Tempo
|
A+ / A-

Sarampo. Mais de 10.500 pessoas já assinaram petição pela vacinação obrigatória

26 abr, 2017 - 09:39

Este ano, já foram registados em Portugal 87 casos de sarampo, 24 dos quais confirmados. A doença, que pode ser prevenida pela vacinação, já matou uma jovem de 17 anos.

A+ / A-
O que precisa de saber sobre o sarampo
O que precisa de saber sobre o sarampo

Veja também:


"Por uma questão de saúde pública”, mais de 10.500 pessoas já assinaram a petição pública que defende a obrigatoriedade da toma das vacinas incluídas no Programa Nacional de Vacinação (PNV).

Às 9h30, 10.525 pessoas tinham assinado o documento. “Não queremos que exista um retrocesso civilizacional no que à evolução médica diz respeito", diz o texto. Entre os signatários estão médicos e outros profissionais de saúde.

Reconhecendo que "muitos dos casos que agora surgem de doenças para as quais já há vacinas não se prendem, directamente, com os movimentos antivacinação", os signatários lembram que as crianças não vacinadas “podem ser foco de infecção para quem tem um sistema imunitário fraco ou para quem não pode ser, de todo, vacinado".

"Porque não queremos voltar a temer doenças como a tuberculose, o sarampo, a escarlatina ou a tosse convulsa (...), vimos pedir que seja pensada a obrigatoriedade da vacinação de todas as crianças – e apenas das vacinas que constam do Plano Nacional de Vacinação, que sabemos ser um dos mais robustos da Europa", defende a petição, lançada há uma semana.

Na semana passada, uma jovem de 17 anos morreu depois de ter sido infectada com sarampo, o que levou a Direcção-Geral da Saúde (DGS) a aconselhar as escolas a afastarem dos estabelecimentos de ensino, por um período de 21 dias, qualquer membro da comunidade escolar que, depois de exposto ao vírus do sarampo, recuse ser vacinado.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, geralmente benigna mas que pode desencadear complicações e até ser fatal. Pode ser prevenida pela vacinação, que em Portugal é gratuita.

Referindo que a imunidade de grupo protege toda a comunidade, incluindo "as poucas crianças que, por circunstâncias específicas, não estão vacinadas", a orientação às escolas sublinha, ainda assim, que é "importante que todas as crianças sejam vacinadas, para benefício próprio e da população em geral".

Vários movimentos pela vacinação

Na segunda-feira, dia 23, começou a Semana Europeia da Imunização, sob o lema "Vaciones Work" (Vacinas Funcionam, em português) e, no seguimento desta campanha, a Associação Respira aliou-se à Fundação Portuguesa do Pulmão e ao Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar para lançar, esta quarta-feira, o Movimento de Doentes pela Vacinação.

Também no início da semana, o comissário europeu para a Saúde, Vytenis Andriukaitis, reiterou que as vacinas são uma das vias mais seguras para prevenir doenças e que a descrença na imunização é "uma ameaça que não pode ser ignorada".

"As vacinas são uma das formas mais seguras e economicamente mais eficazes de assegurar a saúde pública e de prevenir doenças evitáveis", afirmou num comunicado divulgado no âmbito da Semana Europeia da Imunização.

A declaração, assinada conjuntamente com a directora para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Zsuzsanna Jakab, sublinha que "os mitos antivacinação e a falta de conhecimento podem levar as pessoas a recusar as vacinas, o que, por sua vez, pode abrir a porta para surtos de doenças", sustentando que "a diminuição da confiança pública na imunização é uma ameaça séria que não pode ser ignorada".

Um dos exemplos apresentados é o do sarampo, que matou cerca de 2,6 milhões de pessoas por ano até à larga difusão da vacinação, em 1980.

Em Portugal, e segundo uma informação divulgada na segunda-feira pela DGS, em foram notificados este ano 87 casos de sarampo, dos quais 24 confirmados e outros 12 estão ainda em investigação.

Dezoito países europeus foram incluídos numa lista de regiões com transmissão endémica de sarampo, segundo os dados do Centro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jessica
    02 mai, 2017 Portugal 15:06
    Vacinação obrigatória é crime, inconstitucional e Terrorismo de Estado! https://www.youtube.com/watch?v=FSBQ0PTtRro
  • maria do rosario pir
    26 abr, 2017 porto 20:50
    A vacinação dos nossos filhos é uma obrigação, a melhor protecção a bem da sua saúde não há que pensar. No passado a mortalidade infantil era elevada não vamos regredir no tempo e por em risco uma geração.
  • rosinda
    26 abr, 2017 palmela 16:18
    estado obrigou a escolaridade minima obrigatoria a grande maioria das pessoas tentou dar aos filhos mais do que a escolaridade minima obrigatoria! O ministro da saude chama ignorante ao povo em 2017 ??
  • rosinda
    26 abr, 2017 palmela 13:30
    E natural que 10500 pessoas ja tenham assinado a peticao com o medo que a comunicacao social mete na carneirada! Destes 10500 que assinaram a peticao a maioria nao faz parte da carneirada, a carneirada sabe que o melhor remedio para o sarampo e repouso! As velhas diziam aos filhos ficas na cama que o sarampo pode recolher dentro!
  • André
    26 abr, 2017 Portimão 12:05
    Alguém proíbe estas 10.500 pessoas de levar a vacina? Não! então porque é que querem obrigar os outros a levá-la. Estes baixo-assinados são uma vergonha para a democracia e a liberdade de escolha, ainda por cima numa altura em que se comemora o 25 de abril.

Destaques V+