Tempo
|
A+ / A-

​Governo exclui hotel e avança para museu na Fortaleza de Peniche

17 abr, 2017 - 19:26

Ministro da Cultura admite que poderá haver espaços a concessionar a privados dentro da Fortaleza, como restaurantes ou cafés.

A+ / A-

O ministro da Cultura disse esta segunda-feira concordar com a criação de um museu da resistência à ditadura na Fortaleza de Peniche e excluiu a hipótese de vir a concessionar o monumento a privados para ser aí criado um hotel.

"O Governo quer preservar o interesse memorial da Fortaleza e construir aí um museu da resistência à ditadura", afirmou Luís Castro Mendes, indo assim ao encontro da proposta apresentada hoje pelo Grupo Consultivo criado pela tutela para, até final de Abril, apresentar soluções futuras para o monumento.

O governante acrescentou, em declarações à agência Lusa, que "a utilização da Fortaleza como hotel em princípio está excluída", mas admitiu que poderá haver espaços a concessionar a privados dentro da Fortaleza, como restaurantes ou cafés.

Luís Castro Mendes apontou "para breve" a apresentação do projecto de recuperação e conservação para a Fortaleza e adiantou que é intenção do Governo recorrer a fundos comunitários para vir a efectuar obras "a curto prazo", sem, contudo, se comprometer com prazos.

O Grupo Consultivo da Fortaleza de Peniche, presidido pela Directora-Geral do Património Cultural (DGPC), propôs hoje ao Ministério da Cultura avançar com obras de recuperação da Fortaleza de Peniche, para lhe dar uma "função museológica prioritária".

O grupo defende que a Fortaleza seja o "testemunho vivo do que foi a repressão nas prisões do regime fascista, mas também da luta pela liberdade e pela democracia", refere a proposta, a que a agência Lusa teve acesso.

Defende ainda que seja instalado um memorial que homenageie os 2.500 presos políticos que estiveram encarcerados em Peniche, que sejam criados um auditório e um Centro de Documentação e que uma parte do monumento fique afecta à incubação de empresas ligadas à economia do mar.

O grupo de trabalho, que hoje se reuniu com o ministro, recomenda ao Governo que sejam definidos um calendário e um programa para essa reabilitação, e respectivas fontes de financiamento, e que seja criada uma entidade para gerir a Fortaleza, com a participação da administração central, local e de outras entidades.

O presidente da Câmara, António José Correia (CDU), afirmou à Lusa que "mais importante do que a proposta é o que o Governo vai anunciar, nomeadamente em relação ao financiamento para a reabilitação".

Segundo o autarca, a proposta vai ao encontro do que a nível nacional e local se defende para aquele espaço.

O documento foi aprovado por maioria na câmara municipal, com CDU e PS a votarem a favor e o PSD contra.

A proposta "diz não à concessão parcial da Fortaleza a privados", "não dá qualquer garantia de financiamento" e "não deixa claro quem são as entidades" para o modelo de gestão, justificou à Lusa o vereador social-democrata Filipe de Matos Sales.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bela
    17 abr, 2017 Coimbra 23:17
    Mais um Museu? Será mais um a ficar fechado aos fins-de-semana e na época da Páscoa?

Destaques V+