Tempo
|
A+ / A-

​Rui Moreira promete taxa turística no Porto em 2018

05 mai, 2017 - 10:36

Verba será usada para reabilitar edifícios e coloca-los no mercado de arrendamento. O presidente da Câmara do Porto não quis comentar a polémica com o PS.

A+ / A-
Rui Moreira promete taxa turística no Porto em 2018
Rui Moreira promete taxa turística no Porto em 2018

Se vencer as eleições autárquicas, Rui Moreira quer introduzir a taxa turística no Porto, que será cobrada a partir de 2018.

As eleições estão agendadas para 1 de Outubro e como “ainda terá de haver discussão pública”, o actual presidente de Câmara estima que a medida entre em vigor no primeiro trimestre de 2018, explicou em declarações ao programa da Carla Rocha – Manhã da Renascença.

Durante a campanha, Rui Moreira já tinha revelado que era sua intenção criar uma taxa turística, à semelhança do que acontece em Lisboa.

As receitas vão reverter para o programa que pretende fazer regressar ao centro da cidade os portuenses.

“A taxa turística vai permitir ao município comprar mais edifícios, reabilitá-los e conseguir, com essa verba que vai buscar ao turismo, baixar as rendas para permitir que a classe média volte a viver na cidade do Porto”, explicou.

Rui Moreira não comenta aproximação do PS à sua candidatura
Rui Moreira não comenta aproximação do PS à sua candidatura

Quanto à polémica com o PS, nem uma palavra. Esta manhã, autarca não quis comentar a questão depois de na última noite se ter reunido de emergência com o seu núcleo duro para avaliar as declarações da secretária-geral adjunta do partido socialista. Ana Catarina Mendes afirmou que uma vitória de Rui Moreira nas autárquicas de Outubro, no Porto, “será uma vitória do PS”.

O encontro, à porta fechada, foi confirmado ao "Expresso" por Nuno Santos, assessor de Rui Moreira, e teve por tema único “a análise da situação política actual a nível autárquico”. Mas, segundo o semanário, o apoio do PS ao movimento foi um dos temas de debate na reunião.

Em entrevista à agência Lusa, Ana Catarina Mendes admitiu que as suas palavras na entrevista ao "Observador" possam ter sido mal interpretadas, salientando agora que, "evidentemente", uma vitória da lista de Rui Moreira será sempre um triunfo do actual presidente da Câmara do Porto, mas que será também festejado pelos militantes socialistas portuenses.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 05 mai, 2017 12:29
    O ps resolve tudo num toque de magica que arranje um candidato!
  • 05 mai, 2017 11:53
    O diabo dos homens da esplanadas tambem votam!

Destaques V+