Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Identificadas vítimas do incêndio de Pedrógão Grande. Nenhuma é estrangeira

19 jun, 2017 - 13:20

Protecção Civil lança linha de informação sobre identificação dos corpos e também estradas cortadas.

A+ / A-

A ministra da Administração Interna anunciou esta segunda-feira que já estão a ser identificadas as vítimas mortais decorrentes do incêndio que começou no sábado em Pedrógão Grande.

“Das 62 já foram identificadas 24, mas o processo está sempre a decorrer, pelo que este número já pode estar desactualizado”, ressalvou nas declarações aos jornalistas.

Constança Urbano de Sousa acrescentou, por outro lado, que não existe qualquer vítima de origem estrangeira, segundo os dados recolhidos até agora. Quanto às que já foram identificadas, a ministra disse não saber donde eram, mas o comandante das operações, Elísio Oliveira, acrescentou ter sido criada uma linha de informação.

“Neste momento, a Protecção Civil tem uma linha directa para todas as informações sobre identificação das vítimas e estradas cortadas: 800 246 246”, afirmou.

“Há todo um trabalho de identificação que está a ser acelerado. Numas vítimas é mais fácil, outras exigem testes complementares”, disse, por seu lado, a ministra.

No terreno, “equipas de militares” estão a fazer o reconhecimento do cenário “com equipas multidisciplinares, a ir às alfeias e às casas”, referiu Constança Urbano de Sousa, ressalvando que “as equipas só podem progredir se tiverem condições de segurança”.

Este incêndio provocou 62 mortos e 62 feridos, números que ainda poderão vir a aumentar.


A estrada mais negra
A estrada mais negra

Condições difíceis no terreno

“Há vários sectores que estão a ceder aos meios de forma favorável”, diz o comandante das operações de socorro. “A temperatura aumentou, mas alguns meios aéreos, nomeadamente aero-bombardeiros pesados, já começaram a trabalhar em alguns sectores”.

Elísio Oliveira volta a afirmar que “todos os operacionais no terreno estão a dar o seu melhor para controlar a situação o mais depressa possível”, mesmo sendo “um trabalho complicado”.

“A orografia do terreno torna difícil ou impossível os meios terrestres actuarem” e, quanto aos meios aéreos, há “disponíveis, mas não temos condições meteorológicas para que todos possam estar a actuar”, explicou.

Algumas frentes estão já em fase de rescaldo.

Agora, é preciso “tempo e colaboração da população para que os operacionais possam operar”, conclui o comandante operacional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+