Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aznar confessa: "Nunca tive uma foto melhor do que a dos Açores"

06 abr, 2017 - 11:25

Fotografia foi tirada na cimeira durante a qual ficou decidido intervir militarmente no Iraque, em 2003.

A+ / A-

O ex-presidente do Governo espanhol José Maria Aznar assegura que a melhor foto que tem é aquela que tirou nos Açores, em 2003, ao lado de Durão Barroso, George W. Bush e Tony Blair, e onde foi decidida a intervenção militar no Iraque.

"Nunca tive uma foto melhor do que a dos Açores", disse José Maria Aznar na quarta-feira à noite no programa "A minha casa é a tua" do canal televisivo espanhol Telecinco.


George W. Bush (Estados Unidos), Tony Blair (Reino Unido) e José Maria Aznar (Espanha), recebidos pelo primeiro-ministro português da altura, José Manuel Durão Barroso, reuniram-se no arquipélago dos Açores, na tarde de 16 de Março de 2003, para uma cimeira que culminou, quatro dias depois, na madrugada de 20 do mesmo mês, com o início da intervenção militar no Iraque.

José Maria Aznar garantiu que iria "100 vezes, 100.000 vezes, se o interesse de Espanha estivesse em jogo" e sublinhou que nessa foto está com os seus aliados: "com o meu vizinho Portugal, com o aliado mais forte, Estados Unidos, e com um grande país como é o Reino Unido", disse.

O ex-chefe do Governo espanhol sublinha que essa imagem era a expressão fundamental da política Atlântica, que acredita ser a liberdade, a democracia e a tolerância.

"Eu, pelo interesse nacional, vou aos Açores e à Patagónia. Onde for preciso", insistiu, antes de acrescentar: "Que havia armas que depois não apareceram, isso é outra coisa".

Aznar considera que foi difícil ter decidido uma intervenção militar no Iraque e interroga-se se será melhor não intervir, por exemplo, na Síria com tudo o que está a acontecer nesse país.

"As decisões custam, mas às vezes são absolutamente inevitáveis e a segurança e a liberdade têm o seu preço", disse.

Na reunião que teve lugar na ilha Terceira (Açores) saiu um ultimato às Nações Unidos e a Saddam Hussein, então presidente do Iraque, no sentido de se evitar uma intervenção militar nesse país

"Ou o Iraque se desarma ou é desarmado pela força", disse George W. Bush, na conferência de imprensa final da Cimeira das Lajes.

Bush referia-se à hipótese, que se pensava na altura como sendo credível, de o Iraque dispor de armas de destruição em massa, nomeadamente químicas.

A suspeita, que foi a principal justificação oficial para a intervenção militar externa no país, viria a revelar-se infundada e nunca suficientemente sustentada, como reconheceram, anos mais tarde, todos os participantes da Cimeira das Lajes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antonio Santos
    07 abr, 2017 Ermesinde 15:24
    Mario Guimarães ainda bem que vieste a jogo.O bom é o teu PUTIN que mata e colabora com a asfixia com gás sarin a crianças indefesas.Já não falo em asfixia democrática porque isso é palavra que não. existe no dicionário para os seguidores da Rússia e de PUTIN.
  • Mário Guimarães
    07 abr, 2017 Lisboa 13:51
    O helicóptero espanhol que foi abatido no Iraque e em que os militares espanhóis regressaram em bocaditos para não falar da desgraça humanitária nesse País que causaram são devidas a este idiota e aos outros meliantes da foto . Gente sem valor e que apenas dão para fazer parte da criadagem tal e qual como o do lado contrário. Ele quer dizer que apenas serve para a fotografia porque a sua postura humana é nula. Saddam com os seus eventuais defeitos deu uma lição de verticalidade a esta gente que o entregou para ser assassinado por traidores a soldo da América!
  • Antonio Santos
    07 abr, 2017 Ermesinde 08:23
    Será que as armas químicas se deslocaram para Países vizinhos. Serão estas que estão na Síria s matar? E qual ajuda da Rússia? Gostava de ouvir o PCP r BLOCO sobre isto.
  • mara
    06 abr, 2017 Portugal 17:28
    Algo com o qual jamais concordei, o resultado qual foi? 11 de Setembro, fomentar raivas ódios, mortes, violências...o ser é muito complicado, a sua sede de mando e dinheiro leva-o a cometer as maiores atrocidades, lamentável quem sofra sejam os inocentes, quem comete o mal fica sempre bem na fotografia!
  • APARAGALHOS
    06 abr, 2017 SÍTIO MANHOSO 16:12
    ...Para a posteridade histórica fica a Humanidade com uma foto de 4 assassinos ! ! !
  • António Costa
    06 abr, 2017 Cacém 15:25
    "....havia armas que depois não apareceram...." realmente, parece que agora "estão" a aparecer "armas químicas", armazenadas na Síria.....mais vale tarde do que nunca, não é verdade? E mesmo a tempo de "tentar" começar outra aventura. Parece que alguém quer juntar COGUMELOS à Salada Russa, que é a terrível guerra na Síria.
  • Luis
    06 abr, 2017 Lisboa 14:10
    O Burroso também. Está com uma cara de parvo que é obra a desempenhar o papel de parvo.
  • TUGA
    06 abr, 2017 lisboa 13:51
    Foto nojenta que envergonha qualquer ser humano!!! graças a estes mafiosos temos hoje a crise que está à vista de todos!! onde está o tribunal de Haia??? de férias??? VERGONHOSO!!!! esse MRPP é a vergonha de todos nós!!... deveria ser proibido de entrar em Portugal!!!
  • Antonio Leonel Costa
    06 abr, 2017 Belas 13:50
    Quatro criminosos de guerra que deviam a estar a ser julgados pelo TPI pelas inúmeras miortes que causaram com noticias e factos falsos e que ainda andam por aqui a gabar-se dos seus crimes. A que ponto o Mundo chegou. E Não há um tipo muçulmano que lhes acabe com a raça e andam a matar inocentes. Estes é que deviam estar mortos ou presos à muito tempo.São criminosos de guerra!!!!.
  • Asneirento
    06 abr, 2017 Taquáras 12:57
    Das Lajes saiu um bom apoio para as eleições a 1º de Espanha - Atocha. Aqueles sacas do PSOE é que deram com a língua nos SMS.

Destaques V+