Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Centenário de Fátima traz equipa de críquete do Vaticano a Portugal

19 abr, 2017 - 17:09 • Filipe d'Avillez

Jogadores do St. Peter’s Cricket Club estão em Miranda do Corvo para participar num torneio inter-religioso. Esta quarta-feira visitam o santuário de Fátima.

A+ / A-

São incontáveis as iniciativas organizadas a propósito do centenário das aparições de Fátima, mas poucas serão tão inesperadas como um torneio inter-religioso de críquete em Miranda do Corvo, que contará com a presença do St. Peter’s Cricket Club, composto por padres e seminaristas do Vaticano.

Glen Evans, um dos promotores do torneio e dos grandes incentivadores do desporto no distrito de Coimbra, acredita que esta é uma oportunidade de divulgar a modalidade em Portugal, mas não é apenas por isso que convidaram a equipa do Vaticano.

“O críquete é a minha paixão, mas o que eu quero fazer é agradecer ao povo de Miranda do Corvo, pelo apoio que nos dão, e por isso trouxemos cá o Vaticano para visitar, num tempo especial, do aniversário de Fátima.”

Os jogadores do St. Peter’s irão defrontar duas equipas também estrangeiras. Uma é de Inglaterra, composta por jogadores de diferentes religiões, incluindo cristãos, muçulmanos e judeus e outra é composta por hindus.

Mas um dos jogos mais aguardados será o amigável entre o St. Peter’s e a Equipa Social de Cricket de Miranda do Corvo. “Dos 11 jogadores que foram seleccionados há cinco rapazes de Miranda do Corvo e mais dois portugueses de Coimbra. Os outros jogadores da equipa são da Grã-Bretanha”, explica Glen Evans, orgulhoso por ver a adesão a este desporto entre a população de Miranda do Corvo, cuja câmara municipal tem apoiado incansavelmente a divulgação do críquete e que tem um dos poucos recintos para a prática do desporto em Portugal.

O torneio inicia-se na quinta-feira, mas a equipa do Vaticano já se encontra em Portugal, tendo aproveitado esta quarta-feira para visitar o Santuário de Fátima, onde fará a sua consagração a Nossa Senhora.

Apesar de o críquete ser muito associado ao Reino Unido, o deporto é enormemente popular também em ex-colónias britânicas como a Índia, Paquistão e Sri Lanka. A equipa do Vaticano é composta em grande medida por seminaristas ou padres destes países, e mais alguns britânicos.

A St. Peter’s Cricket Club foi formada em 2014, por iniciativa do embaixador da Austrália junto da Santa Sé. A equipa é apoiada pelo Conselho Pontifício da Cultura e tem representado a Igreja em muitas iniciativas inter-religiosas, sobretudo em países onde o críquete é “rei”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+