Tempo
|
A+ / A-

Há mais emprego, mas de pior qualidade

09 jun, 2017 - 01:31

Observatório sobre Crises e Alternativas confirma o aumento da instabilidade laboral, com empregos mais precários, de menor duração e com menor valor salarial.São questões “preocupantes”, diz Carvalho da Silva.

A+ / A-

Há mais mas, nem por isso, melhor emprego. Esta é a conclusão do estudo do Observatório sobre Crises e Alternativas que confirma o aumento da instabilidade, com empregos mais precários, de menor duração e com menor valor salarial.

São questões “preocupantes”, diz à Renascença Carvalho da Silva, um dos coordenadores do estudo, que pede o debate político do que diz serem "indicadores negativos" da qualidade do emprego.

O estudo do Observatório sobre Crises e Alternativas, criado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, dá conta que 37% dos postos de trabalho, criados desde 2016, eram pagos com o salário mínimo e que apenas 33% dos contratos de trabalho eram permanentes.

Segundo o coordenador, existe uma tendência para a redução do peso dos contratos permanentes na estrutura geral do emprego. Os dados revelam também o predomínio de uma grande variedade de tipos de contratos não permanentes, de baixa duração, muitos deles temporários e/ou de horários parciais, em permanente rotação para o mesmo posto de trabalho ou até para o mesmo trabalhador.

O barómetro expõe ainda uma tendência de degradação da remuneração do trabalho, com a média de retribuição ilíquida dos novos contratos vigentes em Maio de 2017 a fixar-se nos 646 euros, um valor próximo do salário mínimo nacional (SMN) em vigor (557 euros).

“O que se observa é que mesmo os contratos permanentes têm uma queda muito grande.” De Setembro de 2014 para Janeiro de 2017, a remuneração base média dos contratos permanentes vigentes passou de 1.024 euros para 809 euros, cerca de 20% a menos, aproximando-se progressivamente da remuneração base dos contratos não permanentes.

Ainda assim, de acordo com o barómetro, são as actualizações do salário mínimo a impulsionar a melhoria da remuneração média praticada nos novos contratos.

O sociólogo defende também políticas de emprego que garantam o desenvolvimento sustentado da sociedade.

Os dados resultaram da observação de mais de três milhões de contratos de trabalho celebrados entre Novembro de 2013 e Maio de 2017.

Durante este período foram celebrados 3.343.255 contratos e, destes, em 15 de Maio de 2017, estavam vigentes 1.146.062 contratos. “A desproporção entre contratos firmados e vigentes decorre da precariedade dos vínculos contratuais”, conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Geringonça
    10 jun, 2017 Santarém 23:22
    Quanto à pior qualidade é que é muito de estranhar, não estão os dados a dar com o prometido, será culpa do Salazar!
  • Jorge
    09 jun, 2017 Seixal 16:27
    P/Mendes de Braga. "no governo do socrates ja nem acucar havia em Portugal" Todo esse ressentimento só pode ser por teres bebido muito café amargo, mas sempre podias optar por umas hermesetas, talvez agora não te sentisse tão amargurado.
  • Rui
    09 jun, 2017 Porto 15:54
    E é assim que esta gente vai conseguir travar a emigração....Portugal está cada vez mais desertificado e envelhecido...É desta forma que vão cativar aqueles jovens qualificados a voltarem...É mais do mesmo o capitalismo desenfreado a fazer das suas, os ricos cada vez mais ricos, e a desviarem a riqueza, criada pela classe trabalhadora, para paraísos fiscais...Uma palhaçada...
  • ,mendes
    09 jun, 2017 braga 15:25
    P MENDES se nao sabes ler ou imterpectar os comentarios nao os julgues nao defendi o passos nem ataquei este fiz um comentario real para mim pouco me importa que mame o passos ou que mame o costa ate porque pela minha idade ja pouca mama lhes posso dar -o que nao aceito e que politicos me lavem o cerebro
  • P/Mendes
    09 jun, 2017 dequalquerlado 13:16
    "nem este governo nem o anterior podem fazer milagres e dar aquilo que nao teem, o governo do ps do socrates destruiu o governo de passos teve que dar inicio a reconstrucao" O socrates destruiu e o passos ter que dar inicio à reconstrução???? Como? À custa da mais pobreza e dos cortes aos trabalhadores? Aumentando até mais horas de trabalho mas para que os patrões metessem mais na carteira, enquanto os trabalhadores sempre mais pobres, vendendo tudo o que era público a privados e a estrangeiros. E para não falar dos milhões que deixou fugir para os ofshores. Mas como é que passos reconstruiu se este país não está melhor? Os governos não fazem milagres? Pois não, mas são eles que têm destruído este país e foram eles que deram este país ao domínio dos estrangeiros, mas para isto tens as vistas curtinhas. Isto não vem só de socrates, já vem desde o incompetente do cavaco, defensor da precariedade e dos salários baixos, era ele que dizia que tinha que haver salários baixos para que pudesse haver investimento dos estrangeiros, ou seja os estrangeiros vinham para cá, retirando emprego aos seus e encontrando aqui leis fáceis de despedimento e salários baixos, os daqui podiam ir para os países de africa explorando a mão de obra barata daqueles países, e isto para n/ falar da globalização, foram brasileiros, ucran, afric, e por aí fora a encherem este país a salários baixos p/ que os de cá levassem no pacote. Percebe-se logo que a tua tendencia é para o coelho como s fosse salvador
  • VIVA O XUXALISMO
    09 jun, 2017 Lx 12:22
    Gostava de saber quanto é que a CGTP paga aos seus funcionários? Não se pode saber se correm a maltosa ao SMN? Seria interessante saber para depois tirarem as ilações.... Seria bom também saber as reformas douradas que se publicam na CGD...Será que essa gente descontou para ter essas reformas? Não me parece kamaradas mas são os direitos adquiridos da abrilada e que vai lixar os jovens que estão no mercado de trabalho....Mas siga a dança que o tocador do xuxalismo é de confiança.
  • Orabem!
    09 jun, 2017 dequalquerlado 12:16
    Excelente comentário, excelente visão "Expoliado" Um comentário cheio de bom conteúdo! É claro que os empresários fazem o que querem, porque os governos têm-lhes dado a mama, e mais grave, são os próprios governos a fazerem o mesmo e a contribuir para a precariedade. Basta olhar para muitas Câmaras municipais, em que até os serviços de limpeza deram a privados, tudo para os beneficiar e para que possam explorar bem à vontade, Os trabalhadores do quadro também têm vindo a reduzir e não ao contrário como muitos idiotas de visão de um canto de um olho vêm para aqui dizer muitas vezes, o que têm acontecido são da mesma forma que os privados fazem, também colocam aos montes é pessoal do fundo do desemprego, ora agora trabalhas uns meses pelo salário mínimo, ora agora vais para casa para dar lugar a outro. Isto para não falar dos salários baixos e que ainda estão congelados desde de 2010. Este país está condenado, primeiro pela dominância dos poderosos europeus, depois pela mentalidade vergonhosa tanto dos governantes como de empresários, em que têm estado sempre de mão dada para a precariedade. Mas gostei do seu comentário. Apesar de achar que vai ser muito difícil de o por em prática. Os empresários, capitalistas e poderosos é que são os donos deste mundo. Cada vez mais a tendencia é para que meia duzia de ricos cada vez fiquem com mais riqueza, os restantes na precariedade, sem poder de compra para nada e ter que poupar sem que possa poupar, é isto que querem os gananciosos.
  • COSTA PANTOMINEIRO
    09 jun, 2017 Lx 12:12
    Mas então não era a geringonça que ia acabar com os precários? Ou é só na função pública? E não era o demagogo do Costa que ia trazer de volta toda a geração mais bem preparada que se fez à vida com a Troyka e foi por esse mundo fora? Só demagogia e propaganda barata e foleira destes xuxas de má memória.Afundaram o país em 2010/ 2011 e agora os mesmos protagonistas do tempo do salafrário Pinto de Sousa aparecem com cara de pau como se nada fosse com eles...É preciso ter lata e pouca decência...
  • mendes
    09 jun, 2017 braga 11:33
    continuacao ----porque para os pobres so vao as sobras as migalhas porque neste pais nenhum politico se preocupa com o povo apenas se preocupam com o poder e com o partido vejamos o pcp e o be sao muito claros nisso quando dizem este nao e o nosso governo mas apoiamos para impedir os outros de governar e a mesma coisa que eu dizer eu nao como nem te deixo comer a ti mas aquele pode comer porque apesar de nao ser meu amigo e teu inimigo-o que e que nos podemos esperar de partidos que todos eles sem excessao nao pagam o que devem apesar de receberem dinheiro do estado dinheiro de quem trabalha eu recordo aqui uma frase do mario soares que disse no fim do mes pode nao haver dinheiro para pagar as pensoes ele nao disse pode nao haver dinheiro para pagar aos deputados ou ao 1 ministro porque o deles esta certo ha uma coisa que eu admiro neste governo e neste 1 ministro e que eles tudo que os outros digam ou penssem eles ja estao a fazer estudos e a resposta mas nao e de estudos que o povo vive se a oposicao propoe algo eles teem 2 respostas ou voces nao fizeram ou estamos a fazer estudos um bom dia para a rr e todos que lerem este meu comentario e rr mostem o que esta mal e o que esta bem e nao so o que esta bem
  • mendes
    09 jun, 2017 braga 11:16
    mas isso e tudo uma mentira este governo ja acabou com a pobreza os portugueses quando vao pra cama ja sabem que ao outro dia acordam com o almoco na cama- para o expoliado quero dizer lhe que os contratos a prazo foram criados pelo ps e nao pelo psd cds e que o problema pelo qual o pais passou nos ultimos anos foram criados pelos governos do ps do qual o costa fazia parte ou nao te lembras que no governo do socrates ja nem acucar havia em portugal talvez tambem nao saibas que a maior parte desses contratos a prazo sao empregados do estado vai as camaras as juntas de freguesia e ve a quantidade de empregados que la teem a prazo ninguem faz milagres nem este governo nem o anterior podem fazer milagres e dar aquilo que nao teem uma casa destriuda tem que ser restaurada e e isso que acontece no nosso pais o governo do ps do socrates destruiu o governo de passos teve que dar inicio a reconstrucao e este da seguimento a essa reconstrucao mas uma casa nao se reconstroi num dia e enquanto nao se reconstroi os seus habitantes vao sofrer as consequencias mas a reconstrucao nao e feita pelo governo o governo e apenas um orientador os ministros sao apenas vigilantes dessa reconstrucao porque a reconstrucao e feita por aqueles que na terra no mar e no ar produzem os bens necessarios para a reconstrucao esses bens necessasios deviam ser divididos por todos com maior fatia para os pobres porem neste pais acontece o contrario neste pais esses bens vao para os ricos e para continua

Destaques V+