Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caso dos e-mails. Benfica abre processos-crime contra Pinto da Costa e FC Porto

16 jun, 2017 - 17:58

Luís Bernardo, director de comunicação do Benfica, afirma que o caso dos e-mails está a ser usado para desviar a atenção do insucesso dos rivais e revela que os encarnados vão pedir a reabertura do processo Apito Dourado.

A+ / A-

Luís Bernardo, director de comunicação do Benfica, garante que o clube encarnado está "completamente tranquilo", mas contra-ataca com a abertura do processo Apito Dourado.

O Benfica pronunciou-se, esta sexta-feira, sobre as denúncias feitas pelo FC Porto, relativamente a alegada corrupção do Benfica. Em entrevista à BTV, Luís Bernardo apontou o caso dos e-mails como "mais uma tentativa de desestabilização do Benfica" por via de "pirataria informática".

"O Benfica está forte, unido e coeso. Vem de uma sequência de anos com vitórias sucessivas. Estamos com grande estabilidade", garantiu. "Todas as entradas e saídas do Benfica foram pensadas e preparadas com tempo".

"Ao contrário dos nossos adversários, que vivem numa crise e instabilidade muito grande. O FC Porto está numa situação financeira de descalabro, a que se junta a particularidade de termos assistido às acusações de que a culpa do insucesso foi do anterior treinador", observou. "O Sporting também vive num momento difícil, com indefinição no momento estratégico".

Luís Bernardo revelou que o clube encarnado está "extremamente tranquilo" e disponível para trabalhar com a Justiça. "O Benfica desde já manifesta total abertura para facilitar o acesso a toda a informação requerida", afirmou. "Em relação a este assunto, o que queremos é que a verdade seja ao de cima".

Sobre a veracidade dos e-mails, Luís Bernardo fugiu à questão. "Os dados que o SL Benfica tem são extremamente graves. Há trabalho aprofundado com perícias tecnológicas. Há dados muito graves. Haverá investigação junto do Ministério Público. Já foi possível identificar de onde poderá ter surgido a pirataria informática", anunciou, apontando o dedo ao FC Porto.

"O FC Porto afirma que tem acesso a informação confidencial do Benfica e, com base nisso, tem vindo a tornar pública essa informação. Se os e-mails existem ou não, competirá ao Ministério Público o esclarecimento", frisou. "Se o FC Porto alega que tem informação confidencial do Benfica, naturalmente terá tido acesso a informação confidencial financeira do Benfica e isso é um crime muito grave".

"Há aqui uma tentativa desesperada de desviar as atenções e condicionar o início de época. Torna-se urgente que a investigação seja feita de forma célere", rematou o director de comunicação do Benfica, antes de frisar que o caso ganha, também, contornos individuais. "Todos os lesados vão interpôr acções por ciber-crime".

Apito Dourado e tráfico de influências

O Benfica já tem forma de retaliação ao caso dos e-mails. "Nos próximos dias, entrarão processos-crime contra Pinto da Costa e contra a SAD do FC Porto", revelou Luís Bernardo. "Na sequência da informação que tem vindo a recolher, o Benfica vai requerer a abertura do processo Apito Dourado".

"Temos recebidos centenas de denúncias de pressões sobre agentes desportivos por parte de responsáveis do FC Porto e nessa sequência vemos uma linha de conduta do passado. Vamos requerer a abertura do Apito Dourado e que seja reanalisado a legalidade das escutas do Apito Dourado", explicou o responsável pela comunicação encarnada.

"Nos próximos dias, serão abertos diversos processos no sentido em que todas essas questões sejam devidamente esclarecidas", reforçou, dando o exemplo de alegadas ameaças de elementos do clube azul e branco a árbitros.

"A ameaça que Pinto da Costa fez ao árbitro Rui Costa num jogo com o Arouca; a ameaça de Luis Gonçalves a Tiago Antunes, que disse que a sua carreira ia ficar comprometida, e curiosamente ele desceu de divisão; as declarações de Fernando Madureira em que afirma, no Facebook, que o FC Porto ia perder com o Moreirense, para o Tondela descer de divisão. Tem de ser investigado. É o mesmo tipo de conduta da era do Apito Dourado e há ligações que se mantêm", sustentou.

Sobre a denúncia anónima que levou à abertura do caso dos e-mails, Luís Bernardo não hesitou em culpabilizar os dragões. "Compreendo perfeitamente que não haja coragem da parte do FC Porto para assumir a denúncia. Se fosse o FC Porto a assumir, teria que dar acesso à informação que tem, o que não interessa ao FC Porto".

"Se o FC Porto informa que tem acesso a informação confidencial, o Benfica revela que há cerca de três, quatro meses teve acesso ao contrato do director de informação do FC Porto", desvelou.

"Francisco J. Marques já tinha contrato de trabalho com o FC Porto quando estava na Agência Lusa. Não sei se o contrato é verdadeiro ou falso, mas será fornecido para investigação. É um contrato de trabalho a termo certo. Na altura em que era editor de desporto da Lusa, já tinha avença com o FC Porto", acusou Luís Bernardo.

O Benfica também não se esqueceu do Sporting. "Foi pública declaração de Bruno de Carvalho, num encontro com jornalistas, onde se gabou de afastar Vítor Pereira da UEFA e de ter escolhido o atual presidente da Liga, Pedro Proença", lembrou.

"Isso sim figura um tráfico de influências e o Benfica vai abrir o devido procedimento para que a situação seja investigada. Nos próximos dias, serão abertos vários processos para que todas essas questões sejam esclarecidas", prometeu.

Contudo, o director de comunicação do Benfica deixou claro que as águias não pretendem contra-atacar pela BTV. "É um alerta. O Benfica tem muita informação e pode utilizá-la, mas não vai fazê-lo na praça pública. O Benfica considera que o futebol português tem de ser preservado", destacou.

Para Luís Bernardo, a diferença de estratégias é clara. "Há quem invista no crime informático, o Benfica aposta na formação. O trabalho que o Benfica tem desenvolvido não merece esta lama. O Benfica está muito tranquilo e no fim exigirá consequências a quem tem prejudicado o seu bom nome", sublinhou.

O director de comunicação realçou que o Benfica vai apoiar-se nos seus advogados, em vez de denúncias públicas. "Agora é altura de a justiça falar", concluiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anonimo
    20 jun, 2017 Porto 09:36
    Para alguns dos comentadores que aqui falam a atacar o SLB só lhes digo que tenham vergonha e estejam calados. Eu acho que nem FC Porto e nem o Benfica ganham com estas guerras absurdas. Perante isto só digo casa onde não há pão todos ralham, mas ninguém tem razão
  • Leão de Amsterdam
    18 jun, 2017 Amsterdam 10:53
    o slb deve ser castigado com a Extinção do clube,construir um parque de estacionamento no estádio para apoio ao centro comercial colombo,prender os dirigentes corruptos e toda a engrenagem na apaf e os seus dirigêntes ,só assim se pode combater o crime.Lisboa não pode ter lugar para corruptos que devem ser deportados depois de cumprir a prisão maxima possivel em portugasl
  • rosinda
    18 jun, 2017 palmela 10:32
    Estou farta de figuras de referencia!
  • abilio
    18 jun, 2017 porto 04:24
    Deixei de ser adepto do benfica . Não aceito corrupção agora que vai aver coragem em Portugal para punir o benfica tenho muitas dúvidas
  • Manuel
    17 jun, 2017 Moura 10:12
    Querem lá ver que o culpado dos emals é o BC e o Sporting, era já só o que faltava o Benfica vir dizer.
  • Cidadão
    17 jun, 2017 Planeta TERRA 01:06
    Hein?! Mas vocês endoidaram? Querem enterrar o presidente? Se reabrem o AD, o LFV ainda vai preso por andar a combinar ao telefone com o Valentim Loureiro, qual o árbitro para a meia final da taça de 2003/2004. Que grande azar. Já lá vão 13 anos e agora querem ressuscitar esta bronca?! JUÍZO!!!
  • Cidadão
    17 jun, 2017 Planeta TERRA 00:29
    Até parece a pré-primária. Abafaste-me os berlindes então agora tiro-te o teu pião. Mexeste-me nos mails, agora reabro o apito doirado. Tenham vergonha!!! Que mesquinhez. Olhem lá. E desde quando sabiam que o presidente do SCP traficou influencias na UEFA e na Liga? E só agora é que dizem? Isso não é encobrimento de provas? Ai ai. Deixam meninos a brincar aos adultos e depois dá nisto
  • Eu
    16 jun, 2017 Lisboa 23:11
    Para além de corruptos são ridículos.
  • José Silva
    16 jun, 2017 Paço de Arcos 21:24
    O Bruno de Carvalho traficou influências com quem? Com o Adão Mendes, Paulo Gonçalves, Pedro Guerra, Figueiredo, Nuno Cabral? Se fez tudo que legalmente estava ao seu alcance para afastar o (V.P....) e apoiar a eleição do Proença fez muito bem. A reacção do Benfica foi patetica.
  • rosinda
    16 jun, 2017 palmela 19:19
    boas porcarias!

Destaques V+