Tempo
|
A+ / A-

Morreu a voz de Wallace, de “Wallace e Gromit”

05 jun, 2017 - 20:20

Peter Sallis foi “a primeira e única escolha” para dar voz a Wallace, diz o criador da personagem.

A+ / A-

O actor inglês Peter Sallis morreu na sexta-feira, aos 96 anos, anunciaram esta segunda-feira, citados pela imprensa britânica, os agentes do homem que deu voz à personagem de Wallace, nas animações de “Wallace & Gromit”, do estúdio Aardman.

“É com tristeza que anunciamos que o nosso cliente Peter Sallis morreu em paz, com a família a seu lado, na sexta-feira, 2 de Junho”, anunciou a agência Jonathan Altaras Associates, citada pelo jornal “The Guardian”.

Também conhecido pela série da BBC “Last of the Summer Wine”, na qual foi o único actor a aparecer na totalidade dos 295 episódios, Peter Sallis foi “a primeira e única escolha” para dar voz a Wallace, disse hoje Nick Park, criador da dupla que já atravessou várias desventuras.

“Estou tão triste, mas sinto-me grato e privilegiado por ter conhecido e trabalhado com o Peter ao longo de tantos anos. Foi sempre a minha primeira e única escolha para Wallace. Conheci-o, claro, na muito popular série da BBC ‘Last of the Summer Wine’. Trouxe o seu dom e humor único a tudo o que fazia e continha em si a muito britânica arte do que ficava por dizer”, afirmou Park, em comunicado publicado na página do estúdio Aardman.

Criada na década de 1980, a série de animação da dupla Wallace e Gromit veio a gerar múltiplas curtas e longas-metragens e a ganhar um Óscar de melhor animação pelo primeiro filme, “Wallace & Gromit: A maldição do Coelhomem”, em 2005.

“Quando olho para trás, vejo que fui abençoado e afortunado por ele [Peter Sallis] ter tido a generosidade de espírito para ajudar um pobre estudante de cinema no começo dos anos 1980, quando gravámos pela primeira vez, e nenhum de nós fazia a mais pequena ideia do que Wallace e Gromit se iriam tornar”, acrescentou Park.

O criador da série realçou que “a qualidade única e encantadora” de Sallis, combinada com as suas “vogais sobredimensionadas e uma performance afável” o ajudaram a conceber Wallace desde o começo: “A maneira como ele disse pela primeira vez ‘We've forgotten the Crackers, Gromit’ ou apenas ‘Cheeeese!’ levou à enorme ‘boca de cabide’ de Wallace”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+