Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Salvador vence Eurovisão. "Fez-se história em português"

14 mai, 2017 - 00:29

São várias as reacções pela vitória portuguesa no festival eurovisão da canção.

A+ / A-
Salvador "feliz" por dar visibilidade à música portuguesa
Salvador "feliz" por dar visibilidade à música portuguesa

Portugal venceu pela primeira vez o festival eurovisão da canção, em Kiev, com "Amar pelos dois". Têm sido muitas as felicitações para com Salvador Sobral.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já felicitou o cantor, disse à Lusa fonte da Presidência.

"Quando somos muito bons, somos os melhores dos melhores. Muitos parabéns ao Salvador Sobral", foi a mensagem enviada ao intérprete português.

Também o primeiro-ministro, António Costa, lembrou que se fez história em português.

"Fez-se história em português hoje na Eurovisão. Parabéns Salvador! Parabéns Portugal!", escreveu António Costa na rede social Twitter.

A Federação Portuguesa de Futebol e o Benfica felicitaram, através das redes sociais, Salvador Sobral pela conquista.

"É histórico, Salvador Sobral! 10 meses depois, um novo 11 conquista a Europa! Parabéns, Salvador", lê-se numa mensagem no Twitter da FPF, que compara a conquista do Euro 2016 de futebol em Julho de 2016 ao triunfo do cantor, que foi o décimo primeiro a actuar na final.

Também o Benfica, que no sábado conquistou o 36.º título de futebol, quarto consecutivo, felicitou Salvador Sobral, que é adepto do clube. "E não somos os únicos vencedores da noite...! Parabéns, Salvador Sobral, vencedor da Eurovisão", escreveram os 'encarnados' na mesma rede social.

A canção, com letra e música de Luísa Sobral, irmã de Salvador Sobral, obteve 758 pontos na votação combinada dos júris nacionais e do público, na final do festival.

A melhor classificação portuguesa num Festival da Eurovisão, um sexto lugar, foi obtida por Lúcia Moniz, em 1996, com a música "O meu coração não tem cor", tendo esta sido também a última vez que Portugal ocupou um lugar no top 10.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Guimarães
    15 mai, 2017 Valongo 10:53
    Infelizmente, há 20 anos se deixou de fazer musica em Portugal. Sou nacionalista e vibro com todas as conquistas dos portugueses, mas, sinceramente não me diz nada está canção, tanto em musicalidade como em interpretação. Existem autênticos fenómenos de género, que provocam outros fenómenos aberrantes, confundindo-se carne com peixe, apoiados pelos mídia e redes sociais. Portugal já teve representações que mereciam ganhar, quando haviam os dois géneros bem identificados. Atualmente, nesta sociedade virtual e a cores, de uma qualquer "porcaria", se constrói um ídolo. Lamento, mas não gosto deste género de música. Vale o que vale a minha opinião. Temos pena!
  • Mara
    14 mai, 2017 Portugal 22:35
    "Amar pelos dois," finalmente grita-se ao Mundo: "Amar," palavra que deve tornar-se viral em todo o Mundo, para que consigamos destruir de vez a palavra ódio, a juventude precisa de trocar ódio, racismo, guerra, inveja por Amor porque só o Amor dá a verdadeira felicidade!

Destaques V+