Tempo
|
A+ / A-

Queda de bimotor em Tires. Gabinete de investigação publica relatório em 30 dias

18 abr, 2017 - 07:58

Acidente fez cinco mortos: três franceses e um suíço, que seguiam a bordo do aparelho, e o condutor do camião. Nove desalojados passaram a noite em casa de familiares.

A+ / A-

Veja também:


O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) publica dentro de 30 dias o relatório preliminar sobre a queda de uma aeronave em Tires, que provocou cinco mortos.

Em comunicado divulgado na sua página da internet, o GPIAAF indica que, no local, dois investigadores procederam "à recolha de evidências e demais tarefas necessárias à investigação do acidente, em articulação com as autoridades de protecção civil" e que os destroços da aeronave "ficarão à guarda do GPIAAF", tendo em vista "posterior análise" no âmbito do processo de investigação.

"Brevemente será publicada, nesta página electrónica, a respectiva nota informativa e no prazo de 30 dias o GPIAAF publicará um relatório preliminar com os factos que, entretanto, sejam determinados", lê-se na mesma nota.

Cinco pessoas morreram na segunda-feira após a queda de uma aeronave com matrícula suíça em Tires, junto ao parque de descargas do supermercado Lidl.

A aeronave atingiu ainda uma habitação e um anexo situados junto ao supermercado, tendo os seus habitantes – nove pessoas – ficado desalojados e passo a noite em casa de familiares.

A aeronave descolou do aeródromo de Tires pelas 12h00, tendo-se despenhado cerca de dois quilómetros depois da descolagem, causando a morte dos quatro ocupantes e de uma pessoa que estava em terra, no parque de descargas do supermercado, alegadamente o condutor do camião onde a aeronave embateu.

Aparelho seguia para França

A bordo seguiam quatros pessoas: o piloto, de nacionalidade suíça, e três passageiros, duas mulheres e um homem, de nacionalidade francesa.

Segundo fonte da Protecção Civil, o aparelho dirigia-se para Marselha, em França.

Um cirurgião ortopédico francês, ligado ao mundo do desporto, é uma das cinco vítimas mortais. Em comunicado, o presidente da câmara da cidade de Marselha, Jean-Claude Gaudin, afirmou ter sido com “grande tristeza que soube da morte de Jean-Pierre Franceschi”, num “terrível acidente de avião”, juntamente com a mulher, Nathalie, e “três outras vítimas”.

“Cirurgião ortopédico internacionalmente reconhecido, era também uma referência incontornável no mundo do desporto e contribuiu para a excelência médica marselhesa”, salientou, na nota divulgada na segunda-feira à noite.

Além das vítimas mortais, há ainda a registar quatro feridos ligeiros, por inalação de fumo, dois dos quais foram assistidos no local e os outros dois transportados para o hospital de Cascais.

Estiveram envolvidos nas operações de socorro 93 operacionais apoiados por 33 viaturas.

Moradores relatam momento da queda do avião em Tires
Moradores relatam momento da queda do avião em Tires
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+