Tempo
|
A+ / A-

Sul-coreanos, filipinos e indonésios entre os estrangeiros que mais visitam Fátima

12 mai, 2017 - 10:39 • Rui Barros

Espanhóis e italianos ainda compõem a grande maioria dos peregrinos estrangeiros que rumam até Fátima, mas é a Indonésia que encabeça a lista dos países que mais cresceu em 7 anos.

A+ / A-
Porque vêm tantos sul-coreanos a Fátima? A resposta é também política
Porque vêm tantos sul-coreanos a Fátima? A resposta é também política


São 969 mil peregrinos de 131 países diferentes. É este o total de peregrinos que o Santuário de Fátima recebeu desde 2010, ano da visita do Papa Bento XVI à Cova da Iria.

Os dados, disponibilizados pelo Serviço de Peregrinos do Santuário e tratados pela Renascença, apontam para o ano da visita papal como aquele em que mais peregrinos estrangeiros rumaram ao santuário: foram mais 42 mil em relação ao valor médio anual. Para estes números contam somente os grupos com mais de 10 elementos que peregrinam até ao santuário registados pelo serviço de peregrinos.

Ainda que se verifique uma trajectória descendente no número de estrangeiros que vieram em peregrinação até ao santuário - à excepção dos anos de 2010 e 2011, quando o número de peregrinos ultrapassou a barreira dos 150 mil, o número estrangeiros tende a rondar os 120 mil fiéis por ano.

As previsões para o centenário das aparições apontam para inversão da trajectória: o site de reservas eDreams fala num aumento de 20% no número de visitantes ao país aquando da peregrinação do Papa Francisco.

No top 20 das nações de onde vêm mais peregrinos estão países expectáveis como Espanha e Itália - um em cada três peregrinos que rumam ao “altar do mundo” são destes dois países - mas também de lugares menos esperados como Coreia do Sul (20 mil peregrinos), Filipinas (14 mil peregrinos) e Indonésia (10 mil peregrinos).

É precisamente a Indonésia, o país com mais muçulmanos do mundo, que encabeça a lista dos países com a maior taxa de crescimento no que toca ao número de peregrinos em Fátima. Em 2010, foram 536 os indonésios que visitaram o santuário em peregrinação. Um valor que contrasta com os 5.151 registados em 2016. À Indonésia juntam-se Costa Rica e Haiti no pódio dos países que mais cresceram em número de peregrinos.

Com a maior parte dos peregrinos vindos de território nacional - em 2016 82% eram portugueses - o caso da Coreia do Sul é também assinalável. Nos sete anos analisados, o país oriental que fica a 11 mil quilómetros de Portugal registou cerca de 21 mil peregrinos no santuário e ficou à frente de países europeus como a Alemanha, Irlanda e França.

No ano passado a surpresa veio, no entanto, da Ucrânia: com apenas 20 viagens, conseguiu trazer ao santuário quase 7 mil pessoas à Cova da Iria, figurando assim em sexto na lista dos países com mais peregrinos não portugueses desse ano.

O culto à Virgem de Fátima assume proporções por todo o mundo, em grande parte impulsionado pelas missões católicas e pelas vagas de emigração portuguesa. Há, em todo o mundo, 911 igrejas e 267 santuários dedicados a Nossa Senhora de Fátima.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    12 mai, 2017 palmela 17:17
    Os esquerdalhos sao todos uma cambada de fingidos! Foram para la fazer o que ? Pelo menos o salazar nao era fingido nao foi e pronto!

Destaques V+