26 mai, 2017 - 15:13 • Gastão Costa Nunes
No Algarve, região turística por excelência, a preocupação da Igreja em chegar a todos não é nova e há localidades onde já se celebra missa em inglês, há algum tempo.
Por vezes, é apenas a homília, mas, na paróquia de Santa Maria, em Tavira, toda a celebração é feita na língua de Shakespeare. “Já celebrei em inglês em Almancil, na Quinta do Lago, e sei que também existem missas assim na paróquia do Alvor e na praia da Luz, em Lagos. Mas, quer em Almancil, quer no Alvor, há partes da eucaristia que são em português, sobretudo as orações próprias só do padre. Aqui não, aqui é tudo em inglês”, explica à Renascença o padre Miguel Neto. Com esta iniciativa em Tavira alarga-se este serviço ao sotavento algarvio.
Para o pároco de Tavira, também responsável pelo gabinete de comunicação da diocese do Algarve, esta é uma iniciativa que faz todo o sentido “à semelhança do que já acontece noutras zonas da Europa onde há muito turismo”, porque “se, por exemplo, em Budapeste há uma missa em inglês, se em Itália há uma missa em inglês, e até noutros países como na Polónia e na Áustria, com uma cultura turística de massas inferior à nossa, também há, porque é que não há-de haver no Algarve?”.
Desde 7 de Maio que na paróquia de Santa Maria, em Tavira, a missa das 9h00 de Domingo é em inglês. Será assim durante todo o período de férias, mas a iniciativa poderá estender-se para o resto do ano, assim haja pessoas interessadas.
As portas da igreja estão abertas a todos, explica o padre Miguel Neto: “Provavelmente com o tempo até podem aparecer alguns anglicanos. Eu já tive anglicanos a assistir à missa em Tavira. Obviamente que nós fazemos isto em primeiro lugar para os católicos, mas a celebração está aberta a todas as pessoas que queiram juntar-se”.