Tempo
|
A+ / A-

​Fósseis de dinossauros e tartarugas com 150 milhões de anos encontrados em Pombal

11 abr, 2017 - 17:40

Especialistas descobriram vértebras ainda por identificar que poderão pertencer a dinossáurios saurópodes.

A+ / A-

Fósseis de dinossauros e de tartarugas que viveram há 150 milhões de anos foram descobertos em Pombal, anunciou esta terça-feira o Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC).

A paleontóloga do MUHNAC, Elisabete Malafaia, disse que durante a escavação no Monte Agudo, em Pombal, foram "encontrados elementos fossilizados de tartarugas e diversas vértebras ainda por identificar mas que poderão pertencer a dinossáurios saurópodes".

Os saurópodes eram dinossauros muito grandes e, apesar de serem conhecidos em vários locais da Bacia Lusitânica, bacia sedimentar que se localiza na margem ocidental da placa ibérica, ainda eram "relativamente escassos nos níveis do Jurássico Superior na região de Pombal", segundo a investigadora, citada num comunicado do MUHNAC.

Elisabete Malafaia acrescenta que "esta descoberta vem confirmar o elevado potencial paleontológico e interesse científico da região de Pombal para o conhecimento dos ecossistemas com dinossáurios em Portugal do final do Jurássico", apesar de ainda existirem muitas coisas por desvendar.

Este é um dos resultados da primeira parte de uma campanha de escavação feita por paleontólogos portugueses e espanhóis do MUHNAC e do Instituto Dom Luiz, da Universidade de Lisboa e do Grupo de Biologia Evolutiva, da Universidade Nacional de Educação à Distância de Madrid, com o apoio das autoridades locais.

A escavação em Monte Agudo decorreu entre 21 e 25 de Março com o objectivo de avaliar o potencial paleontológico do local, depois de os cientistas terem sido alertados há alguns meses pelo dono de um terreno da existência de ossos fossilizados no local.

De acordo com o comunicado, os fósseis vão "ser preparados e restaurados de forma a poderem integrar as colecções do MUHNAC".

Os trabalhos ainda não estão finalizados, no entanto já está planeada uma nova campanha de escavação para os próximos meses, refere ainda o MUHNAC.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fausto
    11 abr, 2017 Lisboa 23:58
    E os fósseis dos pombos com milhões e milhões de anos...isso é que era uma grande descoberta...os mais antigos fósseis de pombos no lagartal...
  • Fernando
    11 abr, 2017 Paredes 19:25
    Curioso!, tantas vezes se quer passar como verdade objetiva, que algo se reporta a milhões de anos, cento e cinquenta, no caso,... e, quando se afirma, que há dois mil anos, passou pelo mundo o Filho de Deus...Tantas dúvidas!!!!!....
  • miguel
    11 abr, 2017 amadora 18:31
    Impossível e mentira. A terra tem 6000 anos é plana e esta coberta por um domo. Eu sou um iluminado do senhor...amen!

Destaques V+