  • Americo
    21 jun, 2017 Leiria 14:29
    Acreditar em quem ?..............
  • Carlos Oliveira
    21 jun, 2017 14:02
    O que não falta agora é os especialistas formados em critica destrutiva,depois de comer não faltam garfos e colheres!! Vão ser todos nomeados chefes ,comandantes de Bombeiros e presidentes da Protecção civil!!
  • Mário Guimarães
    21 jun, 2017 Lisboa 13:07
    Costa ,isto ,Costa ,aquilo ! Raios Partam Costa e os Outros todos que abandalharam este País ! Todos estes políticos de Partidos formados por Países estrangeiros para saquearem e queimar Portugal ! Raios os Partam !
  • COSTA PANTOMINEIRO
    21 jun, 2017 Lx 12:48
    Mentiroso e mestre da pantomina..o seu Secretário de estado da Administração Interna disse o contrário e que foi a GNR...Em que ficamos sr. mestre da ilusão, sr pantomieniro e da propaganda balofa. Acabou o estado de graça e estamos agora em estado de desgraça...O SIRESP, Os kamoves e por aí adiante, falharam..:quem os comprou quem foi? Pois foi, o kamarada Costa nos tempos áureos em que dizia que mandava no MAI....Acção judicial contra todos já pelos familiares das vítimas a ver se apreendem a não brincar e se deixam de ser demagogos...
  • Mara
    21 jun, 2017 Portugal 10:35
    Portugal a arder em todas as frentes desde o malfadado 25... Fazia falta o 25? Fazia, Portugal precisava de se desenvolver mais, modernizar-se, abrir-se...mas o que foi feito serviu para nos jogar para estas calamidades, nunca se viram tantos incêndios, a desetificação, a destruição da agricultura, o fim da natalidade, envelhecimento das populações, as drogas, a falta das limpezas de matos, estão na origem destas calamidades. As mentalidades de quem anda nos corredores do Poder tem que mudar, devem pensar mais nas Populações, "do que no vai embora para ir eu sentar-me nas cadeiras douradas do mando"...

Destaques V+