Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Porta-voz da Casa Branca. “Nem Hitler usou gás contra o seu povo"

11 abr, 2017 - 23:23

Sean Spicer reforçou com este argumento que os Estados Unidos não vão permitir novos ataques químicos na Síria. Polémica obrigou porta-voz a pedir desculpa.

A+ / A-
Porta-voz da Casa Branca. “Nem Hitler usou gás contra o seu povo"
Porta-voz da Casa Branca. “Nem Hitler usou gás contra o seu povo"

O porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, criticou o Presidente da Síria, Bashar al-Assad, devido ao ataque químico em Khan Shaykhun, declarando que “nem Hitler desceu tão baixo ao ponto de usar armas químicas".

Questionado pelos jornalistas sobre esta frase, Spicer começou por clarificar que Hitler tinha "usado gás sim, no Holocausto", mas "não contra o seu povo".

O argumento “Hitler” foi utilizado pelo porta-voz da administração Trump para reforçar que os Estados Unidos não vão permitir que se continuem a utilizar armas químicas contra inocentes.

Depois do encontro com os jornalistas, Sean Spicer enviou uma mensagem por correio electrónico, explicando-se: "De forma alguma, procurei diminuir a natureza horrorosa do Holocausto. Estava a tentar distinguir entre a táctica de usar aviões para lançar armas químicas sobre centros populacionais. Qualquer ataque a pessoas inocentes é repreensível e indesculpável".

Com a polémica a crescer, Spicer voltou a falar, desta vez à CNN, e foi obrigado a pedir desculpa: "Foi um erro. Não há comparação com o Holocausto".

Os Estados Unidos atacaram a base aérea de al-Shayrat, perto da cidade de Homs, como resposta ao ataque com armas químicas a Khan Shaykhun que fez, pelo menos, 86 mortos.

Durante o regime de Adolf Hitler, na Alemanha, morreram seis milhões de judeus, muitos deles gaseados em campos de concentração.

[actualizado às 01h10]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    12 abr, 2017 Cacém 18:28
    A crença numa raça "pura", a ariana, esteve na base do Nazismo. O 1º passo foi considerar como alemães "puros", os "arianos". Todos os outros, judeus incluídos, eram considerados como "não alemães", desvios à pureza da "raça ariana". O que Sean Spicer acabou de "defender" é a Base, a 1ª Pedra da Ideologia Nazi! Como se fosse a coisa mais "natural" do Mundo, e o pior, é que ninguém reage! É incrível!
  • Carmindo
    12 abr, 2017 Montemor v 06:15
    E anda o mundo governado por estes inteligentes !
  • Cemporcento
    12 abr, 2017 Setubal 02:52
    ronicamente Sean Spicer refere-se ao gás Sarin que foi desenvolvido na Alemanha em 1938 por um fabricante de pesticidas que o cedeu de imediato ao exercito alemão para em 1939 começar a usá-lo nas camaras de gas onde se exterminavam judeus e opositores. Este neuro-tóxico ficou com o nome das iniciais dos apelidos dos seus criadores : Gerhard Schrader, Otto Ambros, Rüdiger e Van der Linde.
  • Slimani
    12 abr, 2017 Alvalade 01:28
    Por acaso até usou, porque os judeus e outras minorias exterminados alguns tb eram alemães.
  • António Costa
    11 abr, 2017 Cacém 23:48
    Mau, mau Maria, essa agora foi forte! Então os milhões de judeus mortos no Holocausto NÃO ERAM ALEMÃES? Olhe meu "amigo" qualquer NAZI, é exatamente esse vocabulário que usa....Esse tipo de discurso era típico das Waffen SS...Francamente, a única coisa de estranho foi não ter dito "Heil Hitler" no fim! Os judeus mortos no Holocausto não eram alemães, quanto se pensa que já se viu e ouviu tudo.......Bem, agora só falta o Trump arranjar "fardas nazis" para dar mais "realismo" aos discursos.
  • Baeta
    11 abr, 2017 Sesimbra 23:39
    Não havia por acaso judeus alemães gaseados nos campos de concentração? Triste argumento.

Destaques V+