Tempo
|
A+ / A-

Justiça sueca arquiva acusação a Julian Assange por violação

19 mai, 2017 - 11:22 • Rui Barros

A decisão não põe fim à clausura do fundador da Wikileaks na embaixada do Equador em Londres. A polícia britânica garante que Assange será detido assim que sair da embaixada.

A+ / A-

Os procuradores suecos responsáveis pela investigação às alegações de violação contra Julian Assange anunciaram, esta sexta-feira, que vão deixar cair a investigação ao fundador da WikiLeaks. Esta decisão põe fim a uma luta legal que dura há sete anos.

“A procuradora-geral Marianne Ny decidiu descontinuar as investigações preliminares que dizem respeito ao alegado acto de violação de Julian Assange”, pode ler-se no comunicado divulgado pela justiça sueca.

O fundador do site dedicado à divulgação de documentos confidenciais está a viver na Embaixada do Equador no Reino Unido desde 2012.

Assange procurou asilo político junto da embaixada do país sul-americano para evitar ser extraditado para a Suécia, onde é acusado de crimes sexuais. O homem por detrás do WikiLeaks sempre negou essa acusação.

A Reuters avança que a decisão da justiça sueca não põe fim à clausura de Assange na embaixada do Equador, uma vez que a polícia britânica garante que o fundador da Wikileaks será detido assim que sair da embaixada em Londres.

“O tribunal de Westminster emitiu um mandato de captura de Julian Assange depois de ele não se ter apresentando em tribunal no dia 29 de Junho de 2012", disse a polícia de Londres em comunicado. “ A polícia metropolitana é obrigada a executar esse mandato se ele abandonar a embaixada”, pode ler-se no comunicado citado pela Reuters.

Assange é o protagonista de uma das maiores fugas de informação da História dos Estados Unidos, com cerca 500 mil ficheiros militares classificados sobre as guerras do Afeganistão e Iraque a serem publicados no site Wikileaks.

Questionado em 2016 sobre as acusações de violação, o fundador da WikiLeaks defendia haver motivações políticas nas acusações de que era alvo. Para Assange, a acusação de violação, que alega ser falsa, servia servia somente para que fosse extraditado para os Estados Unidos, onde é acusado de revelar segredos de Estado

A decisão da justiça sueca surge mais de ano depois de um grupo de trabalho das Nações Unidas ter determinado que a clausura de Assange na embaixada se tratava de uma detenção ilegal.

"O fundador do WikiLeaks foi arbitrariamente detido pela Suécia e pelo Reino Unido desde a sua prisão, em Londres, a 7 de Dezembro de 2010", podia ler-se no comunicado com as conclusões do grupo de trabalho de cinco especialistas independentes, que apelaram às autoridades suecas e britânicas para colocarem um ponto final na detenção e respeitarem o seu direito a ser indemnizado.

Ainda que sem comentar esta decisão da justiça sueca, Assange reagiu na rede social Twitter com uma foto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    20 jul, 2018 15:28
    Porque é que a escumalha de extrema-direita que inventa factos alternativos sobre a Suécia não se indigna contra as violações cometidas por este imigrante BRANCO?

Destaques V+