Tempo
|
A+ / A-

Papa diz que “nenhum fim justifica a destruição de embriões humanos”

18 mai, 2017 - 14:47

Francisco falava em Roma perante uma plateia de investigadores e vítimas de Huntington, uma doença neurodegenerativa.

A+ / A-

O Papa Francisco afirmou esta quinta-feira que nenhuma investigação, por mais nobre que seja, “pode justificar a destruição de embriões humanos”.

“Algumas linhas de investigação, de facto, usam embriões humanos causando a sua destruição. Mas nenhum fim, por muito nobre que seja como a possibilidade de ser útil para ciência, para outros seres humanos ou para a sociedade, pode justificar a destruição de embriões humanos”, disse o Papa Francisco perante um grupo de pessoas que espera por uma cura.

O Papa falava durante uma audiência a um grupo de pessoas com Huntington, uma doença neurodegenerativa de origem genética e hereditária, que participa num colóquio dedicado à doença, e manifestou “solidariedade com a América do Sul”, onde esta tem uma incidência 500 a 1000 vezes maior em relação a outras regiões do mundo.

Francisco recebeu no auditório Paulo VI, doentes e associações que se ocupam da alteração genética mortal, que não tem cura e que afecta 2,7 em cada 100 mil pessoas no mundo.

Ao dirigir-se a especialistas em genética e cientistas presentes, o Papa argentino elogiou quem se dedica a estudar e a procurar uma cura para a doença.

“É óbvio que se olha para o vosso trabalho com muita expectativa: a esperança de encontrar um caminho para a cura definitiva da doença depende dos vossos esforços, mas também para melhorar as condições de vida destes irmãos”, disse.

Por demasiado tempo, disse Francisco, os medos e as dificuldades que têm caracterizado a vida das pessoas com doença de Huntington têm criado à sua volta mal-entendidos, barreiras, e autênticas marginalizações, e em muitos casos, os doentes e as suas famílias têm vivido o drama da vergonha, isolamento e abandono.

Huntington é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, causada pela perda de células numa parte do cérebro (gânglios da base). Esta perda afecta a capacidade cognitiva, o equilíbrio emocional e a motricidade.

Os sintomas surgem muito gradualmente, geralmente entre os 30 e os 50 anos. No entanto, a doença pode por vezes atingir crianças e idosos.

Em Portugal, apesar de não existirem valores absolutos, alguns estudos indicam uma prevalência da doença semelhante à de outros países ocidentais, entre cinco a 12 doentes por 100.000 habitantes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+