Tempo
|
A+ / A-

Reino Unido.“Princípio de acordo” entre May e DUP

10 jun, 2017 - 20:26

Não será uma coligação “formal”.

A+ / A-

O Partido Unionista Democrático (DUP), da Irlanda do Norte, aceitou apoiar o Governo minoritário da primeira-ministra Theresa May.

"Damos as boas-vindas a este compromisso, que pode dar a todo o país a estabilidade e a previsibilidade que se requer durante e depois do 'Brexit'", disse o porta-voz de May, depois de anunciar "os princípios de um esboço de acordo".

"Os detalhes serão postos sobre a mesa para dialogarmos e chegarmos a um acordo na reunião do Governo da próxima segunda-feira", acrescentou o porta-voz.

O princípio de acordo entre os conservadores e o DUP acertado “numa base de confiança”, envolve apoio em pontos-chave da governação, mas não uma coligação formal, acrescentou a mesma fonte.

Os conservadores, de May, não conseguiram renovar a maioria absoluta que tinham no Parlamento após as eleições antecipadas na quinta-feira (ficaram com 318 deputados) e foram obrigados a negociar com este partido da Irlanda do Norte, que alcançou 10 lugares.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fausto
    10 jun, 2017 Lisboa 23:19
    Nos tempos que correm...estas decisões...Brexit...aquecimento global...terrorismo...tem cada vez menos expressão...pois caminhamos a paços largos para o fim...e já pouco ou quase nada faz sentido num mundo mal tratado e esquecido...

Destaques V+