Tempo
|
A+ / A-

Primeiras cerejas do Fundão leiloadas em prol da investigação

02 mai, 2017 - 09:45

Iniciativa acontece quinta-feira, às 18h30, no Palácio da Memória, em Lisboa. Licitações arrancar com o valor mínimo de 100 euros.

A+ / A-

Algumas das primeiras cerejas colhidas este ano no Fundão vão ser leiloadas em Lisboa. Esta acção pretende angariar dinheiro para promover a investigação da cereja aplicada à saúde e bem-estar.

A iniciativa, que se realiza na quinta-feira, às 18h30, no Palácio da Memória, é organizada numa parceria entre a Câmara do Fundão, o Clube de Produtores do Fundão e a Cerfundão, e será ainda aproveitada para apresentar publicamente as operações de marketing previstas para a campanha deste ano.

A primeira dessas acções será exactamente o leilão para o qual foram convidadas várias personalidades e entidades ligadas aos sectores da fruticultura, saúde e bem-estar.

"Dado que a cereja é rara e cobiçada quando começa a aparecer, achámos que seria muito interessante fazermos uma acção que passa por leiloar a primeira caixa de dois quilos, o que naturalmente terá uma componente simbólica e de valorização da marca, sendo que, em simultâneo, as receitas obtidas serão encaminhadas para aquilo que está a ser feito em termos da investigação da cereja aplicada à saúde e ao bem-estar", afirmou em declarações à agência Lusa o presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes.

O autarca não adiantou qual o valor pelo qual espera que a caixa seja leiloada, mas mostrou-se confiante de que possa ser "algumas vezes" acima do preço inicial.

"Vamos arrancar com o valor mínimo de 100 euros, mas espero que possa subir algumas vezes, já que é uma marca de qualidade reconhecida e que se pretende apoiar uma área bastante relevante", referiu.

Lembrando que a investigação e a inovação são componentes que podem contribuir para afirmar ainda mais a marca "Cereja do Fundão", Paulo Fernandes frisou que já há projectos de investigação a decorrer, alguns dos quais com o apoio deste município, nomeadamente através do protocolos estabelecidos com a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior e com o Centro de Biotecnologias de Plantas da Beira Interior, que está instalado nas antigas instalações Escola Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

O concelho do Fundão, no distrito de Castelo Branco, é considerado uma das maiores zonas de produção de cereja a nível nacional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel Costa
    10 mai, 2017 Agueda 11:08
    Temos excelente fruta mas, vamos ao Super e só encontramos fruta a saber a água. Devia ser proibida.
  • Mira Freitas.
    03 mai, 2017 Praia da Rocha 23:58
    Aprecio bastante a cereja do Fundão e adoro cerejas, distingue-se bem a cereja do Fundão das outras que aparecem no mercado por isso cuidado com as alterações. Pode deixar de ser a cereja do Fundão e passar a ser a cereja igual a muitas que aparecem com sabor neutro ,textura esquisita que não dá gosto comer nem interesse em comprar. Eu só compro cereja do Fundão e sei onde comprar. Os Chinesaes comercializam uma cereja muito bonita por fora e orrivel por dentro. Deixo um alerta.
  • JR
    02 mai, 2017 LIsboa, Puto 11:51
    Cerejas, uvas, figos, nêsperas, laranjas, são fruta que não se compram nem nunca comprei. São comidas à chinchada na época. E só na época. Não sustento chulos.

Destaques V+