Tempo
|
A+ / A-

Papa solidário com “querido povo português” por causa de Pedrógão Grande

18 jun, 2017 - 11:21

Francisco rezou por momentos em silêncio depois de se ter referido à tragédia.

A+ / A-
Papa solidário com “querido povo português” por causa de Pedrógão Grande
Papa solidário com “querido povo português” por causa de Pedrógão Grande

Em directo: Toda a informação sobre Pedrógão Grande e outros incêndios


O Papa Francisco rezou este domingo pelas vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

No final da oração do ângelus, Francisco recordou de forma especial as vítimas da tragédia que desde sábado até agora já fez 57 mortos e 59 feridos.

“Expresso a minha proximidade com o querido povo português, por causa do grande incêndio que tem lavrado no mato perto de Pedrógão Grande, causando numerosas vítimas e feridos. Rezemos em silêncio”.

Para além de Francisco, já D. Manuel Clemente e D. Jorge Ortiga se referiram a este incêndio, manifestando solidariedade e rezando pelas vítimas.

A Cáritas Portuguesa manifestou a sua solidariedade com todas as vítimas e familiares da tragédia em Pedrogão Grande e vai disponibilizar 200 mil euros para as “necessidades emergentes da população no local”.

O fogo alastrou-se aos concelhos de Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, também no distrito de Leiria.

Tragédia em Pedrógão Grande. Pelo menos 57 mortos em incêndio
Tragédia em Pedrógão Grande. Pelo menos 57 mortos em incêndio
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Lopez Manuela
    19 jun, 2017 FRANCE 09:18
    Je voudrais vous aider et aider les familles . Qui dois je contacter ??
  • jose carlos luis cab
    18 jun, 2017 rua dos bombeiros urbanicacao pacal lote 6(1 direito oliveira do bairro 19:15
    Debemos ser pasitibos em tudo o que estimos pasamdo neste momemto em que debemos nos ter em primeiro lugar Deus e pedimdo que nao aija mais esta clamidade em que o imferno xegou a esta jente nao tanho palabras em meu viber deixo minhas oracao para meus deus
  • Geórgia Suely Abreu
    18 jun, 2017 Fortaleza-CE 17:29
    Vi um comentário que disseram que o fogo é por causa das plantações sem critério do Eucalipto! Temos um acordo através da ONU para cuidarmos do meio ambiente no todo, então deveria partir de todos a ajuda para ajudar Pedrogao em Portugal para acabar de imediato com essa devastação. O Presidente dos Estados Unidos pediu para se retirar do acordo assinado na França para preservação do Meio Ambiente, provém agora que ele está errado! Precisamos de ação e não de acordos infrutíferos. Lamento muito a perda das pessoas que morreram, das famílias que perderam tudo. Quando dizemos que amamos a Deus, precisamos de atitudes concretas! Acabem com as plantações exageradas do Eucaliptos, se o motivo for realmente esse, e se não foi, corram para que amanhã não seja uma enchente, um vulcão, tsunami. Que Nossa Senhora de Fátima interceda a seu Filho Jesus, por mais uma devastação causada pelo descaso do nosso mundo!
  • Vitor
    18 jun, 2017 Viana do Castelo 17:17
    Caro José, concordo consigo em grande parte do seu artigo, contudo este incêndio tem características muito especificas criadas por fatores de ordem natural. Segundo os especialistas o fogo poderia ter deflagrado por raios da trovoada seca que se fez sentir ontem. Logo, pouco ou nada poderia ter sido feito para evitar a tragédia, já que se conjugaram fatores favoráveis ao seu desenvolvimento. No entanto, as suas preocupačões continuam a fazer todo o sentido .
  • José Portugal
    18 jun, 2017 Norte 12:50
    Antes de mais as minhas mais profundas condolências a todos aqueles que viram sucumbir neste ou noutro incêndio entes queridos. Quero também prestar a minha mais profunda homenagem a todos aqueles voluntários (bombeiros ou não) que arriscam a sua vida nestes flagelos que nos assolam todos os verões. É obvio que temos que melhorar a prevenção, também é obvio que a FAP deve ser chamada para a linha da frente no combate a incêndios (duma vez por todas acabem com o negócio do combate a fogos por via aérea concessionado a privados). E os pirómanos (ou pessoas com falta de dinheiro, que queiram suprir essa falta a qualquer custo) acho que a Justiça não deve ter clemência com eles... (para estes casos deve ser prisão perpétua sujeita a trabalhos diários de replantação da floresta até ao fim das vidas deles... altere-se a constituição para esse efeito já....). Agora estará a pensar que eu sou um fundamentalista... e se calhar até estou a ser, mas o facto é que para grandes flagelos temos que tomar atitudes radicais... Quem é que já viu partir amigos ou familiares consumidos pelo fogo posto por alguém? Qual foi a sensação que sentiu? Foi duro, não foi? Ainda conserva bem presente aquela imagem terrível.... Pois é, só mesmo quem passa por isso... E aquele "pirómano" que apanhamos em flagrante e vai a tribunal e ainda sai em liberdade do edifício antes que os que o detiveram possam sair porque têm que cumprir diligências processuais... É esta a justiça que temos? Coragem!

Destaques V+