Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sismo de 3.6 com epicentro a nordeste de Amarante

06 jun, 2017 - 17:22

Foram tomadas algumas medidas de precaução, mas não há indícios de quaisquer danos materiais ou humanos.

A+ / A-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) registou pelas 17h03 um sismo de magnitude 3.6 na escala de Richter com epicentro muito próximo de Amarante.

"Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na região de Amarante", informa o IPMA em comunicado.

A protecção civil de Amarante deslocou-se à freguesia de Lufrei, o local do epicentro do sismo que esta terça-feira se sentiu no Norte de Portugal, mas não há registo de vítimas ou danos materiais, disse à Lusa fonte do município.

O sismo aconteceu a cerca de quatro quilómetros da sede do concelho e foi sentido pela generalidade da população.

Face à intensidade do abalo, as pessoas que se encontravam nas piscinas de Vila Meã, ainda no concelho de Amarante, foram convidadas, por precaução, a sair do equipamento, situação que foi posteriormente normalizada, acrescentou a fonte.

O sismo também foi sentido com alguma intensidade nos concelhos vizinhos, nomeadamente Baião, Marco de Canaveses, Felgueiras e Penafiel.

Além do abalo, ouviu-se também um som forte. Alguns relatos apontam para a existência de uma réplica, cerca de 30 minutos após o abalo principal.

Em Marco de Canaveses, os bombeiros locais saíram do quartel alarmados com a intensidade do abalo. Também nos Paços do Concelho de Baião o sismo foi sentido, deixando preocupados vários funcionários.

Alunos da Escola Secundária de Felgueiras sentiram as suas mesas de trabalho tremer.

A Lusa contactou os serviços de protecção civil daqueles municípios, que comunicaram não haver indicação de quaisquer danos.

[Notícia actualizada às 18h41]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jamila
    07 jun, 2017 Amarante 07:46
    Estava na cozinha a passar a ferro quando ouvi um estrondo um barulho enorme e os passaros a vooarem , contudo pensei que fosse cisma minha e coisas da minha cabeça , mais fiquei tremula dos pes a cabeça
  • Ana
    07 jun, 2017 Amarante 00:19
    Após o tremor propriamente dito houveram duas réplicas. Uma mais ou menos as 19:30 e outra mais ou menos já 10 minutos atrás
  • alexandra
    06 jun, 2017 amarante 23:08
    Vivo em Amarante e relacioNei o estrondo e um ligeiro tremor a algo que alguém tivesse deixado cair nas garagens do prédio. So quando cheguei ao Continente e que percebi que tinha sido um Terramoto pois as pessoas estavam em pânico. Pessoas que moram em prédios optaram por sair dos apartamentos.
  • Daniel Conde
    06 jun, 2017 Guiães 22:32
    Já senti alguns abalos em Lisboa ao longo da última década e meia, mas nada como este, sentido nesta freguesia duriense de Vila Real: toda a casa tremeu, som forte, loiça a tilintar, e durou pelo menos uns 3/4 segundos. A sensação foi como que a de um enorme camião a passar junto à casa.
  • Adalfreitas
    06 jun, 2017 Guimaraes 19:33
    Em Guimarães fez se sentir com intensidade. Sorte foi ser curto.
  • Antonio
    06 jun, 2017 19:32
    quando é que os jornalistas vão aprender a escrever? onde se lê: "foi sentido com intensidade máxima IV" dever ler-se: ""foi sentido com intensidade máxima de IV num máximo de XII". Parem de alarmar e pesquisem antes de escreverem asneiras!
  • Luis Lopes
    06 jun, 2017 Paços de Ferreira 18:55
    Sentimos também em Paços de Ferreira e bem!
  • EMachado
    06 jun, 2017 Braga 18:50
    Em Braga também se sentiu o terramoto.
  • jose Lopes
    06 jun, 2017 Felgueiras 18:34
    Foi sentido em Pombeiro
  • Domingos Loja
    06 jun, 2017 Besteiros paredes 18:21
    Aqui também tremeu bastante...

Destaques V+